O prefeito José Sarto entregou, nessa segunda-feira (11/03), a nova Av. Sargento Hermínio totalmente urbanizada e alargada. Com as obras de duplicação a via deixou de ter apenas duas faixas de tráfego e conta agora com 1,5 km de pista dupla, sendo duas faixas de tráfego por sentido, com canteiro central, ciclovia e nova pavimentação em piso intertravado.
“É um privilégio entregar a Sargento Hermínio, que era esperada há mais de 20 anos. Em três anos e dois meses, estou entregando essa obra de requalificação. Fizemos 1,5 km de total transformação com piso intertravado, urbanismo e ciclovia. Aqui se torna uma conexão com o Parque Rachel de Queiroz, o que, certamente, vai ter um impacto muito grande, exponencial. É multiplicar na economia e na qualidade de vida de quem mora aqui, trabalha aqui ou passa por esta via”, celebrou Sarto.
Samuel Dias, titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura, corroborou com o prefeito e avaliou que a entrega da obra é a materialização de um sonho dos moradores do local. “É a realização de um sonho antigo da população, sendo entregue hoje pelo prefeito Sarto. Uma obra que muda a cara do comércio. Já percebemos, onde houve demolição após a desapropriação, comércios mais desenvolvidos, o que vai gerar emprego e renda para a região. Reforçando que não só a ampliação foi feita, mas foi acompanhada de ciclovia, calçadas acessíveis e arborização”, destacou.
Os serviços executados na via também vão ajudar a desafogar o tráfego por onde passam, diariamente, cerca de 29.700 veículos, além de oferecer mais uma alternativa de rota às avenidas Bezerra de Menezes, Francisco Sá e José Jatahy, beneficiando os moradores dos bairros Álvaro Weyne, Monte Castelo e Presidente Kennedy.
As obras também foram responsáveis pela construção de novas calçadas e pelo plantio de 125 árvores. A via também recebeu sinalização horizontal e vertical com readequação da velocidade para 50 km/h, além de quatro novos semáforos (todos com estágio para pedestres) a fim de permitir maior segurança viária.
As intervenções fazem parte da segunda etapa da obra de alargamento da Av. Sargento Hermínio, que corresponde ao trecho entre a Av. Padre Anchieta e a Rua Olavo Bilac. A nova via será integrada à primeira etapa já duplicada, que tem início na Av. José Jatahy, totalizando 2,5 km de pista dupla.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A duplicação da Av. Sargento Hermínio contou com investimento de R$ 30 milhões, entre obras e desapropriações e indenizações de cerca de 77 imóveis que havia no local. “Para isso acontecer, foi necessário uma série de desapropriações. Toda a rede de energia elétrica teve que ser realocada. Isso vai ajudar no desenvolvimento do entorno. A gente já vê clínicas médicas sendo reformadas, novos prédios sendo construídos e novos pontos comerciais”, completou Samuel Dias.
Seu Hélio Morais mora nas proximidades desde a década de 1950 e é dono de um pequeno comércio. Além de celebrar a conclusão da obra, ele comentou que agora vai poder investir numa reforma para a sua bodega. “Passei 12 meses parado durante as obras, mas a gente que é comerciante entende das coisas e tem outras rendas e guarda um dinheiro. O mais importante é que a avenida ficou pronta. Nunca ninguém tinha terminado e agora fizeram. E eu vou fazer uma reforma aqui, ampliar um pouco o espaço para aproveitar o crescimento da região”, sorriu.
A comerciante Fernanda Rodrigues tem um trailer de comida no Parque Rachel de Queiroz, ela comentou que as obras vão ajudar no seu negócio. “Eu moro aqui na Sargento Hermínio e, desde quando eu era pequena, escuto falar dessa duplicação. Durante um bom tempo, a gente ficou comendo muita poeira em casa, mas depois que colocaram os postes, pensei: agora vai sair. Essa obra está valorizando muito essa área, assim como foi o Rachel de Queiroz. O Parque mudou minha vida, eu estava desempregada e minha renda vem de lá”.
Ao lado da nova Av. Sargento Hermínio, a Prefeitura de Fortaleza realiza as obras da segunda etapa da urbanização do Parque Rachel de Queiroz, no bairro São Gerardo. O projeto em execução, prevê a requalificação do espaço com a urbanização de vias internas do parque, ciclovia, sistema de drenagem, mobiliários urbanos e a reforma dos pisos, anfiteatro e dos equipamentos esportivos já existentes no Polo de Lazer da Sargento Hermínio.
As intervenções contemplam, ainda, a urbanização da Lagoa do São Gerardo com a instalação de um amplo calçadão para caminhadas e áreas gramadas para contemplação.
As obras, que contam com investimento na ordem de R$ 15 milhões, já estão com 75% dos serviços executados e devem ser finalizadas ainda no primeiro semestre deste ano.
Leia também| Esporotricose: o gato não é o culpado!