A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setfor) e da Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi), promove uma manhã de programação nesta quarta-feira (24/08), na Cidade da Criança, para celebrar o Dia da Nacional da Infância. Na ocasião, serão inaugurados a Casa do Turista e o Museu do Bode Ioiô.
A programação conta ainda com passeio no Trenzinho Cultural e oficina de sementeira, promovida pela Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), para 40 crianças em acolhimento institucional da Prefeitura e 16 acompanhantes, além da distribuição de mudas. As atividades integram a agenda da Prefeitura em alusão ao Agosto Verde, Mês Nacional da Primeira Infância.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
As Casas do Turista são locais onde o visitante recebe informações úteis sobre Fortaleza, como opções de passeios, indicação de restaurantes, localização de caixas eletrônicos e casas de câmbio, e locais de compras, por exemplo. Também contam com material informativo sobre a Cidade, como folders e mapas, entre outros. No espaço, o turista dispõe também de atendimento bilíngue e pode utilizar o serviço de internet e assistir vídeos sobre a capital cearense.
Atualmente, há outras cinco Casas do Turista na cidade: no aeroporto, no calçadão da Avenida Beira-Mar, no Mercado Central, na 10ª Região Militar e no Estoril.
Leia também | Prefeitura e Senai oferecem 2,1 mil vagas de cursos profissionalizantes
O Museu do Bode Ioiô é um projeto sócio cultural e ambiental com a temática desse personagem popular. Idealizado pelo educador, turismólogo e pesquisador cearense Gerson Linhares, o equipamento será instalado em parceria com a Setfor, na Cidade da Criança, dividindo o espaço de uma das casas do local com a Casa do Turista.
O acervo do museu conta com peças de artes, artesanatos, fotografias, literatura popular, cordéis e publicações com a temática do Bode do Nordeste e, em especial, o Bode Ioiô. Um destaque do projeto é o mascote Bode Ioiô de Fortaleza, um boneco utilizado para contar para as crianças de forma lúdica a história do Bode Ioiô.
Contemplado pelo Projeto de Lei 2034/21, em processo de aprovação no Senado, o Agosto Verde tem o objetivo de promover ações de conscientização sobre a importância da atenção integral às gestantes e às crianças de até 6 anos e suas famílias. Fortaleza marca o mês com a inauguração de salas de aleitamento materno, reabertura de mais um Leitura na Praça, oficina de circo, atividades de integração com a natureza e rota de turismo infantil, entre outras ações.
Dia da Infância
Data: 24/08
Hora: a partir das 9h
Local: Cidade da Criança