Nesta segunda-feira (16/12) o Sebrae/CE realizará duas ações de destaque voltadas para o incentivo ao Ecossistema de Inovação do Estado. A primeira, às 15 horas, quando o IFCE- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado e o Sebrae/CE, anunciarão a estruturação do Comitê das Redes dos Ecossistemas de Inovação do Estado. Em seguida será dado outro passo importante para o crescimento das startups e negócios digitais: a inauguração do Espaço Hubine- Hub de Inovação do Nordeste, do BNB, que vai funcionar no SebraeLab do Sebrae/CE, com foco na concessão de crédito.
Falando um pouco sobre o Comitê das Redes, enquanto as federações representam as comunidades de Startup, o Comitê das Redes dos Ecossistemas de Inovação do Ceará vai assegurar a representatividade de todos os reitores das universidades cearenses que passarão a compor o Colegiado.
O objetivo desse comitê é otimizar recursos, alinhar estratégias e maximizar os impactos das ações realizadas em todo o Ceará, criando um ambiente mais colaborativo e efetivo para a promoção da inovação.
A solenidade de implantação do Comitê contará com as presenças da Secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado– SECITECE, Sandra Monteiro, do Reitor do IFCE- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, José Wally Mendonça Menezes e do diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto e do articulador da Unidade de Gestão de Ambientes de Inovação, Herbart Melo.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Vale lembrar que as redes dos ecossistemas têm sido fundamentais para criar soluções inovadoras, estimular o empreendedorismo e fortalecer as capacidades locais, transformando desafios em oportunidades.
Já o Hubine do BNB foi criado com objetivo de incentivar o empreendedorismo inovador e facilitar a inovação na relação entre o Banco do Nordeste e as empresas virtuais da região, ajudando a fomentar o protagonismo criativo e inovador que a Região necessita para continuar avançando.
A atuação do Hubine estará focada em dois importantes pilares, que são o ecossistema de inovação e a gestão da inovação do Banco do Nordeste. Para o ecossistema de inovação, o foco é o desenvolvimento do empreendedor inovador, além do apoio às startups.
Ou seja, o Hubine do Banco do Nordeste vai atuar auxiliando aqueles que desejam ter um negócio próprio, ao mesmo tempo que vai influenciando a cultura da inovação, envolvendo o seu corpo funcional nestes processos, com o objetivo de impactar, positivamente, o segmento.
Leia também| Cansados de esperar, trabalhadores vendem processos trabalhistas