O Banco Agro firmou parceria com a embaixada de Israel, para compartilhar técnicas e financiar equipamentos que vão favorecer a agricultura familiar brasileira. Entre os produtos oferecidos está um biodigestor capaz de produzir por dia cerca de três horas de gás metano e biofertilizante, ou seja, um adubo orgânico natural que possui os elementos que a planta necessita para crescer. Com esse equipamento, além de produzir alimentos, pequenos e até médios produtores brasileiros também vão poder cozinhar o que for produzido, sem precisar comprar fertilizantes e botijões de gás.
Adido de agricultura e água para a América do Sul da embaixada de Israel, Ari Fischer conta que o biodigestor foi criado com o pensamento de facilitar a vida dos beduínos, que precisavam viver e cozinhar no deserto. Fischer aponta que, apesar de não viverem em condições tão extremas, “os produtores brasileiros vão poder se beneficiar com o equipamento que gera economia para o homem do campo”. Colocado sobre o solo, o biodigestor dispensa obras e tem uma durabilidade média de 15 anos.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Através desta tecnologia, resíduos sólidos orgânicos, como esterco, restos de alimentos, cascas de ovos e vegetais são transformados em biogás, para uso na cozinha. O biofertilizante líquido fortalece o solo e evita que dejetos sejam lançados em rios ou aterros sanitários. O equipamento também impede que cerca de 6 toneladas de gases que contribuem para o efeito estufa sejam lançados na atmosfera a cada ano.
Criada em Israel em 1961, a técnica de gotejamento foi aprimorada e, hoje, um kit familiar de baixa pressão também está sendo oferecido para famílias brasileiras. Através dele, além de irrigar o solo com três metros de coluna d’água, também é possível acoplar uma injetora de fertilizante para cerca de mil metros lineares.
Vale lembrar que esta técnica funciona através de um sistema hidráulico, que dispensa energia elétrica e pode ser acionado ou desligado com um simples toque. Através dela também é possível espalhar pela propriedade o adubo líquido, com a diluição necessária. Cada kit, ideal para a agricultura familiar e regiões remotas do país, permite alimentar cerca de 16 pessoas. É importante ressaltar que o kit de irrigação e o biodigestor venceram um concurso em Israel intitulado “como viver em Marte”.
O biodigestor tem duas versões. A menor, com capacidade para quatro quilos de resíduo orgânico ou 18 quilos de esterco, produz 18 litros de biofertilizante por dia. A produção de biogás equivale a um botijão de gás de 13 quilos por mês. A capacidade da versão maior é para 10 quilos de resíduo orgânico ou 60 quilos de esterco, com produção diária de 60 litros de fertilizante. Com esta versão é possível obter biogás equivalente a dois botijões e meio a cada mês, produção que pode ser compartilhada com mais uma ou duas famílias.
O sistema de gotejamento com mil metros lineares custa R$ 4 mil. Os biodigestores, dependendo da capacidade, custam a partir de R$ 10.400,00. Através da parceria com o Banco Agro, estes valores podem ser financiados em até 36 vezes. Encomendas dos produtos e mais informações sobre o financiamento podem ser obtidas pelo telefone (61) 99657-4921.
Criado no ano passado, o digital Banco Agro se tornou uma referência para pequenos e médios produtores rurais. Com prazos curtos para aprovação de créditos e as melhores taxas do mercado, oferece pacote segmentado de serviços, acesso a linhas de financiamento e refinanciamento, seguros agrícola e safra, além de consórcios de veículos e máquinas, entre outras facilidades. O acesso pode ser através do endereço eletrônico www.bancoagropagamentos.com.br.
Leia também | Amazônia e Cerrado batem recorde de alertas de desmatamento