"Empatia e solidariedade: coragem para acreditar no amanhã", foi o tema da palestra de abertura do evento | Foto: CCSMI/UFC
Em transmissão realizada pelo canal do Conexão UFC no YouTube na manhã desta segunda-feira (25/10), foi aberta oficialmente a Semana do Servidor UFC 2021, evento promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) em alusão ao Dia do Servidor Público, comemorado no dia 28 de outubro.
Com apresentação da música “Jardim da fantasia (bem te vi)”, de Paulinho Pedra Azul, o coral do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP), regido pela maestrina Cléria Rocha e pelo maestro Orlando Leite, foi a atração cultural da cerimônia.
O grupo é formado por estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará, além de membros da comunidade externa.
O Coral do PAAP foi a atração cultural da abertura da Semana do Servidor UFC 2021 | Imagem: Viktor Braga/UFC
Em seguida, o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Marcus Vinícius Veras Machado, falou sobre o significado da Semana do Servidor. “Esse evento é o carro-chefe da nossa programação anual, sempre trabalhado com muita humanidade e cuidado por nossa equipe, com o objetivo de valorizar o compromisso do nosso corpo funcional, que é diretamente responsável por tornar a UFC uma referência nacional, conquistando e alcançando resultados positivos para a nossa sociedade”, apontou.
O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, destacou a ocasião para as comemorações pelo Dia do Servidor Público. “Esse momento é singularmente importante porque a nossa Universidade, a partir dos nossos servidores, deu uma demonstração de força, união, grandeza e solidariedade impressionantes durante a pandemia de covid-19″, salientou.
O gestor registrou ainda a produtividade intelectual e a empatia do corpo funcional da UFC durante a crise sanitária provocada pelo coronavírus. “Apesar de tudo que sofremos, a Universidade sai dessa tragédia humana mais forte e mais determinada graças a seus servidores. É muito justo que façamos hoje uma reverência a todos vocês pelo trabalho que desenvolvem. Deixo meu abraço, meu carinho e, sobretudo, minha admiração por tudo que têm feito pela UFC, pelo Ceará e pelo Brasil”, concluiu o Prof. Cândido Albuquerque.
Sob mediação da pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas, Telma Araújo, e da titular da Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho da PROGEP, Ana Paula Oliveira de Carvalho, a programação da abertura da Semana do Servidor UFC 2021 teve sequência com a palestra que traz o tema do evento: “Empatia e solidariedade: coragem para acreditar no amanhã”, que foi apresentada pelo médico sanitarista e ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.
RC destacou os aspectos de maior complexidade nas ações realizadas no âmbito do município de Fortaleza, para garantir atendimento à população ao tempo em que estava à frente da Prefeitura da Capital, com a primeira onda dos casos de Covid-19.
“Nós vivenciamos um drama mundial, com impacto muito forte na saúde física e mental da população em geral e com repercussão direta na saúde dos próprios profissionais que atuam no sistema de saúde. Foram momentos que exigiram decisões rápidas e eficientes para um problema de uma magnitude impensável até então”, afirmou Roberto Claudio, destacando que a pandemia trouxe uma prova incontestável da importância do sistema de saúde do País, o SUS.
O ex-prefeito também destacou o papel de manter as equipes de servidores municipais motivadas nas suas funções. “Nesses momentos de crise, há uma dimensão da humanidade que fala mais alto e dá sentido e propósito para nossa própria existência. Isso era fundamental, por exemplo, para as equipes de saúde, que corriam um risco enorme de ser contaminadas. É preciso ter estímulo, propósito, liderança, mas havia algo maior, que era um propósito de humanidade e solidariedade”, explicou.
Com Mestrado e PhD em Saúde Pública pela Universidade do Arizona (EUA), Roberto Claudio formou-se em Medicina na UFC e destacou as relações que tem com a instituição em que o pai dele foi Reitor em dois mandatos e o avô foi um dos fundadores. Ele também enfatizou o papel determinante das instituições científicas e de ensino superior no enfrentamento da pandemia.
“A Universidade caminhou de mãos dadas com os demais órgãos públicos. Num momento como esse, a ciência vira pauta popular e não há sociedade evoluída sem a centralidade das universidades. Sempre que a ciência e a educação são centrais nas sociedades, há um ganho civilizatório”, defendeu o ex-prefeito.
A transmissão completa da abertura da Semana do Servidor UFC 2021 está disponível no link abaixo:
Ainda nesta segunda-feira (25/10), a programação da semana tem como destaque, a partir das 16h, a segunda edição da série TAES na Pesquisa, que contará com apresentação da produção acadêmica de servidores técnico-administrativos da UFC. A ação será transmitida também pelo canal do projeto Plurissaberes no YouTube.
Na terça-feira (26/10), das 9h30min às 12h30min, a Tenda para Saúde será montada na Reitoria da UFC para vacinação contra a H1N1 e para as consultas médicas dos servidores dos campi de Fortaleza que aderiram aos Exames Periódicos 2021.
Na quarta-feira (27/10), às 14h, haverá certificação dos servidores docentes e técnico-administrativos com 10, 20, 30, 40 e 50 anos de trabalhos prestados à UFC. Na mesma ocasião, será lançado o Programa de Desenvolvimento de Gestores, iniciativa da PROGEP que vai ofertar trilhas de aprendizado e ciclos de palestra nas diversas competências necessárias para a formação permanente dos gestores lotados em unidades acadêmicas e administrativas da Universidade.
Servidores que tiveram textos selecionados no II Concurso Literário da Semana do Servidor UFC 2021, promovido em parceria com a Secretaria de Cultura da UFC (SECULT UFC), receberão os exemplares da coletânea Travessia – volume 2, na mesma solenidade.
Palestras, rodas de conversa, oficinas e workshops também estão previstos na programação do evento. Com temas como educação financeira; acessibilidade e inclusão; comportamento sustentável; linguagem simples; empreendedorismo; mulheres e trabalho; perdas e luto na literatura; diversidade sexual; letramento digital e inovação na gestão de equipes, as atividades procuram contemplar a diversidade do público do evento.
Leia também | Três UPAs em Fortaleza oferecem serviços odontológicos de urgência e emergência