Quem passou pelo Parque Estadual do Cocó, no último domingo (25), aproveitou uma manhã de lazer e esporte promovida pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema). Yoga, futebol infantil, zumba e dança de salão, foram algumas das atividades oferecidas na primeira edição do projeto #VemproParque – O Cocó é nosso!
De acordo com o secretário executivo de planejamento e gestão interna da Sema, Gustavo Vicentino, a ideia é trazer a população para o Parque com atrações que atendam todos os públicos, e futuramente, ampliar o projeto para outros locais, como o Parque Estadual Botâncio. “A gente está pensando em cada unidade de conservação, as suas próprias aptidões, o que a gente tem de potencial em cada unidade para desenvolver um contrato de gestão ou outros modelos de execução que sejam adequados a cada uma”, explicou.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Frequentadora assídua do Parque, Ana Maria do Vale, 55, estava andando de bicicleta quando viu a aula de yoga e resolveu participar. “Eu venho sempre de bike, fico aqui relaxando e quando tem alguma coisa interessante eu participo… Eu vi algumas pessoas com o tapetinho, aí eu disse, vou fazer yoga também hoje. E a yoga traz um benefício muito grande para nossa saúde mental, um relaxamento, aquietar as emoções, os pensamentos…”, contou a supervidora escolar ao final da prática de Hatha Yoga Flow.
Outra atividade que fez sucesso entre adultos, idosos e crianças, foi a aula de Zumba, modalidade que mistura movimentos aeróbicos com danças latinas. A corretora imobiliária Paula Maia, 44, foi uma das participantes mais animadas. “A aula, além de ser uma energia, ela traz entrosamento. Você vê que não existe etarismo porque a gente vê da criança à pessoa mais idosa dançando, tentando acompanhar com toda a questão rítmica, motricidade. Então assim, é realmente um projeto fabuloso e que possamos dar continuidade a isso”, pontuou.
O Parque Estadual do Cocó é maior parque natural em área urbana do Norte/Nordeste e o quarto da América Latina, sendo o maior fragmento verde da capital cearense, com extenso manguezal e dunas milenares no entorno. Com mais de 2 km de trilhas interligadas, essa área é ideal para quem quer praticar esportes e contemplar a natureza.
Leia também| Prévia da inflação oficial recua para 0,19% em agosto