O 31° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema divulgou os vencedores da Mostra Pontes Criativas, realizada em parceria com as prefeituras de Fortaleza (CE) e Santos (SP) e com o 19º Curta Santos. Dos cinco filmes selecionados, dois foram escolhidos como os melhores curtas-metragens. Do realizador de Fortaleza foi “Eu sou as cores, você é a praça” de Paulo Ribeiro e Anio Tales Carin e do realizador de Santos, o “Eu não sou daqui”, de Leandro Olímpio.
O vencedor residente em Santos ganhará uma viagem a Fortaleza para participar dos últimos quatro dias da programação do 31º Cine Ceará, e o vencedor residente em Fortaleza receberá como prêmio uma viagem para Santos, para acompanhar quatro dias do festival, incluindo uma incursão pelo ambiente cinematográfico da cidade. Além disso, os dois curtas vencedores da mostra serão exibidos no Cineteatro São Luiz, na próxima quinta-feira, dia 2 de dezembro, às 19h30, e na programação online do 19º Curta Santos.
Todos os filmes selecionados para a mostra são do gênero de documentário e tiveram como tema “Como minha cidade é criativa?”. Os outros três filmes selecionados foram: “Eu vim de cá” de Victoria Lam, “Tu és Fortaleza” de Matheus Caminha Duarte e “Juventude Criativa” de Victor Dutra. Todos os curtas poderão ser conferidos a partir deste domingo, dia 28, às 10h, canal do Cine Ceará no YouTube.
A Mostra Pontes Criativas é uma forma de debater como os habitantes destas duas Cidades Criativas se relacionam com os seus territórios e como enxergam a possibilidade de usarem sua criatividade para desenvolver sua economia e seu próprio bem-estar social.
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ<<<<<
Fortaleza é desde 2019 a cidade do Design, segundo selo da Unesco. Santos foi designada em 2015 como a cidade do Cinema. Além de incentivar residentes destas cidades a desenvolverem filmes de curta-metragem que mostrem o potencial criativo e econômico de suas cidades, a mostra visa promover um conhecimento mais amplo acerca da Economia Criativa e sobre o que é a Rede de Cidades Criativas. Esta mostra celebra as relações entre as duas cidades e seus festivais, contribuindo para o intercâmbio entre elas.
Eu não sou daqui
Documentário. 3′. 2021
Direção: Leandro Olímpio
Sinopse: Eu não sou daqui. E quem jogou isso na minha cara foi um santista, 15 anos atrás, quando no corredor da faculdade me gritou: e aê, caipira!
Eu vim de cá
Documentário. 2′. 2021
Direção: Victoria Lam
Sinopse: Um filme-ensaio sobre viver em Santos, usando a cidade de cenário para entender que não há lugar como nosso lar.
Tu és Fortaleza
Documentário. 3′. 2021
Direção: Matheus Caminha Duarte
Sinopse: Carta de amor à cidade de Fortaleza. Terra dos verdes mares, do sol, da luz e, sobretudo, da arte.
Juventude Criativa
Documentário. 3′. 2021
Direção: Victor Dutra
Sinopse: Léo Silva, morador do bairro Jangurussu, em Fortaleza, Ceará, é um jovem cineasta que busca impactar e representar a periferia com audiovisual.
Eu sou as cores, você é a praça
Documentário. 3′. 2021
Direção: Anio Tales Carin e Paulo Ribeiro
Sinopse: Lembranças de uma recém-chegada em Fortaleza, descobrindo, enamorada, os cantos dessa cidade. Muitas dessas memórias se confundem com lembranças do ex-namorado, uma mistura de sentimentos em que as cores encontram a praça, as quadras, as esquinas.
Leia também | Festas de Réveillon estão autorizadas no Ceará, mas com público limitado e protocolo sanitário
O 31º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira, e da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor. Conta com o Canal Brasil como Exibidor Oficial. Apresentação: SP Combustíveis. Patrocínio VIP: Nacional Gás, Esmaltec e Indaiá. Patrocínio: Piraquê e Cagece.
Leia também | Cidade na Suécia oferece um roteiro pra quem gosta de progresso e história medieval
31° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema
Período: De 27 de novembro a 03 de dezembro de 2021
Exibições: Formato presencial – Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão, em Fortaleza
Fomato digital: Canal Brasil e streaming do Globoplay + Canais ao Vivo.
Informações: site do Cine Ceará
Mídias sociais: Instagram: @cineceara | Facebook: Festival Cine Ceará
E-mail: contatos@cineceara.com