logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
No Clima da Caatinga: Projeto realiza plantio de 5 mil mudas na Reserva Natural Serra das Almas, no Ceará
Meio Ambiente Caatinga: Importância do único bioma exclusivamente Brasileiro para o clima e biodiversidade
18/03/2025
Arquitetura: CASACOR Ceará 2025: Lançamento oficial e palestra "Semear Sonhos" com Pedro Ariel
Arquitetura CASACOR Ceará 2025: Lançamento oficial e palestra “Semear Sonhos” com Pedro Ariel
18/03/2025
Exibir tudo

Saúde Inédito no país, ambulatório do Complexo Hospitalar da UFC oferece atendimento gratuito a pacientes com doenças raras  O ambulatório foi criado em 2023, no Hospital Universitário Walter Cantídio, e funciona em parceria com o projeto de extensão RespLar

Inédito no país, ambulatório do Complexo Hospitalar da UFC oferece atendimento gratuito a pacientes com doenças raras

Diagnosticado em 2024 com esclerose lateral amiotrófica (ELA), Ademir Melo, 51 anos, é acompanhado pela equipe do ambulatório. Foto: divulgação

Promover qualidade de vida a pacientes com doenças raras e fornecer orientações aos seus familiares é o objetivo do ambulatório de assistência ventilatória, serviço gratuito disponível no Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC). Integrando as atividades de assistência, ensino e pesquisa, a estrutura é um modelo inédito no país no atendimento a pessoas com doenças neuromusculares e insuficiência respiratória crônica que necessitam de suporte ventilatório.  

O ambulatório foi criado em 2023, no Hospital Universitário Walter Cantídio, e funciona em parceria com o projeto de extensão RespLar, coordenado pela professora Camila Leite, do curso de Fisioterapia da UFC. Conta ainda com o apoio do Laboratório da Respiração (RespLab), coordenado pelo professor Marcelo Alcântara, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas e do Departamento de Medicina Clínica da UFC. Com uma equipe formada por pneumologistas e fisioterapeutas, a iniciativa realizou até hoje mais de 250 atendimentos. 

“Somos pioneiros no acompanhamento desse perfil de pacientes, sendo o único do Brasil a atender toda essa gama de doenças –  insuficiência respiratória crônica e doenças neuromusculares, como esclerose lateral amiotrófica, distrofia de Duchenne, atrofia muscular espinhal, cifoescoliose, bronquiectasias, entre outras. Não existe uma proposta de cura para esse tipo de paciente, mas um acompanhamento para controle de sintomas e aumento de sobrevida”, explica a pneumologista Isabella Matos. 

As consultas acontecem às segundas-feiras à tarde, na Ilha da Pneumologia do HUWC, e os pacientes são avaliados quanto à sua capacidade respiratória, bem como orientados sobre o uso de equipamentos de ventilação mecânica e ajustes finos desse suporte. Os familiares e acompanhantes também são contemplados no serviço, recebendo informações sobre práticas de cuidado. A ideia é evitar agravamentos de quadros e recorrência nas internações dos assistidos. 

“Esse ambulatório trabalha com ajustes e acompanhamento do suporte ventilatório, tanto de forma preventiva quanto de recuperação. O objetivo é evitar as reinternações, porque esse paciente crônico vira uma porta giratória no hospital, entrando e saindo várias vezes. Diminuindo essas exacerbações, reduzo as entradas do paciente na emergência”, detalha a fisioterapeuta Betina Tomaz. 

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Além dos ganhos para os pacientes, outra vantagem do serviço tem sido para a gestão hospitalar: estudos em saúde apontam que pacientes internados geram um custo 15 vezes maior do que os acompanhados do ponto de vista domiciliar. “Uma vez que a gente estimule mais esse tipo de atendimento de ambulatórios, vai ser uma economia gigantesca, sem falar do ponto de vista humano”, ressalta Isabella Matos. 

Para ser acompanhado pela equipe do ambulatório é necessário ter prontuário no HUWC e ser encaminhado pelo serviço de pneumologia ou de neurologia do hospital. No total, são três consultórios adaptados para pessoas com dificuldades de locomoção, e o atendimento é integrado, com médicos e fisioterapeutas avaliando o paciente simultaneamente. 

“Como são pacientes muito complexos e debilitados, muitos deles têm dificuldades até para falar, então o nosso atendimento é sempre feito de forma conjunta, fazendo alguns testes e medidas, para não fatigar tanto o paciente e ele já sair todo avaliado do ponto de vista multiprofissional”, detalha a pneumologista. 

Qualidade de vida

Diagnosticado em 2024 com esclerose lateral amiotrófica (ELA), Ademir Melo, 51 anos, é acompanhado pela equipe do ambulatório desde o ano passado. A cada três meses ele vai com a esposa ao serviço receber orientações e participar de treinamentos respiratórios. “Sem eles (equipe do ambulatório), ia ser pior pra mim. No começo eu não sabia o que tinha, o que deveria fazer, mas com eles acompanhando tem uma melhora, prolonga mais um pouco”, afirma.

Quem também viu mudanças na qualidade de vida foi a família de Raimundo Santos, 71 anos, que há cerca de 15 anos convive com uma bronquiectasia (destruição das paredes dos brônquios) como sequela de uma tuberculose, necessitando de uso constante de oxigênio. Acompanhando o pai em sua terceira consulta, Cátia Rodrigues avaliou como positivo o serviço do ambulatório.  “Desde o tempo que ele começou a tratar aqui que melhorou bastante. O serviço é maravilhoso, gosto muito do atendimento, pois eles explicam bem, não tenho o que reclamar”, declara. 

Por Agência UFC

Leia também| 10 alimentos que garantem energia e disposição para o seu dia

Bem-estar 10 alimentos que garantem energia e disposição para o seu dia
Compartilhar

Artigos Relacionados

Tênis: João Fonseca enfrenta Jessica Pegula, a “tenista mais rica do mundo”, em duelo especial em Miami

Confronto reúne estrelas do tênis e desperta atenção pela história de Jessica Pegula | Foto: Al Bello/Getty Images

08/12/2025

Tênis: João Fonseca enfrenta Jessica Pegula, a “tenista mais rica do mundo”, em duelo especial em Miami Brasileiro disputará partida de duplas mistas ao lado de Amanda Anisimova contra Carlos Alcaraz e Jessica Pegula, herdeira de um dos maiores impérios esportivos dos EUA


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Destinos Turísticos
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia Educação Esporte Estados Unidos evento Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Pesquisa Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Projeto Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 08/12/2025

    Preços Altos na Ceia de Natal em 2025 - Tigneds Comentado em Economia: Ceia de Natal 2025: veja o que ficou mais caro e o que ficou mais barato neste fim de ano

  • 08/12/2025

    Preços da Ceia de Natal Disparam em 2025 - Comentado em Economia: Ceia de Natal 2025: veja o que ficou mais caro e o que ficou mais barato neste fim de ano

  • 08/12/2025

    Copa Sul-Americana 2025: Times brasileiros garantidos, 8 de dezembro de 2025, Copa Sul-Americana 2025 - Meus Conteúdos Comentado em Futebol: Brasileirão 2025 define classificados para Libertadores, Sul-Americana e clubes rebaixados

  • 08/12/2025

    Crise no futebol e debates culturais marcam o cenário local, 8 de dezembro de 2025, Ceará - Meus Conteúdos Comentado em Política: Alece conquista Selo Diamante e entra no grupo das instituições mais transparentes do Brasil

  • 07/12/2025

    Norris, Verstappen e Piastri: o que cada piloto precisa para ser campeão da Fórmula 1, 7 de dezembro de 2025, Últimas Oscar Piastri #16h58 - Meus Conteúdos Comentado em Fórmula 1: Norris, Verstappen ou Piastri? Quem fica com o título da Fórmula 1 2025 no GP de Abu Dhabi

  • 07/12/2025

    Dua Lipa, Akon, Nelly Furtado e mais: os artistas internacionais que já cantaram no BBB, 7 de dezembro de 2025, Música - Meus Conteúdos Comentado em Show: Festival Choro Jazz 2025 encerra programação neste domingo com shows de Luizinho Calixto, Instrumental Picumã e Suraras do Tapajós

Últimas Notícias

  • Tênis: João Fonseca enfrenta Jessica Pegula, a “tenista mais rica do mundo”, em duelo especial em Miami0
    Tênis: João Fonseca enfrenta Jessica Pegula, a “tenista mais rica do mundo”, em duelo especial em Miami Brasileiro disputará partida de duplas mistas ao lado de Amanda Anisimova contra Carlos Alcaraz e Jessica Pegula, herdeira de um dos maiores impérios esportivos dos EUA
    08/12/2025
  • Política: Celso Sabino é expulso do União Brasil após descumprir ordem para deixar governo Lula0
    Política: Celso Sabino é expulso do União Brasil após descumprir ordem para deixar governo Lula Ministro do Turismo ignorou determinação da sigla e permaneceu no governo; partido classificou atitude como infidelidade partidária
    08/12/2025
  • Segurança: Polícia prende suspeito de roubo de obras de arte na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo0
    Segurança: Polícia prende suspeito de roubo de obras de arte na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo Homem foi identificado por imagens de segurança; outro suspeito segue foragido após furto de gravuras de Portinari e Matisse
    08/12/2025
  • Futebol: Abel Ferreira coloca cargo à disposição após temporada sem títulos no Palmeiras0
    Futebol: Abel Ferreira coloca cargo à disposição após temporada sem títulos no Palmeiras Treinador revelou conversa decisiva com a presidente Leila Pereira e criticou narrativas sobre salários e premiações após o Verdão encerrar 2025 sem conquistas
    08/12/2025
  • Habilitação: Governo inicia novas regras para tirar CNH sem autoescola; aplicativo terá aulas gratuitas e renovação automática para “bom condutor0
    Habilitação: Governo inicia novas regras para tirar CNH sem autoescola; aplicativo terá aulas gratuitas e renovação automática para “bom condutor” Medida dispensa aulas obrigatórias em autoescola, reduz horas práticas e cria renovação automática e gratuita para motoristas sem infrações
    08/12/2025
  • Futebol: Brasileirão 2025 define classificados para Libertadores, Sul-Americana e clubes rebaixados1
    Futebol: Brasileirão 2025 define classificados para Libertadores, Sul-Americana e clubes rebaixados Flamengo confirma título e outras equipes garantem vagas em competições continentais; veja como ficou a classificação final
    08/12/2025
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas