Foto: divulgação
Os apreciadores de vinhos de baixa intervenção já podem comemorar. A Vinícola Miolo, do Vale dos Vinhedos, acaba de lançar o Miolo Wild Gamay Safra 2025, o primeiro tinto brasileiro da safra a chegar ao mercado. Elaborado sem adição de sulfitos (SO2), com fermentação espontânea e leveduras naturais da própria uva, o vinho segue o método ancestral de maceração carbônica de cachos inteiros, adotando a tradição dos Noveau franceses.
Conhecido como o emblemático ‘vinho da Páscoa’, o Miolo Wild Gamay representa a inovação e a expertise da vinícola em oferecer um produto alinhado às novas tendências de consumo. Lançado em 2020, o rótulo atende a um público que busca vinhos mais naturais, leves e descomplicados. Produzido na Campanha Gaúcha, mais precisamente em Candiota, o vinho utiliza clones franceses da uva Gamay (Frou e Bouze), destacando a diversidade e o potencial da região.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Além de ostentar o Selo da The Vegan Society como 100% vegano, o Miolo Wild Gamay também conquistou um feito inédito: foi o único Gamay fora da Europa premiado no Concours International du Gamay, em Lyon, França. Para Adriano Miolo, Diretor Superintendente do Miolo Wine Group, este vinho é um grande desafio técnico que comprova a capacidade da vinícola em produzir rótulos diferenciados em pequenos lotes.
Esta é a sexta safra do Miolo Wild Gamay, um rótulo que desde sua estreia tem conquistado consumidores que buscam experiências únicas no mundo dos vinhos. Com uma produção limitada a 40 mil garrafas, o vinho já está disponível na loja virtual da vinícola (www.loja.miolo.com.br) e pelo televendas (54) 9 9646-6550. Em breve, também poderá ser encontrado nos principais restaurantes e lojas especializadas do país.
O Miolo Wild Gamay Safra 2025 é elaborado com uvas Gamay cultivadas nos vinhedos do Seival, na Campanha Meridional, utilizando os clones franceses Gamay Frou e Gamay de Bouze. Seu processo de produção envolve maceração carbônica com cachos inteiros e fermentação com leveduras selvagens, resultando em um vinho límpido, de coloração rubi intensa com reflexos violáceos. Aromas frutados de morango, goiaba e maçã caramelada se destacam, enquanto na boca o vinho revela leveza, equilíbrio e frescor.
Ideal para ser apreciado entre 10°C e 12°C, combina perfeitamente com saladas, sopas, peixes, massas com molhos brancos, pizzas, carnes brancas e queijos de massa mole e semidura, como o Emmental.
Leia também | Tatiana Weston-Webb anuncia pausa no surfe para cuidar da saúde mental