Tanto a tecnologia quanto o setor de Recursos Humanos estão em constante evolução. E com o ritmo acelerado do avanço tecnológico, é preciso estar atento às tendências e não ficar para trás. Por isso, neste artigo, falarei um pouco sobre o que nos espera em 2024 em relação ao RH.
A primeira tendência é a Inteligência Artificial, que tem ganhado cada vez mais relevância em todos os setores, mas especialmente no RH. Em 2024, os funcionários em praticamente todas as funções experimentarão tanto os benefícios produtivos como desafios da IA generativa. Do recrutamento à gestão do desempenho, da atribuição de turnos à avaliação das necessidades de formação, todos os funcionários utilizarão a IA de alguma forma.
Os profissionais de RH deverão estar atentos ao uso responsável dessa tecnologia, para que se possam ter um retorno positivo. Com uma gestão ética da IA, a ferramenta pode otimizar o trabalho do setor, principalmente quando falamos de recrutamento e seleção, ajudando nas políticas de diversidade e inclusão que, aliás, é o próximo tópico.
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A agenda de diversidade e inclusão continua ganhando força e as empresas que já adotam essa política têm registrado maior engajamento de seus funcionários e facilidade para atrair e reter talentos. Um estudo da startup Blend Edu mostra que, em 2022, 81% das empresas brasileiras tiveram orçamento dedicado as ações da área.
Uma das melhores maneiras de construir e manter uma força de trabalho diversificada é implementar práticas de contratação inclusivas, remover preconceitos inconscientes e atrair mais candidatos de diferentes origens. No entanto, isso pode ser um desafio se você não souber onde procurar os candidatos certos que sejam culturalmente adequados para sua organização.
Independe de quão avançada está a tecnologia, não há organização sem pessoas, por isso elas precisam ser incluídas como figura central. Segundo dados da consultoria Great Place To Work, que há mais de 20 anos realiza pesquisas de clima organizacional no mundo todo, a rotatividade das 150 Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil é três vezes menor que a do restante do mercado e isso se deve a políticas de colocar o colaborador no centro das decisões tomadas.
As organizações devem continuar investindo no máximo de tecnologias possíveis, mas é preciso sempre colocar pessoas no centro do processo de inovação e gestão. Afinal, são elas que aplicarão a tecnologia no dia a dia.
O departamento de Recursos Humanos tem ganhado cada vez mais protagonismo dentro das empresas. O profissional de RH tem se mostrado de extrema importância para os negócios, fazendo principalmente com que as outras áreas alcancem resultados sustentáveis por meio das pessoas.
Mas para que essa equipe possa focar nas melhores práticas e procedimentos, é indispensável minimizar o tempo gasto em tarefas rotineiras como o gerenciamento de registros digitais dos funcionários. Para ter um RH estratégico é preciso estabelecer um sistema de gerenciamento de documentos que facilite fluxos de trabalho, tornando-os mais inteligentes e eficientes.
Dessa forma, a equipe de RH pode se concentrar em aplicar as tendências que vimos anteriormente e desempenhar um papel fundamental para sustentabilidade e competitividade da empresa.
Inon Neves é vice-presidente sênior da Access Latam
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