O Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza, reconhecido como um dos equipamentos culturais da capital cearense mais plurais, democráticos, inclusivos e participativos, com atividades permanentes, comemora neste mês de julho 26 anos de existência.
Marcando o aniversário, o CCBNB terá uma programação especial de 13 a 21 de julho, com shows de artistas como Renato Braz, Vanessa Moreno, Makem, George Israel, Giuliano Eriston, Khrystal, Serginho Groove, Macaúba do Bandolim, Zé Rodrigues, Jord Guedes, Lu D´Sosa, Lucas Arruda, Caíke Falcão, Sara Lizz, Alê Eloi, Fladiana Ruiz, Evan Teixeira, Luciano Calazans, Pantico Rocha, Nélio Costa e Alfredo Pessoa, Deixe com Elas, Sonhares Company, shows em homenagem a Luiz Carlos Porto, além de diversas outras atrações musicais. Também apresentações de representantes do Povo Pitaguary, sarau literário, mostra de cinema e muito mais. Tudo com entrada franca, no centro cultural localizado na Rua Conde D´Eu, 560, Centro, com algumas ações em espaços próximos.
Inaugurado em julho de 1998, o Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza é um dos mais destacados equipamentos do cenário cultural da região. É uma ação concreta que trata a cultura como elemento de integração para o desenvolvimento e estabelece pontes entre os vários saberes. É também um espaço onde se permite experimentar a diversidade de conceitos e estilos por meio de programação gratuita e de qualidade. O CCBNB foi inaugurado em 17 de julho de 1998, celebrando, portanto, seus 26 anos neste julho de 2023.
O CCBNB Fortaleza mantém programação permanente em diversas linguagens, como música, artes visuais, audiovisual, literatura, teatro, dança, programação infantil, filosofia, pensamento, história, patrimônio, entre outras. Conta com três palcos para espetáculos, além de galeria de arte, espaço de exposições, biblioteca, além de promover projetos de circulação pela cidade e ações em outros espaços.
Na véspera da programação especial, na noite de sexta-feira, 12/7, o CCBNB recebe a banda piauiense Florais da Terra Quente. Show às 20h.
No sábado, 13/7, Dia Mundial do Rock, tem início a programação de aniversário, com destaque para diversos shows, a partir das 20h, em homenagem a Tributo a Luiz Carlos Porto, cearense que liderou a banda O Peso e marcou a história do rock nacional.
Luiz Carlos Porto, cearense do Benfica, desbravador e destemido músico, será homenageado por diversos artistas que o admiram e são amigos do artista, que estará presente ao evento. As bandas Renegados, Gang da Cidade, Rossglow Banda, Ponto Final, Parahyba de Medeiros, acompanhados por outros destaques da cena cearense, como Marcos Maia, Emilio Schapfler, Caike Boquita, Diogo Farias, interpretarão sucessos dos seus dois discos, além de uma música autoral para reverenciar esse incrível vocalista e músico que ainda hoje surpreende quem o escuta, com seu trabalho atemporal e único.
Mas programação do sábado, 13/7, já começa ao meio-dia, com show de Caíke Falcão, cantor, compositor e guitarrista cearense, seguida pelo show da cantora e compositora Claudine Albuquerque, sob o tema “Lady Babel”, uma jornada por clássicos do rock internacional.
Às 14h tem teatro infantil, com o K´Os Coletivo e o espetáculo “A estrela do rock”. Às 15h o grupo Carambola Artes e Eventos apresenta “Rockinho e a Fada Ritminha: Uma Aventura Musical pelo Tempo!”. Também às 15h, seguindo até 18h30, o projeto Percursos Urbanos, coordenado pelo pesquisador Julio Lira, apresenta um passeio por locais marcantes para a música ao vivo em Fortaleza, destacando a cena cearense e a dinâmica dos shows na capital, com a participação do compositor, produtor cultural e jornalista Dalwton Moura, incluindo também uma singela homenagem a Cristiano Pinho, guitarrista, violonista, rabequeiro, compositor, arranjador, diretor musical e artista visual cearense, que se despediu no último dia 3 de julho, em uma perda inestimável para a música do Brasil e do mundo.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Às 16h tem Trenzinho da História, com o pesquisador Gerson Linhares e Bode Ioiô. Também às 16h a programação especial permanente Ação Hip Hop apresenta Sonhares Company.
Às 17h, integrantes do Povo Pitaguary, Gil Pereira e Ukilombo Capoeira se apresentam na programação “Em Busca da Ancestralidade”, na Casa de Apoio Pitaguary.
Às 17h30 tem mais Ação Hip-Hop, seguindo com a Sonhares Company. Às 20h começam os shows coletivos em homenagem a Luiz Carlos Porto.
Domingo, 14/7, tem shows de mestre Macaúba do Bandolim às 10h30, no projeto Batendo na Porta, do cantor e compositor Zé Rodrigues às 12h30, também pelo Batendo na Porta. Ambos os espetáculos acontecem na área externa do CCBNB, no palco da Rua General Bizerril.
Também tem apresentação de Elisabete Pacheco na Biblioteca Inspiração Nordestina, às 9h da manhã, com o tema “Pescadores, sereias e serpentes”, e às 10h o Trenzinho da História, com Gerson Linhares e Bode Ioiô.
Na segunda-feira, 15/7, acontecem as gravações do projeto Por Dentro da Canção do Nordeste, com o cantor e compositor Isaac Cândido gravando entrevistas abertas ao público, com o compositor, multi-instrumentista, cantor e produtor musical Claudio Mendes às 17h e com o compositor, cantor e produtor cultural Dalwton Moura, às 18h.
Na terça-feira, 16/7, a aclamada cantora, compositora e violonista paulista Vanessa Moreno se apresenta no CCBNB, às 20h, em noite que tem show das cearenses Jord Guedes e As Ritas às 19h e que conta também, às 18h, no Beco do Tambor, Praça dos Leões, perto do CCBNB, com o Sarau Poesia em Festa, coordenador pela escritora e produtora cultural Sara Síntique, reunindo os/as poetas Marcus Dias, Marta Pinheiro, Íris Cavalcante, Lucas Dib, Carlos Augusto Lima, Bárbara Costa Ribeiro, Edilson Pereira e a DJ Soraya.
Na quarta-feira, 17/7, a programação começa ao meio-dia, com a ONG Cordapes e o espetáculo “Espia Só o Meu Ceará”. Às 13h tem a Quarta do Humor, com o aplaudido Hiran Delmar. Às 14h tem dança, com o espetáculo “Tango”, com Maximiliano Gomez e Cia. Às 15h tem mais Quarta do Humor, com Ery Soares.
Às 16h tem mais dança, com a Cia. de Danças Populares Txai e o espetáculo “Nos Ritmos do Ceará”. Às 19h show do mestre Carlinhos Patriolino e do projeto Choro Cabuloso, coordenado por Tauí Castro. Às 20h, o show “Ex-quesito Álbum”, do cantor e compositor Evan Teixeira.
Às 21h, no show “Cumplicidades”, sobem ao palco os premiados cantores e compositores Edinho Vilas Boas e Edmar Gonçalves. E às 22h hora e vez do show de Giuliano Eriston, cantor e compositor cearense, vencedor do programa The Voice.
Na quinta-feira, 18/7, às 18h30 acontece a apresentação do Coral do Banco do Nordeste. Às 19h30 o show “Bons Ventos”, com o contrabaixista, compositor e diretor musical Sérgio Groove, do Rio Grande do Norte.
Às 20h30 hora e vez do show de Lu D´Sosa e Lucas Arruda, artistas entre os mais notáveis instrumentistas do Ceará, homenageando Milton Nascimento. Às 21h30 hora e vez de Renato Braz, paulistano que se notabilizou como um dos maiores cantores do País. E às 22h30 a animação da cantora potiguar Khrystal encerra a programação do dia.
Na sexta-feira, 19/7, das 11h às 14h da manhã, na Embaixada da Cachaça (na rua João Brígido, 1245, na Aldeota), pelo projeto “Conversas Filosóficas”, acontece o programa “Filosofia de Boteco: cultura e memória da gastronomia de botecos”, reunindo Romeu Duarte, Adriano, Karol Magalhães, Vânia Vieira, Altino Farias, Mário Wilson e Ethel de Paula.
A programação da sexta no CCBNB se inicia ao meio-dia com a apresentação da cantora lírica Kyria Feitosa. Às 13h tem show da cantora e compositora Sara Lizz. Às 14h, da cantora e compositora Alê Eoi. Às 15h, do grupo Deixe com Elas.
Às 16h, pela programação de Artes Cênicas, O Circo Só Cia. apresenta o espetáculo “Tem Sim Sinhô”.
Às 19h os cearenses Pantico Rocha, Nélio Costa e Alfredo Pessoa apresentam seu show, em uma noite que tem também às 20h o cantor cearense Taylor Costa e às 21h o compositor, cantor e saxofonista carioca George Israel, notabilizado pelo grupo Kid Abelha, com o show “O Baile do George”.
Sábado, 20/7, a programação começa às 10h30, com oficina do contrabaixista, arranjador, produtor musical e maestro baiano Luciano Calazans. Às 14h, o Coletivo das 3 apresenta a oficina “Arte em Colagem”.
Às 15h tem o espetáculo teatral infantil “Rockinho e a Fada Ritminha: Uma Aventura Musical pelo Tempo!”, com a Carambola Artes e Eventos.
Também às 15h começa o projeto Percursos Urbanos, coordenado por Julio Lira, tendo como convidado o jornalista e escritor Ruy Câmara, para um passeio temático sobre histórias da TV cearense.
Às 16h tem início o projeto Trenzinho da História, com Gerson Linhares e Bode Ioiô.
Às 19h acontece o show de Luciano Calazans. E às 20h30 sobe ao palco a cantora Makem, uma das mais destacadas vozes da cena cearense, semifinalista do programa The Voice.
No domingo, 21/7, a programação se inicia às 9h da manhã, com a oficina Arte e Colagem, com o Coletivo das 3.
Às 10h tem Trenzinho da História, com Gerson Linhares e Bode Ioiô.
Ao meio-dia tem o projeto Batendo na Porta, com Oco do Mundo, no palco da rua General Bizerril, e, encerrando a programação especial de aniversário do CCBNB, Sound System, Come inna di Dance, com a DJ Vladia Soares e Coka Vibration, no Beco do Tambor, na Praça dos Leões.
Programação de aniversário de 26 anos do CCBNB Fortaleza. De 13 a 21 de julho, com diversos espetáculos, ações e atividades, no Centro Cultural Banco do Nordeste, Rua Conde D´Eu, 560, Centro, e em espaços próximos. Entrada franca em toda a programação.
Leia também| Hub Cultural Porto Dragão celebra cinco anos de atividade com extensa programação