O parque urbano Cidade da Criança, uma das áreas verdes mais tradicionais da região central de Fortaleza, foi reinaugurado e devolvido para a população nesta terça-feira (20/12). O espaço ocupa uma área de 27 mil m² e foi totalmente urbanizado e restaurado. Novo piso acessível e drenante, iluminação em LED, mobiliários urbanos, bicicletário, paisagismo e áreas de praça com vasto sombreamento natural estão entre as melhorias entregues aos moradores da capital cearense e visitantes.
“Este é um espaço riquíssimo, tem um simbolismo e uma aura especial, e fico feliz de estar entregando a Cidade da Criança de volta à Fortaleza. Devolvemos um espaço requalificado, que foi fruto da escolha do Fortalezense, e que tem como destaque as sete ilhas pedagógicas que oferecem às crianças atividades lúdicas”, declarou o prefeito de Fortaleza, José Sarto, durante a solenidade, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique, além de diversas autoridades, do Papai Noel da CDL e crianças.
A Cidade da Criança foi reaberta ao público com atrações do Natal de Luz, realizado pela CDL . O evento contou com a presença do Octeto Porta Voz e banda, regido pelo maestro Poty Fontenelle, e do Papai Noel. O coral infantil do Natal de Luz também realizou performance no início da cerimônia.
Representando os trabalhadores da obra do parque, a engenheira Úrsula Carvalho recebeu uma boneca. Todos os filhos dos integrantes da requalificação foram presenteados.
A neta do mestre de obras Manoel Raimundo, Antônia Layane, também recebeu um brinquedo em homenagem ao trabalhador, que faleceu de Covid-19.
A festividade foi encerrada com uma apresentação teatral do Movimento Nacional do Povo de Rua, que encenou um Ato de Natal.
Assis Cavalcante, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), empresa adotante da Cidade da Criança, ressaltou a importância da história do local, que já abrigou uma escola, e que não deverá mais ser deteriorado. “Nós, lojistas, agradecemos este gesto de entregar esse parque com a liberdade que vamos ter para trazer famílias, restaurantes e dar mais vida às ruas do Centro. Estamos chegando junto para que esta realização tenha continuidade”, afirmou.
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ<<<<<
As obras de requalificação do Parque Urbano Cidade da Criança fazem parte do programa Juntos por Fortaleza, que consiste no conjunto de ações integradas entre Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará. O projeto foi orçado em R$ 10 milhões provenientes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O projeto também contemplou a restauração dos nove prédios históricos existentes, com serviços de reforma, pintura e recuperação dos vitrais e adornos das edificações. Todos os postes e estátuas do parque também receberam tratamento especial, com restauro manual dos elementos e pintura nas cores originais das esculturas.
As obras também permitiram a criação de novos espaços, como o Memorial da Liberdade; a Casa do Ciclista, que contará com bicicletário e vestiários; o posto de vigilância para a Guarda-Municipal; além do setor administrativo e do apoio ao visitante. As ilhas pedagógicas contém brinquedos que aguçam a criatividade e as habilidades motoras das crianças.
De acordo com o titular da Secretaria da Infraestrutura, Samuel Dias, o local foi escolhido pela população para ser objeto da obra de restauro. “O projeto foi democrático desde o início, desde a escolha da área aos detalhes do projeto. Está entregue, espero que as famílias da cidade aproveitem, pois tudo o que foi feito aqui foi pensando na temática das crianças e em trazer mais convivência e energia para o Centro”, disse.
O casal Letícia Oliveira e Vicente Anderson, mesmo morando no Centro, nunca tinha entrado no Parque da Criança. Eles foram no primeiro dia conhecer a estrutura.
“Estamos aqui perto há cerca de um ano e meio e acompanhamos as obras. Eu amei, a cada passo descobrimos algo novo. Já dei uma olhada e vi que dá para andar de patins. Também quero trazer meu primo, de oito anos, que desde o começo da reforma quer vir para cá. Com cafés e restaurantes vai ficar maravilhoso para vir à tarde”, destacou Letícia.
A aposentada Nágela Viana, mora no Centro e trouxe a irmã Nádia, o neto Guilherme, de 7 anos e o sobrinho André, de 16, para ver o resultado da reforma. Para ela, entrar no Parque da Criança e vê-lo restaurado foi uma forma de reviver a infância. “Eu tenho 65 anos e quando tinha 12 vinha muito para cá. Tenho muitas recordações, era muito animado, tinha animais. Agora está muito bonito. Moro aqui no Centro e voltarei a frequentar”, destaca.
Nádia, por sua vez, acredita que a reforma superou suas expectativas. “Possuo lembranças maravilhosas da minha infância, quando vinha com meu pai e meus irmãos passear na Cidade da Criança, principalmente no Dia das Crianças e no Natal. O parque está incrível, muito além do que eu esperava, muito lindo e organizado e estou muito feliz de estar aqui hoje”, testemunhou.
Cafeterias e restaurantes deverão funcionar nos prédios já existentes. A administração desses espaços será definida após conclusão de edital, cujo processo de licitação está em fase de elaboração. A previsão é de que seja divulgado no início de 2022. Com o processo licitatório, por iniciativa da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), o espaço fornecerá permissão de uso, a título de preço público mínimo mensal, que será regulamentado por decreto municipal.
Leia também | Gramado da Arena Castelão será revitalizado para 2022
O parque urbano Cidade da Criança é um local bucólico, com um lago sempre repleto de garças e muitas árvores. É um espaço, em meio aos prédios históricos e comerciais do centro de Fortaleza, que serve para relaxar e contemplar um pouco de natureza numa área repleta de concreto.
Ao lado da Cidade da Criança fica ao lado da Praça do Sagrado Coração de Jesus, que abriga um terminal de passageiros de ônibus. A praça estava com as estruturas desgastadas pelo tempo e também recebe obras de requalificação, que estão sendo feitas pela Prefeitura de Fortaleza.
Veja imagens da Cidade da Criança no vídeo abaixo:
O projeto de restauro foi escolhido por meio de um concurso público, lançado em 2018, ainda na gestão do prefeito Roberto Claudio. Os vencedores foram os integrantes da equipe do escritório de Arquitetura e Urbanismo de Carlos Yuri Nobre. O passo seguinte foi a elaboração do projeto executivo para a licitação da empresa responsável pela realização das obras, que tiveram início em junho de 2020.
Leia também | Morro de São Paulo, um paraíso na Bahia