A Polícia Federal prendeu, nesta quinta-feira (16/12), mais 15 suspeitos de terem participado do roubo às agências da Caixa Econômica e do Banco do Brasil de Araçatuba, em São Paulo, em outubro deste ano de 2021. A mais nova fase da operação que investiga os crimes teve início nas primeiras horas da manhã. Ao todo, 32 pessoas foram presas e há dois foragidos. Os valores roubados não foram informados.
Mais de 90 policiais federais, com o apoio operacional da Polícia Militar (ROTA e BAEP), estão cumprindo 16 mandados de prisão e 21 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Araçatuba, São Paulo, Osasco, Santo André, Guarulhos, Monte Mor, no Estado de São Paulo, e Foz do Iguaçu, no Paraná, todos expedidos pelo juízo da 1 º Vara Federal da Subseção Judiciária de Araçatuba/SP.
Leia também | Ministério Público e Polícia Civil fazem operação contra grupos nazistas em sete Estados
A Polícia Federal, desde a ação criminosa, trabalha ininterruptamente para identificar e responsabilizar todos os autores dos violentos atos praticados na cidade de Araçatuba/SP, no início da madrugada de 30 de agosto de 2021, quando vários indivíduos, fortemente armados, que usavam inclusive explosivos, tomaram de assalto as agências bancárias da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Várias pessoas foram usadas como “escudos humanos”. Na ação, diversas pessoas foram feridas e duas morreram, além de outros atos de extremada violência. (Veja vídeo da ação criminosa abaixo)
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<<<
Leia também | Mais de R$ 2 milhões em joias e dinheiro são apreendidos em operação de combate à sonegação
Entre os diversos métodos de investigação utilizados pela Polícia Federal se encontra a análise de material genético. Por meio de perícia em parte do material coletado no local do crime, foi possível identificar o perfil genético de um dos autores dos crimes investigados. Com base nesta análise, após representação da Polícia Federal, o suspeito, que já era apontado como líder de organização criminosa, especializada em roubos a carros-fortes, teve a prisão decretada pela 1ª Vara Federal de Araçatuba/SP. O mandado de prisão em questão foi cumprido no último dia 09 de dezembro, na penitenciária em que o suspeito já se encontrava, uma vez que, após a prática do roubo, foi preso pela prática de outro crime.
Antes do desencadeamento da ação de hoje, a PF já havia realizado a prisão de 17 pessoas envolvidas nos crimes e cumprido 53 mandados de busca e apreensão.
Leia também | Vacina da Pfizer contra covid-19 pode ser usada em crianças com idades de 5 a 11 anos