Fortaleza recebe neste domingo, dia 3 de novembro, mais uma edição do projeto Cine Ar Livre, que desta vez levará a magia do cinema ao bairro Mucuripe. A partir das 18h30, a Praça do Morro de Santa Terezinha se transformará em uma sala de cinema a céu aberto, proporcionando uma experiência cultural única e gratuita para toda a comunidade. O projeto, que já percorreu os bairros Moura Brasil, Pirambu e Sapiranga, promove a cultura cinematográfica brasileira com exibições de filmes nacionais, unindo diversão, conhecimento e a oportunidade de vivenciar o cinema de forma coletiva e imersiva.
“A Esperança é a Última que Morde” (Dir. Neil Rezende, 6 min, 2010, Ceará, Livre): Em tempos de seca, dois urubus saem à procura de carniça, enquanto uma vaca e uma cadelinha acreditam na esperança. A trama se desenrola próximo à serra da Ibiapaba, no interior do Ceará.
“A Árvore de Alfajor” (Dir. Marcela Soares, 9 min, 2021, Santa Catarina, Livre): Uma moça desperta em uma floresta de sequoias gigantes. No percurso, encontra seus sonhos e medos escondidos pela trilha úmida e silenciosa.
“Todo Mundo Tem Um Anjo” (Dir. Neil Rezende, 10 min, 2023, Ceará, Livre): Alba enfrenta o medo do escuro e a chegada de um inesperado convidado – o cachorrinho da tia. Em meio ao temor, Miguel, seu anjo da guarda, surge para ajudá-la, levando-a a uma outra dimensão.
“Os Maluvidos” (Dir. Josenildo Nascimento e Gislandia Barros, 73 min, 2022, Ceará, 12 anos): Em Bom Jardim, as aventuras de Malu e seus amigos tomam outro rumo quando Anastácia é levada pelo misterioso vizinho Edgar. Suspeitando que ele seja o Bicho-papão, a turma se une para resgatar a amiga em uma missão cheia de descobertas.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O Cine Ar Livre tem o objetivo de estimular reflexões sobre aspectos humanos e sociais, conectando o público a diferentes realidades culturais e emocionais, a partir da sétima arte, mapear e fortalecer pequenos núcleos de cineclubes já existentes nos bairros por onde passa, além de incentivar a criação de novos. No total, serão exibidos 24 filmes, entre longas e curtas-metragens.
“Proporcionar uma imersão coletiva com o cinema é também desenvolver canais que permitam integrar indivíduos e grupos sociais distintos, por meio do reconhecimento de suas experiências. Acreditamos no audiovisual como instrumento capaz de impulsionar processos de empoderamento fundamentais para mudar as relações sociais, políticas e econômicas por onde o evento vai passar”, explica Camila Rodrigues, diretora do evento.
As próximas edições do Cine Ar Livre vão acontecer nos bairros José Euclides e Parque Santana. O Cine Ar Livre é um projeto apoiado pelo Governo Federal por meio do Ministério da cultura, Via Lei Paulo Gustavo, prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura. Idealização e Produção Lagartazul Produtora.
Cine Ar Livre – De 19 de outubro a 10 de novembro de 2024 em Fortaleza. Programação deste fim de semana: dia 3 de novembro, às 18h30, na a Praça do Morro de Santa Terezinha, Mucuripe. Acesso gratuito e classificação livre.
Leia também| Global Pass abre em Fortaleza loja especializada em serviços de imigração e cidadania