A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão definitiva da temporada de navios de cruzeiro no Brasil. A justificação para essa medida é a verificação do “aumento exponencial” de casos de covid-19 nessas embarcações, principalmente entre os tripulantes. A recomendação foi encaminhada ao Ministério da Saúde e à Casa Civil, nessa quarta-feira (12/01).
A agência vinha monitorando os casos de contaminação pela covid-19 nos navios, graças a protocolos definidos por ela própria para operação das embarcações de cruzeiros no país. Segundo a Anvisa, esses protocolos foram fundamentais para a identificação de uma alteração no número de casos a bordo.
No último dia de 2021, a agência recomendou a suspensão provisória da temporada de cruzeiros. Nos dias que antecederam a decisão, o navio MSC Splendida, atracado no Porto de Santos (SP) e o navio Costa Diadema, atracado em Salvador, interromperam as atividades devido a surtos de covid-19 a bordo.
No dia 6 de janeiro, a empresa Costa Cruzeiros, que opera os passeios nos navios transatlânticos da Companhia MSC, decidiu suspender, voluntariamente e temporariamente, os passeios de navios de cruzeiros no Brasil. Mas a empresa espera retomar a atividade no próximo dia 21, mas isso, agora, se o governo brasileiro contrariar a recomendação da Anvisa.
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<<<
Desde a suspensão temporária, a Anvisa avaliava o cenário epidemiológico e, diante do aumento de casos, tanto no setor de cruzeiros quanto no país como um todo, decidiu recomendar a suspensão definitiva.
“A Anvisa entende que o cenário atual é desfavorável à continuidade das operações dos navios de cruzeiro. Nesse sentido, com fundamento no princípio da precaução e a partir de todos os dados disponíveis, recomendou a suspensão definitiva da temporada de navios de cruzeiro no Brasil, como ação necessária à proteção da saúde da população”, informou, em nota.
Segundo a agência, até o dia 6 de janeiro, foram reportados 1.177 casos positivos de covid-19 entre tripulantes e passageiros, caracterizando um forte aumento de casos nos navios. “Esse aumento pode ser confirmado pelos dados disponíveis, que dão conta da detecção de 31 casos de covid-19 nos 55 dias iniciais da temporada (de 1º/11 a 25/12), com uma explosão acentuada a partir do dia 26/12, tendo sido registrados 1.146 casos em apenas 12 dias (de 26/12 a 6/1), o que representa um aumento de 37 vezes nesse período”.
Leia também | Fortaleza tem plano de ações para atendimento de pacientes com síndromes gripais e covid-19
O Brasil vem registrando uma curva acentuada no aumento dos casos de covid-19. Em 24 horas, foram registrados, foram registrados 87.471 casos de covid-19. Há uma semana (5/01), o número de diagnósticos positivos foi 27.267 foi três vezes menor do que o registrado hoje. No último dia de 2021 houve o registro de 10.282 casos de covid-19 no Brasil, em 24 horas.
Por Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil – Brasília
Leia também | 10 capitais entram em alerta crítico e intermediário por causa da variante Ômicron da covid-19