A Pinacoteca do Ceará recebe a educadora, pesquisadora e curadora Luciara Ribeiro, no dia 1º de novembro, para a aula aberta “Entre sertões, caatingas e cerrados”. A atividade apresentará essas regiões a partir da seleção de projetos e experiências coletivas que apontam os saberes afro-brasileiros e indígenas brasileiros como centralizadores.
A aula aberta é gratuita e acontece a partir das 18h no auditório do museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.
A atividade com Luciara Ribeiro integra a programação desenhada por Jorge Silvestre e Gi Monteiro – dois jovens artistas negros que trabalham no museu como videomaker e arte educadora, respectivamente – para este mês de novembro, marcado por manifestações pela Consciência Negra. Também faz parte da programação do Festival Afrocearensidades, realizado pelo Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Igualdade Racial (Seir) em parceria com a Secretaria da Cultura (Secult), Instituto Mirante e Instituto Dragão do Mar.
A curadora e educadora Luciara Ribeiro é baiana, mas vive entre Goiânia e São Paulo. A partir de relações de vida em trânsito pelas regiões sertanejas de caatinga e cerrado e o sudeste da Mata Atlântica, a pesquisadora propõe confluências entre biomas, saberes e andanças pela terra.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Diretora artística no Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes e colaboradora da Revista Contemporary and America Latina e do Projeto Afro, que cataloga artistas negros do país, Luciara está interessada em pensar as artes por via da educação, da curadoria, da cultura e da museologia.
Luciara Ribeiro é educadora, pesquisadora e curadora. Nascida em Xique-xique/Bahia, reside entre São Paulo e Goiânia. É mestre em História da Arte pela Universidade de Salamanca (USAL, Espanha, 2018) e pelo Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, Brasil, 2019). É graduada em História da Arte pela UNIFESP (2014) e possui curso técnico em museologia pela Escola Técnica Estadual de São Paulo (ETEC/SP, 2015). É colaboradora da Revista Contemporary And América Latina e da plataforma virtual Projeto Afro. É docente no Departamento de Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina e no Centro Universitário Fundação Armando Alvares Penteado. É diretora artística no Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes.
Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 165 mil visitantes.
O quê: Aula aberta “Entre sertões, caatingas e cerrados”
Com Luciara Ribeiro
Quando: sexta-feira, 1º de novembro, às 18h
Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, 34 – Centro)
Classificação indicativa: Livre
100 vagas, por ordem de chegada
Acessível em Libras
Leia também| Campanha ambiental é destaque da 28ª Edição do Ceará Natal de Luz