O tenor cearense Phillipe Dantas escolheu o Theatro José de Alencar como cenário para a gravação do vídeo clipe com a versão dele da música original do filme Cinema Paradiso. A música é um clássico do cinema mundial e considerada por muitos como a obra-prima do compositor italiano Ennio Morricone.
“A música fala de uma história de amor e é tema de um clássico do cinema que possui o mesmo título da canção. Eu sou um apaixonado pelas canções de amor, sobretudo, amo música italiana. Quando conheci “Cinema paradiso”, me encantei com a letra e me impressionei como ela se encaixou com minha voz. Me senti super a vontade para dar a esse clássico a minha interpretação. A escolha do Theatro José de Alencar se deu pela conexão da música com aquele ambiente, que remete à atmosfera clássica, além de ser um símbolo da arte e da cultura no nosso Estado. Quisemos ressaltar o nosso patrimônio”
Phillipe Dantas, tenor.
Phillipe Dantas convidou o pianista Paulo Rodrigo para uma participação especial no clipe, que será lançado no próximo dia 25 de agosto. “O pianista Paulo Rodrigo é um grande destaque no Ceará, além disso é um querido amigo. Sempre pensei em realizar um projeto com ele, pois admiro seu talento e sua versatilidade e criação. A parceria foi um sucesso, pois nossas forças se somaram na construção desse trabalho. A sintonia foi perfeita e fluiu tudo muito bem”, disse Phillpe.
Outros músicos que vivem da música erudita no Ceará foram convidados para a gravação. O maestro Gutemberg, no violino; Lucas, no violoncelo; Gomes, no trompete e Josué, no sax subiram ao palco do José de Alencar para dar brilho à versão de Phillipe Dantas para a composição italiana Cinema Paradiso. Os bailarinos Adriel e Priscila participaram da gravação com uma dança. A direção do clipe é assinada pelo diretor de TV e teatro, Augusto Abreu.
“Após a realização da gravação do clipe percebi o quanto o material possui potencial de elevar a nossa arte, a arte local. Mostrar quanta coisa maravilhosa existe no nosso Ceará. O teatro José de Alencar é incrível, quero chamar a atenção das pessoas para a valorização desse espaço. Além disso, é importante ressaltar a qualidade da produção musical que temos aqui. Mostrar os músicos cearenses, especialmente, focar no gênero da música clássica, pois quando pesamos em clássicos muitas vezes nos voltamos para nomes internacionais, ou para artistas de outras cidades. No entanto, no Ceará temos artista, músicos, que merecem esse destaque”, destacou Phillipe Dantas.
Cinema Paradiso
Intéprete: Phillipe Dantas
Direção: Augusto Abreu
Participação especial: Paulo Rodrigo, no Piano
Músicos: maestro Gutemberg (violino), Lucas (violoncelo), Gomes (trompete) e Josué (Sax)
Dançarinos: Adriel e Priscila
Maquiagem: Lindasiaria Pontes
Iluminação: Smarth luz
Edição: Authentic Productions
Figurino : Balreis
Produtora: Authentic Productions
Fotografia : Alysson Miranda
No link abaixo você confere o teaser do clipe Cinema Paradiso do tenor cearense Phillipe Dantas:
A pedra fundamental do que seria o prédio do Theatro José de Alencar foi lançada em 1896, no centro da Praça Marquês de Herval, hoje Praça José de Alencar. O projeto foi concretizado somente em 1904, com a autorização da construção. As obras tiveram início quatro anos depois, no dia 6 de julho de 1908. A inauguração oficial ocorreu no dia 17 de junho de 1910 e a primeira apresentação teatral se deu em 23 de setembro, com a companhia Dramática Lucilla Perez, com a peça “O Dote”, de Artur Azevedo. Em 10 de agosto de 1964, o Theatro foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional como Monumento Artístico Nacional.
Confira abaixo a galeria de fotos da gravação do clipe Cinema Paradiso, do tenor cearense Phillpe Dantas. As fotos são de Alysson Miranda: