A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE) abre, nesta quinta-feira (2/9), a exposição “Leitura e Liberdade” como uma ação especial que marca a reabertura do equipamento. A exposição revela ao público outras possibilidades de interpretação do que é um livro no contexto das artes e da cultura e em consonância com o novo conceito da Bece, o de “Biblioteca Parque”.
A exposição “Leitura e Liberdade” ocupa três andares do prédio e está localizada nos setores de Atualidades, Artes e Iconografia (Térreo); Coleção Ceará (andar superior +1) e Espaço Multiuso (subsolo -1). As visitas são gratuitas, mas precisam ser agendadas por meio das Visitas Guiadas no site da Bece.
A mostra tem curadoria de Rosely Nakagawa e fica aberta ao público até dezembro de 2021, com o objetivo de ampliar o conceito e a visão do livro como acesso, conteúdo, suporte, difusão do conhecimento, inclusão e objeto de investigação, em diversas áreas do conhecimento e da criação. “Leitura e Liberdade” conecta-se às inúmeras possibilidades de interação e de manifestações artísticas e formativas como parte dos serviços e programação cultural ofertados na biblioteca.
Para Rosely, a exposição “é uma oportunidade de trazer o livro numa leitura mais aberta para além do seu conteúdo, a forma, a possibilidade, a liberdade dessa leitura do livro de uma maneira mais ampla, com objeto de arte, como escultura, como território de criação para além do território do escritor, do poeta, do investigador, do historiador…”.
O acervo que compõe a exposição conta com peças do Museu do Ceará (MUSCE), Museu da Cultura Cearense (MCC) e Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC), numa parceria que reforça a política da Rede de Equipamentos da Secretaria da Cultura. Dentre os artistas participantes da exposição estão obras dos fotógrafos Eustáquio Neves (MG), Sérgio Carvalho (CE), João Roberto Ripper (RJ), Rosana Paulino (SP), Lúcia Loeb (SP), vídeo-arte de Daniel Dias, xilogravuras do artista cearense Francisco de Almeida, livro de Leonilson, de Gilmar de Carvalho, dentre outros.
“A exposição expressa esse movimento que a Secult vem cultivando no contexto da implementação das políticas, por meio da rede de equipamentos culturais, que vem crescendo e se modernizando, o que demonstra que quando a gente se junta, compartilha, a ação ganha força”, afirma Luisa Cela, Secretária Executiva da Secult.
Suzete Nunes, gestora executiva da BECE, afirma que “a exposição ‘Leitura e Liberdade’ potencializa os espaços da Biblioteca como lugar de fruição cultural conectando o universo do livro e da leitura com as artes visuais. A exposição nos possibilita aguçar o olhar sobre o livro como conteúdo, formato, objeto, suporte e perceber novas leituras de mundo. A exposição nos provoca também a refletir sobre o conceito de liberdade no mais amplo sentido, como dimensão essencial para a vida, e ressignificada pela cultura e pela arte”.
Leia também | Festival Jazz & Blues e Funarte prestam homenagem a Alberto Nepomuceno
Exposição “Leitura e Liberdade”
Onde: Biblioteca Pública do Estado do Ceará (BECE)
Quando: a partir desta quinta-feira (2/09), de terça a domingo, das 9h às 16h (acesso até as 15h30)
Agendamento: Visitas Guiadas no site da Bece
Uso obrigatório de máscara e protocolos de saúde de combate à Covid-19
Confira a lista de obras que o público poderá conferir as obras e os artistas:
TRABALHO ESCRAVO – Fotografias de Sérgio Carvalho e João Roberto Ripper
SANT’ANNA MESTRA – Marcelina Acácio (performance)
LIVRO DE PRATA – Acervo do Museu do Ceará
TIPOS – Fernando Banzi
VALONGO: CARTAS AO MAR – Eustáquio Neves
MÁSCARAS DE PUNIÇÃO – Eustáquio Neves
ACERVO DE LIVROS DE ARTISTA -Rosely Nakagawa
ESTIGMAS CURIOSITAS EXVAGOS – José Leonilson
ACERVO DE LIVROS DE ARTISTA – Rodrigo Costa Lima
DAS AVÓS – Rosana Paulino
DOCUMENTÁRIO DE REABERTURA DA BECE – TILT produções
PALAVRAS CRUZADAS: LUGARES DE FALA CONTEMPORÂNEOS – Daniel Lima
COLEÇÃO DE EX- LIBRIS – Fabio Sapede e George Gutlich, do ateliê De Etser
XILOGRAVURAS DE CORDEL – Acervo da Biblioteca do Ceará e do Museu da Cultura Cearense/Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (MCC/CDMAC)
A ARTE DA XILOGRAVURA DE FRANCISCO DE ALMEIDA – Acervo Museu de Arte Contemporânea – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (MAC – CDMAC)