Para o pianista Paulo Rodrigo não existem barreiras quando o objetivo é mostrar lugares inusitados do Ceará. Mas, segundo ele mesmo, em Icapuí, as dificuldades foram a maiores entre todas as sete edições do Projeto Orgulho de Ser Cearense, criado em 2021. O pianista já fez escaladas, trilhas em mata fechada, visitou ruínas de construções históricas e participou de verdadeiras aventuras em rios, açudes, cachoeiras, junto ao seu piano azul e equipe profissional para chegar aos cenários escolhidos para as gravações dos clipes…
“Cada município que a gente passa, a gente fica muito impactado! É uma emoção diferente! Mas confesso que Icapuí surpreendeu muito. Não só em termos de beleza natural e cultura, mas pela superação e desafios que a gente enfrentou pra poder mostrar essa região de uma maneira nunca vista antes”, relata.
Nessa viagem, a equipe do pianista contou com o apoio do Corpo de Bombeiros e do guia turístico Eriberto, que apontaram os melhores caminhos e garantiram as condições necessárias para enfrentar e superar todos os desafios.
“Foi muito emocionante. A gente vibrava em cada lugar que a gente conseguiu gravar. Nós fomos em várias praias de Icapuí: Peroba, Redonda, Requenguela… cada uma com sua beleza diferente. Nós, por exemplo, colocamos o piano azul na Pedra do Amor, que é dentro da água, e é muito lindo esse lugar”, ressalta Paulo Rodrigo.
Icapuí fica a 204 km de distância de Fortaleza, no Litoral Leste do Ceará, já na divisa com o Estado do Rio Grande do Norte. Antes da colonização portuguesa, no século XVII, era ocupada por índios Potyguara. O nome do município tem origem indígena. Na língua Tupi, Icapuí significa “canoa ligeira”. No lugar de canoas, hoje existem muitas jangadas e barcos lagosteiros nas praias. Aliás, a pesca, especialmente da lagosta, é uma das grandes fontes de receita da população local, estimada em pouco mais de 20 mil habitantes.
Esses elementos culturais, históricos e turísticos fazem parte da composição do clipe Icapuí, que será lançado neste sábado (22/01), no canal do pianista Paulo Rodrigo, no YouTube, a partir das 17 horas. O clipe, com uma trilha musical exclusiva, é uma homenagem ao aniversário do município de Icapuí, que é celebrado no dia 22 de janeiro.
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<<<
Numa das vilas de pescadores, na praia de Requenguela, Paulo Rodrigo visitou o Observatório, numa parte que é protegida ambientalmente. “É um Observatório de pássaros numa área de mangue, que tem uma ponte muito bonita e o ponto de observação no alto. A gente conseguiu içar o piano até a parte de cima desse Observatório para ficar no ponto alto desse cartão postal de Icapuí, de onde é possível ver também, na maré baixa, o mar recuando até 3 km de distância da beira da praia. Então, é uma beleza incrível a visão de lá com a maré baixa.
Outro desafio, na Praia da Redonda, foi escalar uma duna, que tem um tom de areia avermelhado. “Além de linda, é muito alta e de difícil acesso. Mas a gente conseguiu montar uma força-tarefa com toda a equipe, que se empenhou para colocar o piano lá porque é um local que com certeza vai virar um dos principais pontos de visitação de Icapuí. Então, a gente quis realmente enaltecer aquela beleza única”, revelou.
Falando em duna, nesse clipe tem uma diferente. “Fomos numa salina em um momento que tinha extraído bastante sal. Então, tinha uns morros altíssimos com uma cena belíssima. A extração de sal, além de ser importante economicamente para o município de Icapuí também serviu pra gente mostrar os mirantes provisórios que se formam ali e que dão uma visão incrível da cidade e do mar”.
Leia também | Visitantes terão que comprovar dose de reforço de vacina contra covid-19 em Fernando de Noronha
E o que dizer da visita ao Mirante da Gruta? Bem, lá, segundo o pianista também teve algo inédito, que foi a participação dos integrantes da orquestra municipal na gravação do clipe. “Foi muito bacana a participação de músicos da cidade. Eles vão estar no clipe de Icapuí porque esse clipe não é do Paulo Rodrigo. É um projeto de todos, então eles tinham que estar junto comigo”.
Outro lugar que o clipe vai mostrar e que ainda é pouco visitado é a Pedra da Coruja.
“É como se fosse uma caverna nas falésias. Conseguimos escalar o piano até o topo, que tem aproximadamente 20 metros de altura pra poder mostrar tanto a beleza lá embaixo quanto a paisagem do alto. Tem algo curioso lá, que são esculturas naturais que mais parecem pinturas feitas à mão. São vários desenhos. Um lugar realmente incrível”, disse o pianista.
Deixamos para o final da reportagem a maior de todas as aventuras da equipe do pianista Paulo Rodrigo. Não apenas a maior da viagem à Icapuí, mas o maior entre todos os desafios já enfrentados em todas as sete edições do Projeto Orgulho de Ser Cearense. O lugar inusitado fica em alto mar. A equipe precisou navegar aproximadamente 5 km pra chegar numa estrutura chamada de Jacumã.
“É uma estrutura de madeira, troncos de carnaúba, feita pelos pescadores que não tem condições de ter um barco ou uma jangada. Quando a maré enche, eles passam a noite inteira pescando naquele lugar, no meio do mar”, explica Paulo Rodrigo.
É uma estrutura rudimentar e, até certo ponto frágil, que são suportaria o peso da batida de um barco.
“Então, a gente armou uma estratégia de aproximação com segurança para conseguir colocar o piano lá em cima. Foi um dos maiores desafios da minha carreira. Nós já colocamos o piano Mara Hope, no Morro do Feiticeiro (Tamboril), outros diversos desafios difíceis… mas esse foi um dos maiores pela dificuldade de aproximação. Mas a gente precisava fazer isso pra chamar a atenção, pra mostrar a importância dos pescadores e essa modalidade de pesca que, talvez, seja extinta nas futuras gerações”, relatou em tom de alerta.
O resultado de toda essa aventuras estará disponível clipe Icapuí, a partir das 17h deste sábado (22/01). Mas Paulo Rodrigo dá um spoiler: “Acho que vai impactar bastante. Eu fiquei imaginando a rotina ali de quem realmente precisa estar lá para pescar, para ganhar o seu pão de cada dia pescando naquele lugar tão isolado. Então, realmente, valeu muito a pena ir lá e vai valer muito a pena conferir o clipe.
O Projeto Orgulho de Ser Cearense chegou à sétima edição. Toda a trajetória você confere aqui no Portal Terra da Luz nos links abaixo:
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ<<<<<
Leia também | Ceará recebe de 9 a 19/12 a 13ª Bienal Internacional de Dança com apresentações gratuitas
Leia também | Cidade na Suécia oferece um roteiro pra quem gosta de progresso e história medieval