logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Turismo de Observação: Começa a temporada de baleias no litoral brasileiro
Turismo de Observação Começa a temporada de baleias no litoral brasileiro
19/07/2021
Ordem de Serviço: Lagoa do Papicu receberá obras de urbanização
Ordem de ServiçoLagoa do Papicu receberá obras de urbanização
19/07/2021
Exibir tudo

Turismo no NordesteABIH prevê ocupação de 55% nos hotéis de Fortaleza, em julho

urismo no Nordeste: ABIH prevê ocupação de 55% nos hotéis de Fortaleza

Vista aérea da Beira Mar de Fortaleza, onde está localizada a maioria dos hotéis da capital cearense | Foto de drone: Alyson Pontes

A entidade que reúne empresários do setor hoteleiro estimam que o avanço da vacinação é responsável pela retomada

Os números mostram uma crescimento ainda lento, mas depois de mais de um ano difícil, sem negócios por causa da pandemia do novo Coronavírus, já são um alento para os empresários do setor hoteleira.

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) revelam que houve um incremento na ocupação de leitos nos últimos meses. Em junho, os hotéis de Fortaleza (CE) tiveram ocupação média de 43%. Em Recife (PE), chegou a 42%; 41% em Natal (RN) e 36% em Salvador (BA).

A expectativa para o mês de julho é um pouco melhor, em virtude das férias escolares. A ABIH projeta uma ocupação de 51% em Natal e de até 55% em Fortaleza.

A retomada não está restrita ao Nordeste, como mostra o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Comparando o mês de maio de 2020 com maio deste ano, o índice de volume de atividades turísticas no Brasil apresentou expansão de 102% em maio. Houve crescimento nas 12 unidades da Federação onde a pesquisa é realizada, com destaque para Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Os empresário do ramo de hotéis avaliam que o retorno da atividade é consequência do avanço da vacinação contra a Covid-19 e a consequente diminuição do número de casos e óbitos provocados pela doença.

“Com o andamento da vacinação, a gente entra novamente em um caminho de crescimento”, afirma o presidente da ABIH no Ceará, Regis Medeiros. Ele ressalta a recuperação lenta, mas consistente. “É mês a mês. Já temos sinais de um julho com ocupação bem melhor do que julho do ano passado. Teremos um agosto parecido com julho e um setembro com números crescentes.”

Leia também | Combate à Covid-19: Ceará vai receber novos lotes de vacinas

O avanço gradual é impulsionado pelo turismo de lazer, conforme explica Luciano Lopes, da Abih na Bahia. Destinos como Porto Seguro e Praia do Forte estão entre os mais procurados no estado. “Uma das primeiras demandas após o isolamento é o lazer. Por isso, há uma procura maior por resorts e os destinos de praia, principalmente entre as pessoas que já foram vacinadas”, afirma Lopes.

O Nordeste na vitrine do turismo nacional

Os destinos tradicionais do Turismo no Nordeste, com boa infraestrutura de hotéis, já sentem um certo alívio com a chegada de turistas de várias partes do Brasil.

Em Pernambuco, os hotéis das praias de Porto de Galinhas e dos Carneiros já vislumbram os 70% de ocupação, com lotação integral nos finais de semana. O vice-presidente da Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Praia dos Carneiros, Danilo Oliveira Lima, comemora: “Estamos com taxa de ocupação acima de 70% em julho e ainda não estamos nem na metade do mês”. Ele destaca que os finais de semana estão lotados até dezembro, considerando o período de sexta a domingo. O desafio é vender diárias para os dias de semana.

Em Pipa, principal destino turístico do Rio Grande do Norte, a divulgação de festas privadas de fim de ano já foi iniciada. Por lá, as atividades turísticas também estão voltando. A empresária Ludmila Abreu, dona de um dos maiores receptivos de passeios turísticos de Pipa, precisou demitir metade dos funcionários no ano passado. Agora, voltou a contratar: “O volume vem surpreendendo”, avalia. Ela ainda não recuperou o que perdeu no período sem atividades, mas aproveitou o tempo para rever processos, fechar contratos terceirizados e avaliar quais serviços valia a pena manter.

Em Maragogi, um dos locais mais procurados do litoral nordestino, em Alagoas, as piscinas naturais costumam ser um bom termômetro para medir a intensidade da atividade turística no local. Aos poucos, mesmo com o período chuvoso, o movimento dos catamarãs, que levam turistas para paisagens paradisíacas no meio do mar, tem aumentado. Assim como nos hotéis da região, as tarifas ainda são mais baixas do que os valores normais.

Leonardo Silva, que ganha a vida levando de buggy turistas para conhecer as paisagens mais bonitas das praias alagoanas, diz que precisou trabalhar com vendas de roupas em 2020. “Agora, voltei. Ainda não é como gostaríamos, mas, se a vacina funcionar mesmo, vou ter que colocar mais gente para trabalhar para mim”, brinca.

Leia também | Pessoas com mais de 45 anos podem ser vacinadas sem agendamento prévio

Cautela

Luciano Lopes, da Abih-BA, é cauteloso sobre a velocidade da retomada. Em sua avaliação, o setor de turismo só atingirá os índices de antes da pandemia no segundo semestre de 2022. E destaca que apenas o avanço da vacinação irá impulsionar o fluxo de turistas.
O retorno a um patamar pré-pandemia dependerá também da retomada do turismo de negócios e dos grandes eventos festivos.

O turismo de negócios, que costuma ser um alento para hotéis nos meses de baixa estação, ainda está praticamente parado: convenções e seminários presenciais estão suspensos, e parte das empresas ainda está em home office. No entanto, algumas capitais, como Recife e Fortaleza, já se preparam para receber as chamadas feiras de negócios. De 20 a 31 de julho, a capital pernambucana vai sediar uma feira de franquias com público reduzido. “O momento é muito desafiador. A gente organizou uma campanha para veicular no segundo semestre destacando a questão do turismo seguro”, diz a secretária de Turismo do Recife, Cacau de Paula.

Os eventos festivos, contudo, ainda estão suspensos em várias capitais. Mas prefeituras e governos estaduais já começam a se preparar para uma retomada gradual nos próximos meses. Em Salvador, a prefeitura prevê a retomada de evento festivos com público reduzido a partir de agosto. Um primeiro evento-teste foi marcado para 29 de julho, com público de 500 pessoas.

A realização de Réveillon e o Carnaval, entretanto, ainda é uma incógnita. “Países que tinham declarado a extinção da máscara precisaram voltar atrás. Então, prefiro aguardar para anunciar uma posição mais segura. É cedo para falar de Carnaval e de Réveillon”, disse o governador da Bahia, Rui Costa (PT). (Folhapress/O Otimista)

Leia também | Cinco países da Europa autorizam a entrada de brasileiros

Compartilhar

Artigos Relacionados

Estudo identifica possível complexo religioso subterrâneo no Egito

Pesquisadores identificaram vestígios de uma possível estrutura religiosa subterrânea na antiga cidade egípcia de Buto, no Delta do Nilo. | Foto: Springer Nature

06/11/2026

Arqueologia: Estudo identifica possível complexo religioso subterrâneo no Egito Pesquisa aponta que estrutura descoberta em Buto pode ter sido utilizada há mais de 2 mil anos


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 05/11/2026

    Extensão na Mídia – Pró-Reitoria de Extensão Comentado em Cultura: Labic Fortaleza abre inscrições para 30 projetos culturais com bolsa de R$ 1.000 e mentoria

  • 03/11/2026

    Acidente: Brasileira de 20 anos era copilota de jato – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Acidente: Brasileira de 20 anos era copilota de jato

  • 01/11/2026

    Economia: Mercado prevê inflação de até 6,1% em 2027 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Economia: Mercado prevê inflação de até 6,1% em 2027

  • 31/10/2026

    Moisés De Oliveira bueno Comentado em Tecnologia: Vivo lança internet via satélite em parceria com a Starlink

  • 29/10/2026

    Protetor Solar: Essencial na Prevenção do Envelhecimento Comentado em Saúde: Genética ou estilo de vida: o que acelera o envelhecimento da pele?

  • 27/10/2026

    Política: Trump autoriza entrada de Flávio nos EUA – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: Trump autoriza entrada de Flávio nos EUA

Últimas Notícias

  • Estudo identifica possível complexo religioso subterrâneo no Egito0
    Arqueologia: Estudo identifica possível complexo religioso subterrâneo no Egito Pesquisa aponta que estrutura descoberta em Buto pode ter sido utilizada há mais de 2 mil anos
    06/11/2026
  • Nordeste mobiliza parlamentares por educação antirracista0
    Educação: Nordeste mobiliza parlamentares por educação antirracista Campanha Maré de PLs incentiva projetos de lei para prevenir o racismo nas escolas
    06/11/2026
  • Pronunciamentos na Alece crescem 55% após nova regra0
    Política: Pronunciamentos na Alece crescem 55% após nova regra Mudança no Regimento Interno ampliou o acesso dos deputados à tribuna
    06/11/2026
  • Enem 2026 terá 90 questões e redação no primeiro dia0
    Educação: Enem 2026 terá 90 questões e redação no primeiro dia Mais de 5 milhões de candidatos farão o exame neste domingo (8); prova terá duração de 5h30, com questões de linguagens e ciências humanas
    06/11/2026
  • Paraguai retoma julgamento de impeachment de Peña nesta sexta0
    Política Internacional: Paraguai retoma julgamento de impeachment de Peña nesta sexta Defesa do presidente será apresentada ao Senado; para afastá-lo definitivamente, são necessários pelo menos 30 votos dos 45 senadores
    06/11/2026
  • Ameaças de bomba afetam voos comerciais na Europa0
    Internacional: Ameaças de bomba afetam voos comerciais na Europa Pelo menos 13 voos foram afetados nesta quinta-feira (5), com pousos de emergência e mudanças de rota
    05/11/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas