

Agropecuária impulsiona crescimento do PIB em 2025 | Foto: CNA/Wenderson Araujo/Trilux
19 de agosto de 2025 – A Confederação Nacional da Indústria (CNI) manteve a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2,3% para 2025, mesmo diante do tarifaço imposto pelos Estados Unidos às exportações nacionais. O desempenho positivo do agronegócio e o aquecimento do mercado de trabalho são apontados como fatores que irão sustentar a expansão da economia.
Segundo o Informe Conjuntural do 2º trimestre da CNI, divulgado nesta terça-feira (19), a previsão de crescimento da agropecuária foi revisada de 5,5% para 7,9%. Esse avanço robusto do setor deve ser o principal motor do PIB do Brasil em 2025, compensando as dificuldades enfrentadas pela indústria nacional com as tarifas norte-americanas.
Já a projeção para a indústria caiu de 2% para 1,7%, reflexo dos juros altos, do aumento das importações e da queda prevista nas exportações em função da nova política comercial dos Estados Unidos.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A indústria de transformação teve sua previsão reduzida de 1,9% para 1,5% em 2025. Já a indústria da construção civil seguirá em expansão, com crescimento estimado em 2,2%, impulsionado pelo programa Minha Casa, Minha Vida, que registrou aumento de 31,7% nos lançamentos no 1º trimestre.
Outro destaque é a indústria extrativa, com a CNI dobrando a expectativa de crescimento de 1% para 2%, puxada principalmente pelo aumento da produção de petróleo.
A CNI prevê ainda aumento de 1,5% no número de pessoas ocupadas em 2025, superando a projeção anterior. A massa de rendimento real dos trabalhadores deve crescer 5,5%, o que pode garantir a manutenção da taxa de desocupação média em 6%, o menor índice da história pelo segundo ano consecutivo.
Com o cenário, a entidade reforça que a agropecuária, somada ao mercado de trabalho aquecido, será essencial para garantir a expansão do PIB brasileiro em 2025, mesmo diante dos desafios impostos pelo tarifaço dos EUA.
Leia também | Cagece e Corpo de Bombeiros instalam 86 novos hidrantes em Fortaleza para reforçar segurança contra incêndios
Tags: PIB Brasil 2025, economia brasileira, CNI, agropecuária, indústria brasileira, tarifaço EUA, exportações Brasil, crescimento econômico