Que tal começar 2022 com arte? No mês de janeiro, o Espaço Cultural Unifor, da Fundação Edson Queiroz, dá início ao projeto “Conversa com Artista”, que propõe um bate-papo sobre o processo criativo de artistas que estão em cartaz na 21ª Unifor Plástica. A mostra, em cartaz desde setembro, reúne obras de 41 artistas plásticos cearenses e de todo o país, entre veteranos e novos talentos, para investigar como os saberes e reflexões têm sido reivindicados pela produção artística contemporânea.
Programado para acontecer uma vez por semana durante o primeiro mês do ano, o “Conversa com Artista” objetiva aproximar o espectador dos autores das obras em exibição. A ação acontece como forma a democratizar a arte, tornando-a mais acessível, sendo este um dos objetivos do Espaço Cultural Unifor. Os artistas participantes serão Diego de Santos, Mario Sanders, Thadeu Dias, Naiana Magalhães, Cecilia Bichucher, Cadeh Juaçaba e Túlio Paracampos. Além deles, a pesquisadora Luciana Eloy se reunirá com Edilma Saraiva, filha de Telma Saraiva, para conversar sobre a obra da artista.
Um dos artistas participantes do projeto, Cadeh Juaçaba se revela alegre em voltar à exposição: “Me sinto lisonjeado de estar entre os artistas participantes da Unifor Plástica pela segunda vez e é bonito esse fio que me traz de volta à tia Heloísa [Juaçaba, tia-avó do artista e participante da 1ª edição da Unifor Plástica], por meio de uma mostra que até hoje une diferentes gerações de artistas do Ceará e do Brasil”.
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ<<<<<
Realizada desde 1973, a Unifor Plástica é um projeto de exposição pioneiro na cena das artes visuais do Ceará. Sua realização demonstra o quanto a Fundação Edson Queiroz, em seus 50 anos de existência, se compromete com o disseminar artístico e seu papel na formação pessoal e intelectual dos indivíduos.
Nesta 21ª edição, a mostra é organizada em torno de três núcleos: o primeiro, intitulado “Pós-utopia”; o segundo, de título homônimo ao da mostra – “Corpo Ancestral”; e, por fim, um terceiro núcleo, intitulado “Naturezas”.
Os homenageados da vez são os artistas Nice Firmeza (1921-2013), uma das mulheres pioneiras nas artes visuais no Ceará; o professor, pesquisador e escritor Gilmar de Carvalho (1949-2021), importante figura da cultura cearense e nordestina; e Letícia Parente (1930-1991), artista representante da 1ª Unifor Plástica.
Leia também | OAB Ceará alerta pais sobre matrícula e compra de material escolar dos filhos
21ª Unifor Plástica – Corpo Ancestral
Visitação: Terça a sexta, 9h às 18h; sábados e domingos, 10h às 18h
Local: Espaço Cultural Unifor (Av. Washington Soares, 1321 – Bairro Edson Queiroz)
Curadoria: Marcelo Campos
Cocuradoria: Pollyana Quintella
Conversa com Artista
Programação:
Leia também | Crianças de 5 a 11 anos serão incluídas no plano de vacinação contra covid-19