Vivências culturais, espetáculos teatrais e exposições no Dragão do Mar em Fortaleza | Foto: Artur Bluz
A programação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), administrado pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), está repleta de atrações para todos os públicos nesta semana. De conversas educativas sobre a história local a espetáculos teatrais, exposições e atividades para o público infantil, o centro cultural oferece uma verdadeira imersão na arte e cultura cearenses.
Nesta quinta-feira (10), o Dragão do Mar promove uma roda de conversa sobre a vida de Chico da Matilde, uma figura histórica importante da região. Mediada por Sérgio Rocha, historiador e geógrafo local, o evento “Narrativas Culturais e Históricas sobre as aventuras de Chico da Matilde” será realizado na Arena Dragão a partir das 16h. A proposta é refletir sobre a identidade local e o pertencimento, com a história de Chico da Matilde como base.
Além disso, no sábado (12), o Museu da Cultura Cearense traz a atividade “Maracatu em movimento: corpo, som e história”, que abordará a tradição do maracatu em Fortaleza. O evento acontecerá na Varanda dos Museus, a partir das 16h, com a participação dos especialistas Gil Rodriguês e Érica Vieira.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O Grupo Pavilhão da Magnólia continua em cartaz no Teatro Dragão do Mar com várias apresentações. Na terça-feira (08), a peça “Maquinista” será encenada às 19h30, enquanto no sábado (12) e domingo (13), às 17h, o grupo apresenta “A Viagem de um Barquinho”, uma peça voltada para o público infantil. O ingresso para essas atrações custa R$ 10 (meia) e R$ 20 (inteira).
O teatro também conta com o espetáculo “A Força da Água”, uma produção premiada, que será exibido no sábado (12) e no domingo (13), às 20h. A peça aborda a histórica crise da seca no Brasil e os desafios do acesso à água potável.
O Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) segue com várias exposições, incluindo “O que tem em cima do morro?” e “Mandingueira”. O Museu da Cultura Cearense também está com a exposição “Vaqueiros”, que resgata a cultura sertaneja cearense. As exposições são gratuitas e abertas ao público de quarta a domingo.
O Planetário Rubens de Azevedo oferece uma programação diversificada com sessões de “Música nas Estrelas” aos sábados e “Kaluoka’hina – O Recife Encantado” para o público infantil. As exibições do cinema do Dragão, com ingressos a preços acessíveis, incluem filmes como “Antonio Bandeira – O poeta das cores” e “Cidade dos Sonhos”, que será relançado em 4k no sábado (12).
A Feira Fuxico no Dragão acontece aos sábados, oferecendo uma variedade de produtos artesanais e culturais, além de promover a produção local.
Leia também | Dia do Jornalista destaca luta por valorização, salários dignos e combate à desinformação