Foto: Ministério da Saúde
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quinta-feira (27) a suspensão temporária de todos os lotes do creme dental Colgate Total Clean Mint. A decisão, válida por 90 dias, tem caráter preventivo e busca garantir a segurança da população após relatos de reações adversas associadas ao produto, que substituiu a linha Total 12 da marca.
Apesar da suspensão, não há determinação de recolhimento. Durante o período de investigação, o produto deve ser separado e não exposto para consumo ou venda. A medida permanecerá em vigor até que a segurança da fórmula seja comprovada.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
De acordo com a Anvisa, um dos principais suspeitos das reações adversas é a presença de fluoreto de estanho na composição do creme dental. Entre os efeitos relatados pelos consumidores estão:
A agência alerta que esses sintomas podem comprometer significativamente a qualidade de vida, levando a custos médicos, afastamento do trabalho e dificuldades na alimentação e comunicação.
A Anvisa orienta que consumidores que possuam o creme dental verifiquem a embalagem para identificar se há a substância “fluoreto estanoso” na composição. O número do processo na Anvisa é 25351.159395/2024-82.
Além disso, qualquer reação adversa deve ser comunicada imediatamente por meio dos canais de notificação Limesurvey e e-Notivisa.
Até o momento, a Colgate não se manifestou sobre o caso. A Agência Brasil tentou contato com a empresa, mas não obteve retorno. O Procon-SP notificou a fabricante para esclarecer as providências adotadas diante da suspensão e fornecer informações sobre os lotes afetados e orientações aos consumidores.
Segundo o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp), as substâncias utilizadas em cremes dentais são aprovadas pela Anvisa, e reações adversas são incomuns. Estudos indicam que a sensibilidade pode estar relacionada a agentes flavorizantes ou ao detergente aniônico lauril sulfato de sódio.
O cirurgião-dentista Jaime Aparecido Cury, da Unicamp, esclarece que algumas marcas substituíram o fluoreto de sódio pelo fluoreto estanhoso, mas as reações relatadas não podem ser atribuídas diretamente ao íon flúor, presente em ambas as formulações.
Caso ocorra qualquer sintoma adverso, a recomendação é interromper imediatamente o uso do produto.
Leia também | Conheça as acusações que tornaram Bolsonaro réu no STF
1 Comment
[…] Acessar notícia original […]