Recorde reflete eficiência logística e parceria estratégica | Foto: divulgação
06 de junho de 2025 – O Porto do Pecém, no Ceará, alcançou um marco histórico em maio de 2025 ao embarcar 387.690 toneladas de placas de aço produzidas pela ArcelorMittal unidade Pecém, instalada na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) Ceará. O volume representa um crescimento de 18,39% em relação ao recorde anterior, registrado em janeiro de 2023, com 327.466 toneladas.
De acordo com o presidente do Complexo do Pecém, Max Quintino, o resultado consolida o terminal portuário como um dos mais dinâmicos e eficientes do país. “Esse resultado demonstra nossa capacidade operacional em atender demandas logísticas de grande escala com eficiência, além de reforçar a integração estratégica entre o Porto do Pecém e a ArcelorMittal Pecém, consolidando nossa relevância no cenário mundial de exportação”, afirmou.
O embarque das placas de aço foi realizado por meio de 10 navios com destinos a países como Estados Unidos, França, Polônia, Alemanha, Itália, além de estados brasileiros (Praia Mole/ES e Piaçaguera/SP). As placas, que são a principal carga de exportação do terminal, chegam ao porto por transporte rodoviário.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Até maio, já foram embarcadas 1.232.245 toneladas de placas de aço no Porto do Pecém. Para o diretor de Operações do Complexo do Pecém, Roberto de Castro, o desempenho é reflexo do planejamento e da gestão portuária de excelência. “A marca histórica de 387 mil toneladas embarcadas em um único mês é resultado direto de planejamento operacional, sinergia com nossos parceiros e excelência na gestão portuária.”
O diretor operacional da ArcelorMittal unidade Pecém, Kleber Beraldo, destacou a importância da parceria com o Porto do Pecém: “A gente está sempre em busca de entregar o melhor produto aos nossos clientes e parte da qualidade dessa entrega é fruto de uma estreita, ética e profissional relação com o Porto do Pecém”.
Leia também | Casamento coletivo das Noivas de Santo Antônio de Barbalha celebra amor no dia 8 de junho