Um sequestrador foi morto e reféns foram libertados durante uma operação da Swat na cidade de Colleyville, no Estado americano do Texas, segundo informou a polícia nas primeiras horas da manhã deste domingo (16/01).
Segundo o comunicado publicado na página oficial da polícia de Colleyville, “a situação da SWAT em Colleyville está resolvida e todos os reféns estão seguros. Continuamos trabalhando em parceria com o FBI para finalizar todos os detalhes”.
O homem mantinha quatro reféns e exigia a libertação de Aafia Siddiqui, condenado a 86 anos de prisão pela tentativa de assassinato de autoridades do Afeganistão. Quatro pessoas foram mantidas reféns no templo da congregação Beth Israel por mais de 10 horas. O primeiro refém foi libertado no fim da noite de sábado (15/01). No fim da operação, todas as vítimas foram libertadas e o sequestrador foi morto.
“Orações respondidas. Todos os reféns estão vivos e seguros”, tuitou o governador Greg Abbott.
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<<<
Segundo a rede de televisão ABC, o homem exigia a libertação de Aaafia Siddiqui, uma mulher paquistanesa apelidada de “Lady Qaeda” pelos jornais americanos.
A exigência do sequestrador foi captada durante uma transmissão, ao vivo, que era feira na página do Facebook da congregação Beth Israel durante o serviço matinal de sabbat. A transmissão, iniciada às 10h locais e encerrada pouco antes das 14h, capturou a voz de um homem gritando, pedindo para falar por telefone com sua irmã, se referindo a Siddiqui.
A identidade do homem não foi confirmada pelas autoridades. Especialistas indicaram que o que ele expressava, em árabe, poderia ser usada em sentido figurado e significaria “irmã” de fé islâmica. Siddiqui foi condenada por um tribunal de Nova York, em 2010, a 86 anos de prisão por tentativa de assassinato de autoridades americanas no Afeganistão. O caso teve grande repercussão e provocou indignação no Paquistão.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi informado sobre a “situação com reféns em andamento” no Texas, segundo a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki. No final da operação, o sequestrador foi morto e os quatro reféns foram libertados.
Leia também | Ministério do Turismo determina que Estados façam avaliação de risco em áreas turísticas