logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Cidadania: Político não é senhor: é servidor do povo
Cidadania: Político não é senhor: é servidor do povo
22/08/2026
RH integrado à TI reduz riscos de ataques
Segurança: RH integrado à TI reduz riscos de ataques
22/08/2026
Exibir tudo

Educação: UFC cria jogo sobre Senado e democracia Projeto Ecos da Democracia terá investimento de R$ 562 mil e será voltado principalmente a estudantes do ensino médio

UFC cria jogo sobre Senado e democracia

A Universidade Federal do Ceará (UFC) desenvolverá o jogo digital Ecos da Democracia, que utilizará uma viagem no tempo para abordar a história do Senado, a democracia brasileira, a cidadania e a participação política. | Foto: divulgação As cúpulas abrigam os plenários da Câmara dos Deputados (côncava) e do Senado Federal (convexa), enquanto que nas duas torres - as mais altas de Brasília, com 100 metros - funcionam as áreas administrativas e técnicas que dão suporte ao trabalho legislativo diário das duas instituições. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

22 de agosto de 2026 – A Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Instituto UFC Virtual, desenvolverá o jogo digital Ecos da Democracia, projeto selecionado no edital Desafio de Inovação – Senado em Jogo Digital, promovido pelo Núcleo de Apoio à Inovação do Senado Federal.

A iniciativa será executada por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre a UFC e o Senado. O projeto terá duração prevista de 20 meses, investimento de R$ 562.391,40 e deverá ser concluído no primeiro semestre de 2028.

A proposta é utilizar uma experiência interativa para apresentar conteúdos relacionados à história do Senado Federal, à democracia brasileira, à cidadania e à participação popular na vida política do país.

Voltado principalmente para estudantes do ensino médio, o jogo será desenvolvido em formato multiplataforma, com possibilidade de utilização em computadores e dispositivos móveis.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Jogo terá viagem no tempo

A narrativa de Ecos da Democracia será construída a partir de uma viagem no tempo por diferentes períodos da história brasileira. A aventura terá como referências os anos de 1946 e 1988, além de um futuro imaginado em 3040.

Na história, acontecimentos do futuro provocam alterações na linha do tempo. O jogador deverá interagir com personagens de diferentes períodos históricos para investigar situações, reunir pistas, inspecionar objetos, combinar itens e solucionar quebra-cabeças.

O objetivo será identificar as inconsistências provocadas pelas alterações temporais e restabelecer a linha do tempo.

Ao todo, serão quatro missões organizadas de forma progressiva. Para avançar na aventura, o jogador precisará conhecer informações sobre a história do Senado e da democracia brasileira.

A dinâmica pretende combinar conteúdos históricos, curiosidades e informações sobre o funcionamento e a trajetória do Senado com atividades de exploração e resolução de problemas.

Projeto prevê recursos de acessibilidade

A acessibilidade digital será outro eixo do desenvolvimento do jogo. A equipe pretende incorporar soluções que ampliem as possibilidades de acesso por pessoas com deficiência, considerando esses requisitos desde a etapa de desenvolvimento até os testes da ferramenta.

O projeto também utilizará ferramentas de software livre e código aberto. A escolha busca contribuir para o uso eficiente dos recursos e permitir a customização das tecnologias empregadas na produção do jogo.

A iniciativa também está relacionada às discussões sobre autonomia tecnológica e soberania digital.

UFC reúne pesquisadores de três universidades

Além da UFC, participam do projeto pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A equipe conta atualmente com 17 integrantes, entre docentes, técnicos-administrativos e estudantes. Pela UFC, participam servidores vinculados ao Instituto UFC Virtual e ao curso de Sistemas e Mídias Digitais (SMD).

Também integram a equipe estudantes bolsistas de áreas como programação, game design, ilustração, acessibilidade e audiovisual.

Seminário apresentará resultados

Após a conclusão do desenvolvimento, está prevista a realização de um seminário aberto ao público para apresentar os resultados e os aprendizados obtidos durante a execução do projeto.

Além da criação do jogo, a iniciativa pretende contribuir para o debate sobre o uso de games na educação, acessibilidade digital, desenvolvimento tecnológico e utilização de ferramentas de código aberto em projetos acadêmicos.

Leia também | Sóbolo celebra 8 anos com receitas de afeto

Gastronomia: Sóbolo celebra 8 anos com receitas de afeto

Tags: UFC, Universidade Federal do Ceará, UFC Virtual, Senado Federal, Ecos da Democracia, jogo digital, democracia brasileira, história do Senado, educação, tecnologia, inovação, cidadania, participação popular, estudantes, ensino médio, game educativo, jogos digitais, acessibilidade digital, software livre, código aberto, soberania digital, autonomia tecnológica, UnB, Universidade de Brasília, UFF, Universidade Federal Fluminense, Sistemas e Mídias Digitais, game design, programação, ilustração, audiovisual, educação no Ceará, Fortaleza, Ceará, Portal Terra da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

Justiça: Moraes manda prender Eduardo Bolsonaro

Alexandre de Moraes determinou mandado de prisão contra Eduardo Bolsonaro e inclusão do nome do ex-deputado no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões | Fotos: reprodução

08/10/2026

Justiça: Moraes manda prender Eduardo Bolsonaro Ex-deputado foi condenado a 4 anos e 2 meses de prisão por coação no curso do processo


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade SÃO PAULO São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 08/10/2026

    Pele de Vidro: A Nova Tendência da Estética em 2026 Comentado em Beleza: “Pele de vidro” ganha força e valoriza qualidade da pele

  • 08/10/2026

    Rastreamento de câncer de mama: o que o não especialista precisa saber | FGMED - FGMED Comentado em Saúde: Outubro Rosa alerta para 3.250 casos de câncer de mama no Ceará

  • 07/10/2026

    Brasil reforça vigilância e vacinação contra o sarampo… Comentado em Saúde: Brasil reforça vigilância contra avanço do sarampo

  • 07/10/2026

    Reny Elisabeth Bulhoes Broggio Comentado em Economia: Governo bloqueia 13,2 mil sites de bets ilegais

  • 06/10/2026

    Fiscalização: Decon autua oito estabelecimentos no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Fiscalização: Decon autua oito estabelecimentos no Ceará

  • 06/10/2026

    Rafael Rafa Comentado em Justiça: Nunes Marques pode analisar soltura de Bolsonaro após eleição

Últimas Notícias

  • Justiça: Moraes manda prender Eduardo Bolsonaro0
    Justiça: Moraes manda prender Eduardo Bolsonaro Ex-deputado foi condenado a 4 anos e 2 meses de prisão por coação no curso do processo
    08/10/2026
  • PF e CGU investigam desvio de recursos da saúde0
    Operação: PF e CGU investigam desvio de recursos da saúde Ação cumpre prisões e buscas no Ceará e na Paraíba e mira grupo suspeito de corrupção e lavagem de dinheiro
    08/10/2026
  • Incêndio destrói laboratórios e pesquisas da UFPE0
    Educação: Incêndio destrói laboratórios e pesquisas da UFPE Fogo atingiu prédio no campus Recife e provocou prejuízo estimado em R$ 100 milhões em equipamentos
    08/10/2026
  • Anne Carson vence o Nobel de Literatura de 20260
    Cultura: Anne Carson vence o Nobel de Literatura de 2026 Escritora canadense foi anunciada pela Academia Sueca nesta quinta-feira (8) por sua obra inovadora em diálogo com a tradição clássica
    08/10/2026
  • Operação prende cinco suspeitos de grupo criminoso no CE0
    Segurança: Operação prende cinco suspeitos de grupo criminoso no CE FICCO/CE e Polícia Civil cumprem 13 mandados em investigação sobre tráfico de drogas e homicídios em Crateús e Fortaleza
    08/10/2026
  • Ataque russo a ônibus com civis mata 33 na Ucrânia0
    Guerra: Ataque russo a ônibus com civis mata 33 na Ucrânia Veículo foi atingido em Kramatorsk, cidade próxima à linha de frente; autoridades ucranianas afirmam que bombardeio foi deliberado contra civis
    08/10/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas