A Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) segue ampliando a cobertura vegetal da cidade, cumprindo as metas do seu Plano Municipal de Arborização. Em 2023, mais de 80 mil mudas, entre pequenas, semi adultas e adultas, de diversas espécies, foram plantadas e distribuídas na Capital.
No somatório da gestão, entre 2021 e 2023, o número ultrapassa 230 mil mudas, em ações que envolvem a Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf).
O resultado das ações se reflete na média de 20,42m² de áreas verdes por habitante alcançada em Fortaleza. A média considera o censo demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com população residente de 2.428.708 pessoas no ano de 2022, e ultrapassa a quantidade mínima de 12m² de áreas verdes por habitante preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), bem como a meta estabelecida de 15m² por habitantes pelo Plano Fortaleza 2040.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
“Entendemos que a arborização é uma das maneiras mais eficazes de contribuir com o meio ambiente e melhorar o microclima local. Neste contexto, trabalhamos em várias frentes, desde a distribuição de mudas em ciclofaixas, na própria Seuma, até projetos específicos, como o ‘Árvore na Minha Calçada, no qual o cidadão formaliza o desejo de ter uma espécie na sua calçada e a nossa equipe vai até o local e planta”, explica a Secretária do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Luciana Lobo.
Além do “Árvore na minha calçada”, a Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente dispõe do projeto “Sementinha”, que operacionaliza o plantio de árvores frutíferas em escolas do município e o “Uma Criança, Uma Árvore”, que atua com distribuição de kits com muda, adubo e uma cartilha explicativa dentro das unidades hospitalares participantes.
Também aliado ao Plano Municipal de Arborização, Fortaleza conta com 6 microparques urbanos. Os equipamentos são pequenos parques urbanos naturalizados, pensados e construídos junto com a população. A iniciativa, que transforma uma área degradada em um espaço verde público para o lazer e contato com a natureza, deve ser ampliada em 2024, quando a capital receberá outros 26 novos equipamentos.
Corroborando a política ambiental sólida realizada pela gestão municipal, Fortaleza foi destaque, no último Ranking de Competitividade dos Municípios, como como a capital com o menor índice desmatamento ilegal do país. A capital cearense foi destaque também em outros três parâmetros ambientais avaliados pelo ranking, sendo um deles o de cobertura de floresta natural.
“O nosso trabalho é garantir que a dinamização da cidade ocorra sempre de forma sustentável. Para isso, acompanhamos de perto os impactos ao meio ambiente, garantindo melhores formas de reduzi-los. Essa política realizada se reflete, entre outros, no índice de cobertura de floresta natural, no qual subimos 16 posições no ranking da pesquisa, consolidando a nossa estratégia de recuperação florestal e arborização urbana”, conclui a titular da Seuma.
Aos interessados em participar e contribuir para uma Fortaleza cada vez mais verde, a Seuma disponibiliza, diariamente, mudas arbóreas semi-adultas para doação. As solicitações podem ser feitas de segunda à sexta – feira, das 08 às 11h30, por meio do (85) 3452-6920, pelo WhatsApp 98814-3849 ou pelo e-mail plano.arborizacao@seuma.fortaleza.ce.gov.br.
Entre as espécies disponíveis, estão as de Pau-Brasil, Flamboyant, Catingueira, Pajeú, Jucá, Aroeira Pimenteira, Tamboril, Mulungu, Paineira com espinhos, Mutamba, Jenipapo, Ipê-rosa, além do Ipê-Amarelo, eleito em 2021 como Árvore Símbolo de Fortaleza.
Leia também | Projeto Costurando o Futuro segue com edital aberto para doação de 100 novas máquinas