No mês da Cultura Popular, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) promove o webinário “Cultura Popular: Saberes e Fazeres entre o Patrimônio, a Literatura e a Cidadania”. A programação será realizada nos dias 23 e 24 de agosto, às 10h, com transmissão ao vivo pelo canal da BECE, no Youtube.
Com duas mesas em torno da cultura popular e da literatura, o webinário visa a debater sobre os aspectos da literatura infanto-juvenil e suas conexões com a temática da cultura popular, os brinquedos e as brincadeiras e, sobremaneira, acerca da busca pelo direito à imaginação, à abstração, à ludicidade.
“O webinário de agosto, portanto, volta as atenções para a cultura popular, seus saberes e modos de fazer, considerando, assim, as tradições dos cantos, das danças, da literatura de cordel, dos brinquedos e das brincadeiras, retomando o tripé conceitual das atividades da programação da Bece previsto para o decurso do ano de 2021: infância, ancestralidade e cidadania”, afirma Rodrigo Ribeiro, Coordenador de Pesquisa, Acervo e Conhecimento da Bece.
O evento inicia sua programação na próxima segunda-feira (23), às 10h, com o tema “Cultura Popular: literatura, infância e cidadania”. A infância adquire centralidade nas reflexões desta mesa em virtude do imaginário popular, do patrimônio cultural e do direito à imaginação como garantias sociais: a literatura, a oralidade, os brinquedos e as brincadeiras como instrumentos de promoção à cidadania. Estarão presentes para o debate: Geranilde Costa e Silva, professora e pesquisadora; Gandhy Piorsky, artista plástico e pesquisador e Goreth Albuquerque, Coordenadora da Política de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secretaria da Cultura. A mediação será feita por Fabiano de Cristo, contador de história e cordelista.
Na mesa “Saberes e Fazeres: cordéis, oralidade e literatura musicada”, que acontece na terça-feira (24), às 10h, os convidados abordarão as múltiplas facetas da oralidade e da literatura de cordel, considerando que as tradições da cultura popular são dinâmicas; que refazem-se a partir e através de referências da ancestralidade, da memória e das experiências cotidianas. Farão parte da mesa: Edite Colares, professora e pesquisadora da educação; Calé Alencar, cantor e compositor e Fanka Santos, professora e cordelista. A mediação será feita por Emmanuel Bastos, antropólogo e pesquisador da cultura.
Como parte da programação do “Cultura Popular: Saberes e Fazeres entre o Patrimônio, a Literatura e a Cidadania”, os bibliotecários dos setores de Obras Gerais, Obras Gerais – Coleção Ceará e Infantil apresentarão os acervos com o foco em fontes e referências bibliográficas sobre Cultura Popular. No dia 23, conheceremos os acervos dos setores Obras Gerais e Infantil, coordenados pelas Bibliotecárias Isabela Araújo e Luciana Martins, respectivamente. E no dia 24, o acervo da Coleção Ceará será apresentado pela bibliotecária Regina Célia Paiva.
Leia também | A língua e sua importância na comunicação jornalística
Webinário “Cultura Popular: Saberes e Fazeres entre o Patrimônio, a Literatura e a Cidadania”
Data: 23 e 24 de agosto
Horário: 10h
Mesas: “Cultura Popular: literatura, infância e cidadania” (23) e “Saberes e Fazeres: cordéis, oralidade e literatura musicada” (24)
*Todo o webinário contará com acessibilidade em Libras.