A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) lançou uma missão espacial inédita, neste sábado (16/10), para investigar asteroides do planeta Júpiter. São dois grandes aglomerados de rochas espaciais, conhecidos como “troianos”, que os cientistas acreditam serem remanescentes de material que formou planetas fora do Sistema Solar.
A sonda espacial, apelidada de Lucy e embalada dentro de uma cápsula de carga especial, decolou no horário programado da Estação da Força Aérea dos Estados Unidos, em Cabo Canaveral, na Flórida, às 6h34 (horário de Brasília), segundo informou a Nasa. O equipamento foi lançado em um foguete Atlas V 401 da United Launch Alliance (ULA), uma joint venture da Boeing e da Lockheed Martin.
Cerca de uma hora após o lançamento, Lucy se separou do segundo estágio do foguete ULA Atlas V 401. Os dois painéis solares, cada um com quase 7,3 metros de largura, foram desenrolados com sucesso cerca de 30 minutos depois e começaram a carregar as baterias da espaçonave para alimentar os subsistemas.
A missão deve durar 12 anos e será a primeira a explorar os milhares de objetos rochosos orbitando o Sol em dois aglomerados – um à frente do caminho de Júpiter e outro atrás dele. Acredita-se que os maiores asteroides troianos conhecidos, batizados em homenagem aos guerreiros da mitologia grega, meçam até 225 quilômetros de diâmetro.
Leia também | Pesquisadores desenvolvem teste de covid-19 pela saliva e usando luz para detectar o vírus
Os cientistas esperam que o sobrevoo de Lucy por sete rochas troianas forneça novas pistas sobre como os planetas do Sistema Solar se formaram há cerca de 4,5 bilhões de anos e o que moldou sua configuração atual.
“O lançamento de hoje marca um verdadeiro momento de círculo completo para mim, já que Lucy foi a primeira missão que aprovei em 2017, apenas alguns meses depois de ingressar na NASA”, disse Thomas Zurbuchen, administrador associado do Diretório de Missão Científica na sede da agência em Washington. “Uma verdadeira missão de descoberta, Lucy é rica em oportunidades de aprender mais sobre esses misteriosos asteroides ‘troianos’ e entender melhor a formação e evolução do sistema solar inicial.”
Lucy também fará um voo rasante sobre um asteroide no cinturão principal do Sistema Solar, chamado Donald Johanson, em homenagem ao principal descobridor do ancestral humano fossilizado conhecido como Lucy. O fóssil de Lucy, descoberto na Etiópia em 1974, inspirou por sua vez a música Lucy in the Sky with Diamonds, dos Beatles.
Publicado em 16/10/2021 – 17:52 Por Reuters – São Paulo
Leia também | Seis das sete vítimas de naufrágio no Rio Paraguai, em Corumbá (MS), são localizadas