O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), em coletiva de imprensa, no Salão Nobre da Casa, na manhã desta terça-feira (08/02), qualificou como “extremamente grave” denúncia feita pelo deputado André Fernandes (PL), de que teria sofrido atentado na noite desta última segunda-feira (07/02), e se solidarizou com o parlamentar. O carro do deputado foi alvejado por disparos, após ser perseguido por uma motocicleta em Solonópole.
“Trata-se de um caso extremamente grave e por isso fizemos questão de conversar com a imprensa e dizer que a AL não está de braços cruzados, e que jamais deixaríamos de acolher um parlamentar em um momento como esse”, afirmou.
Evandro Leitão informou que disponibilizou profissionais do setor de segurança da Casa para o deputado André Fernandes, durante a apuração dos fatos. Ele informou ainda que a Secretaria de Segurança e Defesa Social já está investigando o caso para identificar e punir o criminoso.
O deputado Osmar Baquit (PDT), que esteve presente na coletiva, considerou que esse momento “não é de diferença política”. “Ocorreu um grave atentado contra um dos parlamentares cearenses, um crime que será investigado e, em breve, teremos novas informações”, assinalou.
Para o deputado Leonardo Araújo (MDB) “não interessa se foi uma tentativa de assalto ou um crime relacionado a seu mandato parlamentar. Foi um atentado contra um representante do povo e isso requer uma investigação efetiva com resultados e punição dos criminosos”.
O governador do Estado, Camilo Santana, também se manifestou a respeito do ocorrido nas redes sociais. Ele afirmou ter determinado uma “rigorosa investigação” do caso dos tiros disparados contra o carro de André Fernandes.
Mais cedo, o governador do Ceará, Camilo Santana, se manifestou nas redes sociais sobre os últimos episódios de violência no Estado, incluindo o atentado contra deputado André Fernandes.
“Falei com nosso secretário da Segurança, Sandro Caron, sobre alguns episódios de violência registrados nas últimas horas no Ceará, para o reforço que for necessários nas diligências e investigações, de forma com que haja respostas imediatas”, declarou.
“Determinai ainda rigorosa investigação no caso de tiros disparados contra o veículo do deputado André Fernandes”, acrescentou.
Camilo fez referências a um crime, na região do Cariri, que resultou em quatro mortes e outras pessoas feridas, e também ao assassinato do dono do jornal digital Pirambu News, em Fortaleza.
“São inaceitáveis e é preciso a imediata identificação e prisão de todos os envolvidos”, determinou Camilo
>>>SIGA O PORTAL TERRA DA LUZ NO YOUTUBE<<<
De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado pelo deputado estadual André Fernandes na noite dessa segunda-feira (7/2), na Delegacia Regional de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará, o carro do parlamentar, que viajava em direção ao interior do Ceará, passou a ser seguido por dois ocupantes de uma moto, no trecho entre as cidade de Solonópole e Quixelô.
Ao perceber o risco, que poderia ser de um assalto, o deputado relatou que pediu ao motorista para acelerar o carro. Mas a caminhonete foi alcançada e alvejada por vários tiros de arma de fogo. Segundo André Fernandes, foram feitos 6 ou 7 tiros contra o carro blindado. Uma das balas atingiu o pneu do automóvel.
Ainda segundo o deputado, apesar da situação de perigo, ele conseguiu fugir com o pneu furado por vários quilômetros.
Leia também | PF desarticula quadrilha que extraviava mercadorias nos Correios para cobrar seguro
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou, por meio de nota, que equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil (PC-CE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foram acionadas para atender a ocorrência de um assassinato ocorrido na Av Dr Theberge, uma das mais movimentadas do bairro Pirambu. Segundo a SSPDS, a Perícia Forense (Pefoce) também esteve no local e colheu indícios que subsidiam as investigações.
A vítima foi o dono do jornal digital Pirambu News, Givanildo Oliveira da Silva, de 46 anos, conhecido como Gigi.
Testemunhas informaram que diversos disparos de arma de fogo foram feitos contra a vítima, que morreu no local. Os familiares que estiveram no local não quiseram dar mais informações sobre o caso, mas relataram que ele deixa filhos.
O caso é apurado pela 8º Delegacia do DHPP. e diligências estão em andamento para tentar identificar os autores do crime.
A última postagem nas páginas do Pirambu News foi sobre a prisão de um homem suspeito de um duplo homicídio no Pirambu.
Ainda é cedo para fazer qualquer relação entre as publicações do Pirambu News, que é focado nas notícias do bairro, política e esportes, e o assassinato de Givanildo Oliveira, o Gigi.
A população pode contribuir com informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.
As informações também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3257-4807, do DHPP, que também é o WhatsApp do Departamento. O sigilo e o anonimato são garantidos.
Reportagem atualizada às 11h32 para acrescentar informações sobre as investigações
Leia também | Piloto de motocross Daniel Santos, morto durante Rally Cerapió, teve infarto agudo do miocárdio