Os candidatos vencedores nas eleições suplementares devem ocupar o cargo até dezembro de 2024 | Foto: Antônio Augusto/Ascom TSE
Os eleitores de 19 municípios, em seis estados, para escolhem novos prefeitos, neste domingo (3/10). Em todos os municípios, a Justiça Eleitoral cassou as chapas eleitas em 2020.
Em muitos casos, os prefeitos eleitos disputam as eleições com liminares judiciais (decisões provisorias), que permitiram o registro das candidaturas, mas acabaram não confirmando o direito dos candidatos de terem entrado na disputa.
Esse foi o caso, por exemplo, de Antônio José de Oliveira (PT), que venceu a eleição para prefeito de Juazeiro do Piauí, mas acabou tendo o registro de candidatura indeferido posteriormente por ser responsável por uma rádio clandestina.
Outras razões são a cassação do mandato pela Justiça Eleitoral, por alguns dos motivos previstos na legislação eleitoral.
As cidades que voltam às urnas neste domingo são: Firmino Alves (BA); Juazeiro do Piauí (PI); Goianésia do Pará (PA); Capoeiras e Palmeirina (PE); Paranhos (MS); Mendonça (SP), São Lourenço da Serra (SP), Mineiros do Tietê (SP), Guaíra (SP), Apiaí (SP), Campina do Monte Alegre (SP), Itaoca (SP), Piacatu (SP), Santo Antônio do Jardim (SP), Trabiju (SP), Anhembi (SP), Cajati (SP)e Angatuba (SP).
Os candidatos vencedores nas eleições suplementares devem ocupar o cargo até dezembro de 2024.
Com informações da Agência Brasil
Leia também | Navios de cruzeiros estão autorizados a retomar atividades na costa brasileira