Com uma alegria que percorre as ruas e se estenderá pelos dias até culminar no Carnaval, as baterias dos blocos Camaleões do Vila, Baqueta Clube de Ritmistas, Bonde Batuque e Unidos da Cachorra percorreram a Avenida Beira-Mar neste sábado (13/01), no primeiro fim de semana do Pré-Carnaval de Fortaleza.
O cortejo começou na esquina com Avenida Rui Barbosa e seguiu até o Aterrinho, e se repetirá aos sábados do Pré-Carnaval. Em cada sábado do período, uma das quatro baterias subirá ao palco do Aterrinho da Praia de Iracema. A primeira foi a Unidos da Cachorra.
A convalescença de uma cirurgia no joelho não impediu a bancária Priscila Alves Lopes de atravessar a avenida tocando tamborim no Baqueta Clube de Ritmistas. “Eu fiz esse esforço de vir, eu estou com o joelho operado, mas eu não podia deixar de vir, passei o ano todo me preparando, tinha que arrumar um jeitinho”, contou ela, que faz parte do bloco há sete anos e fez grandes amigos no grupo. “O pessoal é bem unido, é amizade pra vida toda”.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Nas fantasias, os foliões expressaram desejos e vontades. Foi com o sentimento de liberdade que o período do Carnaval inspira que o cabelereiro Fernando Marques criou seu elaborado traje de pássaro. “As brincadeiras na roupa são uma liberdade. Eu não me fantasio para ninguém, eu faço para mim, eu gosto do fazer, e o Carnaval tem uma energia positiva, todo mundo quer brincar, quer ser feliz”, refletiu Fernando, que também possui formação em design de moda.
As tiaras penduradas no braço parecem fazer parte da fantasia da artesã Maria do Socorro. Vendendo adereços carnavalescos há seis anos, ela disse que esse é o período em que mais lucra, mas a alegria com a festa vai além do acréscimo na renda. “Eu adoro, queria estar no meio, mas aí tem que trabalhar. De toda forma eu gosto, eu danço, eu vendo, e eu enfeito as cabeças das mulheres”, celebrou.
A programação do Pré-Carnaval de Fortaleza ocorre até o dia 4 de fevereiro, durante os fins de semana, em dez polos distribuídos pela cidade: Mercado dos Pinhões , Centro Cultural Belchior, Praça do Ferreira, Mocinha, Parque Rachel de Queiroz, Raimundo do Queijo, Espigão do Náutico, Aterrinho da Praia de Iracema, Passeio Público e Benfica.
Para garantir a tranquilidade e o conforto dos foliões, a Prefeitura preparou um plano operacional especial para o Pré-Carnaval que conta com a atuação de diversos órgãos em áreas como trânsito, transporte, saúde e segurança.
Leia também| Samba de Roberta Sá abre programação de shows do Ciclo Carnavalesco no Aterrinho da Praia de Iracema