Para garantir a emoção do público que vai conferir a primeira partida do Campeonato Cearense 2023, neste sábado (14/01), a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) montou uma operação especial de mobilidade. Para o confronto entre Fortaleza e Iguatu, a partir de 16h, um efetivo total de 24 agentes e orientadores de tráfego vai assegurar um ir e vir da torcida com mais segurança.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A operação terá início às 10 horas com os bloqueios dos cruzamentos das Rua Marechal Deodoro com a Rua Costa e Sousa, e Rua Paulino Nogueira com a Av. dos Expedicionários.
A partir de 13h, os bloqueios serão implementados na Rua Costa e Silva com Av. dos Expedicionários, Rua Padre Francisco Pinto com Rua Júlio César, Rua Jorge Dummar com Rua Marechal Deodoro, Rua Jorge Dummar com Av. Eduardo Girão, Rua Major Laurindo com Rua Adolfo Herbster e Rua Júlio César com Adolfo Herbster.
O acesso local de moradores estará garantido mediante comprovante de endereço. A operação deve ser finalizada até a dispersão total da torcida, por volta de 20h.
Torcedores devem sair de casa com pelo menos duas horas de antecedência para ter acesso ao Estádio Presidente Vargas. A AMC também recomenda o deslocamento à praça esportiva por transporte público, táxis e veículos por aplicativo.
Os condutores devem redobrar a atenção em relação às normas de circulação viária, como não estacionar em locais proibidos, como passeios, garagens e ao lado de canteiros; e reduzir a velocidade devido ao fluxo de pedestres.
Durante toda a operação, técnicos da Central da Mobilidade para Preservação de Vidas no Trânsito da AMC acompanham em tempo real as vias de acesso pelas câmeras de videomonitoramento. Viaturas vão circular para coibir irregularidades.
A população pode solicitar atendimento de ocorrência de irregularidades ou sinistros à AMC pelo número 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).
A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) estará presente com 18 agentes, entre fiscais, coordenadores e auxiliares para o ordenamento e controle urbano do local. A ação da fiscalização será orientativa aos ambulantes que atuarão ao entorno do estádio, com o objetivo de garantir a segurança e acessibilidade dos torcedores, bem como inibir o comércio irregular.
A Agefis contará com o apoio de equipes da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), a fim de coibir possíveis ocorrências e assegurar a integridade dos agentes envolvidos durante a operação.
A Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), por meio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), atuará com o efetivo de 40 agentes guardas municipais no apoio às equipes da AMC e Agefis na abertura do campeonato cearense no próximo sábado. A GMF também atuará no controle de fluxo de pessoas nos terminais de integração de ônibus da cidade.
A Polícia Militar terá um quantitativo total de 175 profissionais: 90 na área interna e 85 na área externa. A Polícia Civil também estará presente, bem como o Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Defensoria Pública e Juizado da Infância e da Juventude.
Os ingressos destinados à torcida tricolor já estão esgotados. “Ver o PV funcionando novamente nos emociona. O PV tem história, foi palco de grandes partidas, de revelações, e grandes momentos incluindo o jogo mil do Pelé. Temos certeza que estamos entregando nosso melhor e esperamos também o melhor de todos os envolvidos”, destaca Ozires Pontes, secretário de Esporte e Lazer de Fortaleza. Ainda no primeiro semestre, o PV deve receber outras partidas, com sua capacidade máxima.
Leia também | Planejamento das empresas deve ir além do administrativo