O Fórum de Competitividade Regional do Nordeste será realizado na segunda-feira, dia 20 de novembro, com a participação de representantes das principais instituições focadas em desenvolvimento regional: Banco do Nordeste (BNB), Sudene, Consórcio Nordeste e Codevasf. O evento público-privado irá apresentar ideias sobre o tema “O Desenvolvimento Sustentável como Via de Aceleração da Competitividade na Região Nordeste”.
Sob a coordenação de Emília Buarque, empresária e presidente do Lide Ceará, o Fórum ressalta a importância de agendas positivas e abre espaço para a apresentação de projetos e debate de ideias relevantes para o progresso da região. O evento para convidados acontecerá às 12 horas, no hotel Gran Marquise, em Fortaleza (CE).
De acordo com Emília Buarque, a competitividade da região Nordeste há muito é afetada e se agravou, recentemente, pelo baixo índice de investimentos na indústria de transformação e nos setores potenciais para a região, bem como no processo de conclusão de projetos estruturantes que viabilizem o escoamento da produção e condições favoráveis à ampliação da produtividade.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
“Neste sentido, esta edição do Fórum, com foco em competitividade, terá um formato diferente, pois o principal objetivo é expor oportunidades de financiamento e incentivos para que a iniciativa privada, em consonância com as diretrizes do Governo Federal, logicamente tendo o suporte de instrumentos de regulação seguros para desenvolvimento sustentável dos setores, possa fazer parte de um novo cenário de crescimento da região, incluindo impacto na geração de emprego e renda. Vale destacar que a atuação do Banco do Nordeste, com especial destaque na gestão de Paulo Câmara, e em consonância com os dirigentes representativos, que hoje estão à frente dos órgãos convidados de nosso evento, darão o tom das inúmeras oportunidades que temos para o crescimento da Região”, afirma a presidente do Lide Ceará.
Tendo como tema principal “Instrumentos para Aceleração da Competitividade da Região Nordeste”, o painel do Fórum contará com a participação de representante do BNB para falar sobre as oportunidades de financiamentos e projetos que podem levar a região Nordeste para uma curva ascendente de crescimento, contemplando o equilíbrio das desigualdades sociais. Danilo Cabral, Superintendente da Sudene, apresentará a nova visão da instituição na promoção do desenvolvimento sustentável e na integração competitiva da base produtiva no Nordeste.
O secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Alberto Garbas, irá falar sobre a atuação política e jurídica do Consórcio na promoção e integração dos nove estados da região com foco na competitividade e desenvolvimento sustentável. E Marcelo Moreira, Presidente da Codevasf, abordará o papel da Companhia no processo de acompanhamento das operações e manutenção de projetos estruturantes para a região.
“Existe ainda a expectativa da participação do Senador Cid Gomes, que lidera várias pautas de valor expressivo no Senado Federal, como, por exemplo, o debate sobre políticas públicas voltadas para o Hidrogênio Verde, e a criação da Frente Parlamentar de Fomento do Saneamento Básico, do Hidrogênio Verde e do Crédito de Carbono”, diz Emília Buarque.
Fórum de Competitividade Regional do Nordeste
Data: 20 de novembro (segunda-feira)
Horário: 12 horas
Local: Hotel Gran Marquise (av. Beira Mar, 3980 – Meireles)
Evento fechado para convidados
Leia também| Espetáculo “FIAT – O sim que mudou o mundo” retrata a história do nascimento de Jesus