A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE) realiza, nesta sexta-feira (23/07), uma nova edição do programa Descobertas da Pesquisa Acadêmica. O convidado é o professor Tadeu Feitosa, atual Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFC. O tema em debate será “A pesquisa no plural: sotaques e dicções da pesquisa em Biblioteconomia e Ciência da Informação”.
A iniciativa da BECE, através da Coordenação de Pesquisa, Acervo e Conhecimento, tem o objetivo de apresentar e discutir conceitos, procedimentos teóricos, técnicos e metodológicos e experiências da pesquisa acadêmica. Trata-se de uma atividade dedicada a aproximar o acervo da BECE dos pesquisadores em Ciências Humanas. A transmissão será no Youtube BECE e contará com tradução em libras.
Ainda no dia 23/07, a professora de literatura e doutora em crítica literária, Amara Moira, revisita o grande clássico da literatura brasileira “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa.
A nova faixa de programação visa revisitar obras relevantes que se destacam pela sua originalidade e discute o percurso do livro em relação ao público e à crítica. É o caso do livro “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa.
Publicado originalmente em 1956, revolucionou o cânone brasileiro e segue despertando o interesse de renovadas gerações de leitoras e leitores. Ao atribuir ao sertão sua dimensão universal, a obra é um mergulho profundo na alma humana, capaz de retratar o amor, o desejo, o sofrimento, a força, a violência e a alegria.
Amara Moira, travesti, professora de literatura e doutora em crítica literária, é a convidada da segunda edição do programa. Quem fará a mediação é Fernanda Meireles, Ação Cultural e Educativa da BECE. A atividade contará com tradução em libras
Encerrando a programação, no sábado (24/07), será realizada a oficina interdisciplinar Literatura Temperada com a pesquisadora de Cultura Alimentar Giordana Frapiccini.
Inspirada no livro “Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis”, da escritora cearense Jarid Arraes, o conteúdo é voltado para um resgate de nossas ancestralidades através de nossa história retratada na literatura marginal e na alimentação.
É um convite para embarcar em uma deliciosa jornada de conhecimento e sabores.
Os encontros terão momentos teóricos e práticos para uma imersão nos modos de fazer tradicional, culminando no desenvolvimento da releitura do Cordel Luiza Mahin através de duas linguagens, a gastronomia e a literatura.
Dias das aulas: 24 e 31 de julho
Período de Inscrição: 19 a 23 de julho
Vagas: 20
Plataforma: Google Meet
Inscrições: clique neste link
Dia 23, às 15h – Descobertas da Pesquisa Acadêmica – “A pesquisa no plural: sotaques e dicções da pesquisa em Biblioteconomia e Ciência da Informação” com prof. Tadeu Feitosa
Dia 23, às 19h – Travessias Literárias “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, comentado por Amara Moira
Dias 24 e 31, das 9h às 12h – Oficina “Literatura Temperada”, com Giordana Frapiccini
A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE) é uma biblioteca pública mantida pelo Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Cultura. Foi criada em 25 de março de 1867 como Biblioteca Provincial do Ceara, hoje integrada arquitetonicamente ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Av. Presidente Castelo Branco, Av. Leste Oeste, 255, no Centro de Fortaleza