O Festival das Artes Cênicas apresenta a Mostra de Espetáculos celebrando as produções cearenses no encerramento do ciclo de atividades iniciadas em 2020. As apresentações das 9 Cenas Curtas e dos 10 Espetáculos selecionados serão exibidas no canal do YouTube do Festival das Artes Cênicas e dos parceiros Porto Dragão e Dragão do Mar, entre os dias 27 e 31 de outubro, com exibições às 19h e às 21h e uma apresentação infantil às 15h. As transmissões serão comandadas por Patrícia Dawson, atriz, performer, apresentadora, artista multilinguagens, integrante do coletivo As Travestidas.
Para esta edição, o FAC Cena Ceará apresenta na programação um olhar para a produção cearense em Artes Cênicas, com estreias entre 2020 e 2021, considerando o contexto de pandemia que atravessa a criação da obra. A ideia principal do FAC, que apresenta as linguagens cênicas do Teatro, Circo e Dança, é dialogar e colaborar com a sustentabilidade dos grupos artísticos do Ceará. A Convocatória da Mostra de Espetáculos do FAC Cena Ceará 2021 recebeu 102 inscrições, sendo 62 para mostra de espetáculos (destas, 48 de teatro, 8 de dança e 6 de circo), e 40 para cenas curtas, distribuídas em 14 de teatro, 6 performances, 7 de dança, 9 de circo e 4 de outras linguagens.
O festival contou com uma curadoria diversificada, que ponderou aspectos estéticos e a transversalidade de temas como representatividade e descentralização como critérios para a seleção. Na Comissão de Curadoria estão Ana Caroline, artista circense, piauiense radicada no Amapá, Rita Aquino, artista e educadora em Dança, carioca radicada na Bahia, e Dane de Jade, atriz-pesquisadora e arte educadora do Ceará. As curadoras analisaram as linguagens de Circo, Dança e Teatro, respectivamente. Todas as produções selecionadas são cearenses.
“A arte nos aponta um caminho de alegria e esperança em tempos embrutecidos, é um lume para enxergarmos possibilidades de reinvenção. Nos solidarizamos com quem perdeu entes queridos, artistas nos deixaram sem suas presenças, seja nos palcos, na televisão ou no cinema. A pandemia nos impôs cenários impossíveis de ignorar e queremos contribuir com o debate das realidades vividas pelo nosso povo, através da difusão das artes cênicas”, destaca Monique Cardoso, diretora do FAC. (Veja vídeo abaixo)
Após as exibições de cada espetáculo da Mostra, os grupos artísticos farão debates ao vivo perfil do Festival de Artes Cênicas, no Instagram. As conversas serão sobre a obra selecionada e o contexto no qual foi criada. Paralelo à Mostra, o FAC realiza atividades pedagógicas, através de mediação cultural em escolas livres de artes, realizando debates sobre cultura e produção artística, preparando a plateia jovem para assistir aos espetáculos.
A Mostra de Espetáculos FAC Cena Ceará 2021 conta com os patrocínios do Itaú e Instituto Aço Cearense e parcerias do Hub Cultural do Ceará, Centro Cultural Porto Dragão, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto Dragão do Mar, Secult Ceará e Governo do Estado do Ceará. A realização é da Ato Marketing Cultural, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
Leia também | Porto Dragão recebe remontagem do espetáculo “De Santiago do Chile, 1973”
25, 26 e 27/10 – 14h às 17h
Oficina Palhaçaria e Potência de vida, com Alysson Lemos, na Escola Nely Caula de Carvalho, Caucaia.
27/10 (quarta-feira)
19h – Abertura
Espetáculo: DAS QUE OUSARAM DESOBEDECER, Cia Bravia (@ciabravia), no canal do YouTube Porto Dragão.
21h – Cena Curta: LAVA, dePreto Produções (@depreto_artisticas)
Em seguida, espetáculo: LANÇA CABOCLA, Plataforma Lança Cabocla (@lanca_cabocla), no canal do YouTube Dragão do Mar.
28/10 (quinta-feira)
19h – Cena Curta: O SONHO, Para minhas filhas (@paraminhasfilhas_)
Em seguida, espetáculo: ARIADNE – CARTOGRAFIAS DE UM LABIRINTO, Cia Crisálida (@ciacrisalida), no canal do YouTube Porto Dragão.
21h – Cena Curta: EL SUDAKON: NA FAIXA, Coletivo Os Desconhecidos (@desconhecidos_ceara)
Em seguida, espetáculo: O ARREBATAMENTO, AS 10 Graças de Palhaçaria (@as10gracas), pelo YouTube do Dragão do Mar.
29/10 (sexta-feira)
15h – Cena Curta: SUSPIRO HALTEROFILISTA, Companhia Laguz (@laguzcirco)
Em seguida, espetáculo – GUERRA DE CUPCAKE, K’Os Coletivo (@kos.coletivo), no YouTube do Festival das Artes Cênicas.
19h – Cena Curta – AS PELES QUE HABITO, De Cleber Alves (@clebergestoalves)
Em seguida, espetáculo – ORALIDANÇAS: DIZERES DO CORPO EMERGENTE, Cia Balé Baião (@ciabalebaiao), no canal do YouTube Porto Dragão.
30/10 (sábado)
19h – Cena Curta: NUNCA VI NO MAR, Cambada de Teatro (@cambadadeteatro)
Em seguida, espetáculo: LASTÁ, Grupo Bricoleiros (@bricoleiros), no canal do YouTube Porto Dragão.
21h – Cena Curta: AUSÊNCIAS, Coletivo Atuantes em Cena (@coletivoatuantesemcena), às 21h, pelo YouTube do Dragão do Mar
Em seguida, espetáculo: O FANTÁSTICO CIRCO TEATRO DO ARTISTA DA FOME, Cangaias Coletivo (@cangaiascoletivoteatral), pelo YouTube do Dragão do Mar.
31/10 (domingo)
19h – Cena Curta: CAMADAS, Danyllo Camilo (@danyllodc)
Em seguida, espetáculo: DELIRANTES E MALSÃS, No barraco da constância tem! (@barracons), no canal do Youtube Porto Dragão.
21h – Cena Curta: NULONUNCA 2.ALGUMA COISA, Alysson Lemos (@alyssonlemos.bufo)
Em seguida, espetáculo: CORTE, Corte (@larissa.goes @priscila.smiths @andreiapirespeixes @geane.albuquerque @solmoufer), no canal do Youtube do Festival das Artes Cênicas.
Após cada espetáculo será realizado um debate com integrantes do grupo e Monique Cardoso, no perfil do Festival de Artes Cênicas, no Instagram.
Mostra de Espetáculos do Festival das Artes Cênicas Cena Ceará, espetáculos e cenas curtas em exibição entre os dias 27 e 31 de outubro, pelos canais do YouTube do Porto Dragão, do Dragão do Mar e do Festival das Artes Cênicas
Mais informações: @festivaldasartescenicas.
Leia também | Cantor gospel André Santos é preso sob acusação de aplicar golpes em lojas de luxo, no DF