Maio é um mês especial para a saúde pública no Brasil e este mês de 2024 é ainda mais importante: o Medicamento Genérico completa 25 anos. Desde a sua introdução, esses medicamentos vêm se tornando essenciais para um número cada vez maior de brasileiros. Os genéricos trouxeram acessibilidade a tratamentos básicos e revolucionou o consumo de medicamentos no país.
Os medicamentos genéricos desempenham um papel crucial na melhoria da saúde da população brasileira, especialmente entre as pessoas de baixa renda. “Os genéricos oferecem tratamentos de alta qualidade a preços mais acessíveis, garantindo que mais pessoas tenham acesso aos cuidados de que precisam. São medicamentos que se tornaram essenciais para o tratamento de doenças crônicas como hipertensão, colesterol, problemas do sistema nervoso e outros”, diz o Dr. Maurício Filizola, diretor da Confederação Nacional do Comércio e presidente da Rede de Farmácias Santa Branca.
Mesmo depois de 25 anos da implementação da Lei dos Medicamentos Genéricos, a comercialização desses produtos continua a crescer no Brasil. Nos últimos cinco anos, houve um aumento médio de 5% ao ano nas vendas, de acordo com o Conselho Federal de Farmácia. Em 2023, foram vendidos 2 bilhões de medicamentos genéricos no país, segundo dados da PróGenéricos. Este crescimento reflete a confiança da população na eficácia e segurança dos remédios genéricos.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Atualmente, existem 100 laboratórios fabricando genéricos no Brasil, contribuindo significativamente para a economia e para a saúde pública. Além disso, as propostas recentemente aprovadas pela Câmara, como a reforma tributária, devem beneficiar ainda mais o setor ao reduzir as alíquotas sobre medicamentos. “A implementação da Lei dos Medicamentos Genéricos foi muito importante para o povo brasileiro, sem dúvida. A chegada dos remédios genéricos foi uma alternativa acessível e eficaz para milhões de pessoas, desempenhando um papel até vital, especialmente quando se trata da população de baixa renda”, esclarece Filizola.
Para comemorar esse marco na saúde pública, a rede de farmácias Santa Branca vai realizar uma promoção exclusiva colocando, no período de 29 de maio a 2 de junho, todos os medicamentos genéricos à venda pelo preço de fábrica. “Nossa ideia é popularizar ainda mais os genéricos e garantir para as pessoas que podem confiar e fazer seus tratamentos sem prejudicar tanto seu orçamento familiar. Os remédios genéricos são fundamentais para garantir o acesso da população a tratamentos de qualidade com preços reduzidos”, conclui Filizola.
Fundada em 1986, vivenciando o propósito de cuidar das pessoas, a rede de Farmácias Santa Branca vem crescendo e tornando-se parte da vida dos cearenses. Está presente em Fortaleza e região metropolitana, assim como no interior do Estado do Ceará, somando 20 lojas próprias, uma distribuidora, um centro de distribuição e quatro franquias. Conta com mais de 200 colaboradores que atuam em oito municípios, oferecendo conforto e bem-estar aos seus clientes. Os seus proprietários e representantes legais, Laura Paiva e Maurício Filizola, que também são farmacêuticos, possuem a sensibilidade de ter uma visão privilegiada do próprio negócio e dos avanços do mercado como um todo.