logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Eventos
  • Artigos
  • Contato
Cultura: Centro de Memória é reinaugurado na celebração de 185 anos da Secretaria da Fazenda
Cultura Centro de Memória é reinaugurado na celebração de 185 anos da Secretaria da Fazenda
28/09/2021
Operação Desmedida: Polícia Federal investiga suspeita de fraude em contratos de combate à pandemia
Operação Desmedida Polícia Federal investiga suspeita de fraude em contratos de combate à pandemia
28/09/2021
Exibir tudo

Tesouro Moedas de ouro romanas são encontradas no fundo do mar de Alicante, na Espanha Mergulhadores acharam as moedas e entregaram ao setor de patrimônio

Compartilhar
Tesouro: Moedas de ouro romanas são encontradas no fundo do mar de Alicante, na Espanha

Os mergulhadores Luis Lens e César Gimeno descobriram as primeiras oito moedas, que estão enquadradas entre os séculos IV e V | Foto: Universidade de Alicante

Um dos maiores conjuntos de moedas romanas em ouro foi encontrado por pesquisadores da Universidade de Alicante, na cidade portuária de Alicante, na Espanha. Eles descrevem o achado como “excepcional”. As moedas estão enquadradas cronologicamente entre os séculos IV e V. Teriam sido escondidas no fundo da baía de Portitxol de Jávea, em um momento de instabilidade provocado pela chegada dos povos do norte no fim do século IV.

O conjunto de moedas, com cerca de 1.500 anos, está em perfeito estado de conservação, o que permitiu aos arqueólogos fazerem a leitura das inscrições e datá-las. As 53 moedas têm representações dos governantes do Império Romano durante o período da Antiguidade Tardia, no ocidente.

“Este é um dos maiores conjuntos de moedas de ouro romanas encontradas na Espanha e na Europa”

JAIME MOLINA VIDAL, chefe da equipe de arqueólogos

Estão identificadas três moedas do período de governo do imperador Valentiniano I e sete de Valentiniano II. Datadas do período de Todósio I contaram-se 15,  e de Arcadi, 17 moedas. Do governo de Honório somam-se ao conjunto dez moedas e existe ainda uma não identificada porque a inscrição foi riscada.

“Este é um dos maiores conjuntos de moedas de ouro romanas encontradas na Espanha e na Europa”, diz Jaime Molina Vidal, chefe da equipe de arqueólogos subaquáticos da Universidade de Alicante e professor de história antiga.

Molina Vidal diz que a descoberta é “excepcional” em nível arqueológico e histórico, “uma vez que pode oferecer uma infinidade de novas informações para compreender a fase final da queda do Império Romano Ocidental”, citado na publicação espanhola Elmundo. “É como se tivessem sido feitas ontem”, acrescentou.

A equipe de pesquisadores considera a hipótese de se tratar de um tesouro ocultado propositadamente para o proteger. “Há a possibilidade de que as moedas pudessem ter sido escondidas intencionalmente por um rico proprietário de terras, num contexto de saques como os que os alanos estavam perpetrando no território naquela época”. A ideia do dono seria regressar mais tarde para resgatar as moedas. Não foi o caso.

Os arqueólogos afirmam que “o achado documenta um momento histórico de extrema insegurança, com a chegada violenta à Hispânia de povos do norte, caracterizados como bárbaros (suevos, vândalos e alanos) e o fim definitivo do Império Romano na Península Ibérica a partir de 409 DC”, acrescentam.

Comportamento exemplar

Luis Lens e César Gimeno são praticantes de mergulho e descobriram as primeiras oito moedas. Os mergulhadores procuraram a Direção-Geral da Cultura e do Patrimônio que imediatamente convocou arqueólogos da Universidade de Alicante e da Guarda Civil, em colaboração com a Câmara Municipal de Jávea, para realizarem novas pesquisas no fundo do mar.

Depois de restaurado, o conjunto arqueológico será exposto no Museu Arqueológico e Etnográfico de Soler Blasco, em Jávea.

Na apresentação pública do projeto de valorização, Carmen Amoraga, diretora-geral da Cultura e Patrimônio, enalteceu o “comportamento exemplar” com que os mergulhadores amadores Lens e Gimeno atuaram, alertando as autoridades para ativar o protocolo de intervenção arqueológica.

  • Tesouro: Moedas de ouro romanas são encontradas no fundo do mar de Alicante, na Espanha
  • Tesouro: Moedas de ouro romanas são encontradas no fundo do mar de Alicante, na Espanha
Moedas romanas encontradas por mergulhadores no mar de Alicante, nda Espanha | Fotos: Universidade de Alicante

Cofre no fundo do mar: outras hipóteses

O governo local de Valência constituiu um fundo de 17,8 mil euros para a realização de mais escavações subaquáticas na área. Pretende-se aprofundar o conhecimento sobre “a origem das moedas: se estavam numa arca que caiu de um navio que passava pela região ou se essa arca pertence a um navio que está no fundo do mar” disse Amoraga.

Os arqueólogos investigaram a área e descobriram o restante do tesouro e ainda três pregos, provavelmente de cobre e restos de chumbo “muito deteriorados”. Estes indícios podem ser indicadores de um cofre.

As pesquisas estão integradas no Plano Geral de Investigação em Arqueologia Submarina “Perspectivas Arqueológicas em Portixol de Jávea”, em que participam a Universidade de Alicante e o museu do município.

Desde 2019, essa parceria já fez vários levantamentos arqueológicos na baia de Portitxol de Jávea.

Âncoras, cargas de ânforas, vestígios de cerâmica de diferentes épocas, materiais metálicos, elementos associados à navegação, entre outros, foram resgatados do fundo do mar no recanto oeste do Mediterrâneo.

Essa baía, rica em vestígios arqueológicos, vai revelando a atividade marítima de outros tempos. Molina Vidal está determinado a descobrir se há navios naufragados por perto.

Por Carla Quirino – Repórter da RTP – Alicante (Espanha)/Agência Brasil

Leia também | Centro de Memória é reinaugurado na celebração de 185 anos da Secretaria da Fazenda

Compartilhar

Artigos Relacionados

Os termômetros brasileiros registraram um mês quente com as temperaturas mais altas dos últimos 61 anos.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Os termômetros brasileiros registraram um mês quente com as temperaturas mais altas dos últimos 61 anos.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

10/08/2022

Calor Julho registra temperatura média mais alta da história Termômetros registraram temperatura média de 22,8ºC


Leia mais

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SESC

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública.

Redes Sociais

Programe-se

Slide Slide Slide Slide Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destinos Turísticos
  • Economia & Negócios
  • Esportes
  • Eventos
  • Notícias
  • Principal

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2022/04/@portalterradaluz-portalterradaluz.com_.br_.mp4
Portal Terra da Luz

Tags

Banco Central Brasil Camilo Santana Campeonato Brasileiro Capacitação Ceará Combate à Covid coronavírus Corpo De Bombeiros Covid-19 Cultura Economia Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Fortaleza Esporte Clube Futebol governador governo do Ceará inflação José Sarto Meio Ambiente Minas Gerais Ministério da Saúde Ministério Público Negócios Operação Opinião pandemia PF Polícia Civil Polícia Federal Portal terra da luz Prefeito de Fortaleza Prefeitura de Fortaleza presidente Retomada Rio de Janeiro saúde Segurança São Paulo Turismo vacina vacinação
Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz.

Últimos comentários

  • 25/07/2022

    José Paulino de Castro Alves Comentado em Cultura A arte da composição musical

  • 20/07/2022

    Dja Comentado em Denúncia Medicamento para emagrecimento oferecido na internet como natural esconde risco para a saúde

  • 16/07/2022

    Carmen Lúcia Marques de Sousa Comentado em Cultura Acervo fotográfico do Jardim Botânico do Rio será revitalizado

  • 13/07/2022

    Ana Comentado em Denúncia Medicamento para emagrecimento oferecido na internet como natural esconde risco para a saúde

  • 06/07/2022

    Geosilene Comentado em Denúncia Medicamento para emagrecimento oferecido na internet como natural esconde risco para a saúde

  • 17/06/2022

    Rafaela Comentado em Denúncia Medicamento para emagrecimento oferecido na internet como natural esconde risco para a saúde

Últimas Notícias

  • Os termômetros brasileiros registraram um mês quente com as temperaturas mais altas dos últimos 61 anos.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil0
    Calor Julho registra temperatura média mais alta da história Termômetros registraram temperatura média de 22,8ºC
    10/08/2022
  • Vagas estão sujeitas à alteração. | Foto: Divulgação0
    Emprego Sine Municipal oferta 711 vagas de trabalho em Fortaleza Todas oportunidades de emprego estão sujeitas a alterações e podem ser preenchidas a qualquer momento
    10/08/2022
  • O Brasil ultrapassou a marca de 2 mil brasileiros superinteligentes identificados no território nacional. | Foto: Divulgação0
    SuperdotaçãoNo Dia Mundial da Superdotação, Brasil ultrapassa 2 mil superinteligentes identificados por entidade global Segundo dados da Associação Mensa Brasil, representante oficial da Mensa Internacional, principal organização de alto QI do mundo, do total de membros no País, 70% têm entre 19 e 36 anos
    10/08/2022
  • Justiça: STF marca nova audiência sobre disputa por Fernando de Noronha0
    Justiça STF marca nova audiência sobre disputa por Fernando de Noronha Audiência foi marcada para dia 8 de novembro
    09/08/2022
  • IJF: Maior hospital de emergência do Ceará recebe serviço de hemodinâmica0
    IJF Maior hospital de emergência do Ceará recebe serviço de hemodinâmica A nova tecnologia auxiliará na assistência das vítimas de politraumatismos, lesões neurológicas e vasculares, além de hemorragias graves
    09/08/2022
  • Tecnologia: Audiência aponta importância de atualizar legislação para expansão do 5G0
    Tecnologia Audiência aponta importância de atualizar legislação para expansão do 5G O debate foi promovido pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior da Alece, no Complexo de Comissões Técnicas da Casa
    09/08/2022
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas