logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
TSE julga regras para uso de deepfake nas eleições
Eleitoral: TSE julga regras para uso de deepfake nas eleições
01/09/2026
Bolsa Família fica sem reajuste previsto para 2027
Economia: Bolsa Família fica sem reajuste previsto para 2027
01/09/2026
Exibir tudo

Saúde: Tecnologia amplia precisão na recuperação pela fisioterapia Equipamentos como dinamômetro e sistema de crioterapia ajudam a avaliar evolução e individualizar tratamentos para lesões e pós-operatórios

Tecnologia amplia precisão na recuperação pela fisioterapia

A avaliação clínica continua sendo fundamental para definir as estratégias mais adequadas para cada paciente. | Foto: divulgação

01 de setembro de 2026 – A tecnologia vem ganhando espaço na fisioterapia, principalmente em tratamentos voltados à recuperação de lesões, pós-operatórios e condições traumato-ortopédicas. Equipamentos e recursos tecnológicos permitem obter dados mais precisos sobre o desempenho do paciente, acompanhar a evolução durante as sessões e ajustar as estratégias de reabilitação de acordo com as necessidades identificadas.

No Instituto Movis, em Fortaleza, equipamentos como o dinamômetro e o Game Ready integram a estrutura destinada à fisioterapia traumato-ortopédica. O dinamômetro possibilita medir objetivamente a força muscular, contribuindo para a avaliação funcional e o acompanhamento da evolução do paciente.

Já o Game Ready combina crioterapia e compressão, recursos utilizados no processo de recuperação, principalmente em situações que envolvem dor, edema e recuperação após atividades físicas.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Tecnologia complementa avaliação profissional

Para a fisioterapeuta e sócia do Instituto Movis, Nívia Paula, a tecnologia deve ser utilizada como complemento à avaliação clínica e não substituir a análise individualizada.

“A tecnologia nos oferece dados que ajudam a tornar a avaliação mais objetiva e permitem acompanhar a evolução de forma mais precisa. A partir dessas informações, conseguimos identificar necessidades específicas e ajustar o tratamento ao longo do processo. O equipamento é uma ferramenta que complementa o conhecimento e a avaliação do fisioterapeuta”, destaca.

Na prática, os recursos tecnológicos podem ser utilizados em diferentes etapas da reabilitação. Em casos de lesões musculares, por exemplo, o acompanhamento da força pode ajudar a identificar diferenças entre os membros e estabelecer parâmetros para a progressão dos exercícios.

Em pacientes que estão no período pós-operatório, avaliações realizadas de maneira periódica também podem auxiliar na identificação dos avanços e das limitações que ainda precisam ser trabalhadas ao longo do tratamento.

Recursos também são usados no recovery

A tecnologia também pode ser aplicada em protocolos de recovery, especialmente entre pessoas que praticam corrida, musculação e outras atividades esportivas.

O Game Ready combina compressão e crioterapia e pode ser utilizado para auxiliar no controle de sintomas associados ao esforço físico e ao processo de recuperação. A indicação, entretanto, deve levar em consideração a condição clínica, as características do paciente e os objetivos estabelecidos para o tratamento.

Segundo Nívia Paula, a individualização é fundamental para que os equipamentos sejam utilizados de forma adequada.

“Não existe um equipamento que, sozinho, determine o tratamento ou garanta uma recuperação mais rápida. É preciso avaliar o paciente, entender a origem da lesão, acompanhar a resposta ao tratamento e definir quando cada recurso pode ser utilizado. A tecnologia contribui para esse processo porque amplia as possibilidades de avaliação e intervenção, mas a conduta continua sendo individualizada”, explica.

Fisioterapia reúne diferentes tecnologias

Além do dinamômetro e do Game Ready, a fisioterapia traumato-ortopédica pode utilizar diferentes recursos, entre eles eletroterapia, ultrassom terapêutico, laserterapia, termoterapia e crioterapia.

A escolha de cada recurso depende da avaliação realizada pelo profissional, do diagnóstico, das características individuais e da fase de recuperação do paciente.

Para a fisioterapeuta, a evolução tecnológica não está relacionada somente à disponibilidade de equipamentos modernos, mas também à capacidade de utilizar as informações obtidas para orientar as decisões terapêuticas.

“A principal contribuição está na possibilidade de reunir informações, acompanhar resultados e tomar decisões terapêuticas com maior precisão. Para o paciente, isso representa um processo de reabilitação mais próximo de suas necessidades e objetivos”, reforça.

A integração entre avaliação clínica, acompanhamento dos resultados e uso adequado da tecnologia pode contribuir para uma abordagem mais individualizada da fisioterapia, respeitando o ritmo de recuperação e os objetivos de cada paciente.

Leia também | TSE julga regras para uso de deepfake nas eleições

Eleitoral: TSE julga regras para uso de deepfake nas eleições

Tags: fisioterapia, tecnologia na fisioterapia, fisioterapia traumato-ortopédica, recuperação de lesões, reabilitação, tratamento fisioterapêutico, saúde, tecnologia em saúde, fisioterapia esportiva, recovery, recuperação muscular, lesões musculares, pós-operatório, reabilitação pós-operatória, dinamômetro, força muscular, avaliação funcional, Game Ready, crioterapia, compressão, edema, dor muscular, atividade física, corrida, musculação, esportes, prevenção de lesões, tratamento de lesões, fisioterapeuta, avaliação clínica, reabilitação individualizada, fisioterapia em Fortaleza, saúde em Fortaleza, Instituto Movis, Ceará, Portal Terra da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

Ambiente: COP17 começa na Armênia e cobra metas globais

A COP17 da Biodiversidade será realizada de 19 a 30 de outubro, em Yerevan, na Armênia, reunindo delegações internacionais para avaliar a proteção dos ecossistemas e os avanços nas metas ambientais de 2030. Entre os desafios estão a conservação de espécies ameaçadas, o financiamento e a ampliação das áreas naturais protegidas | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

18/10/2026

Meio Ambiente: COP17 começa na Armênia e cobra metas globais Conferência das Nações Unidas reúne representantes de governos e organizações internacionais para avaliar os compromissos de proteção da biodiversidade até 2030; Brasil defenderá a conexão entre áreas naturais terrestres, aquáticas e marinhas


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade SÃO PAULO São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 18/10/2026

    Acidente: Filho do presidente da Fieam morre em SP – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Acidente: Filho do presidente da Fieam morre em SP

  • 17/10/2026

    Energia: ONS eleva previsão de demanda em outubro – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: ONS eleva previsão de demanda em outubro

  • 17/10/2026

    Justiça: COAPH destaca decisão sobre gestão interina – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: COAPH destaca decisão sobre gestão interina

  • 16/10/2026

    BNB terá US$ 67 milhões para reduzir “curtailment” – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Economia: BNB terá US$ 67 milhões para reduzir “curtailment”

  • 14/10/2026

    Cláudia Regina Rodrigues Matos Comentado em Cultura: EDISCA promove feira de mulheres empreendedoras

  • 13/10/2026

    Justiça: Fachin discute caso Master com diretor da PF – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Fachin discute caso Master com diretor da PF

Últimas Notícias

  • Ambiente: COP17 começa na Armênia e cobra metas globais0
    Meio Ambiente: COP17 começa na Armênia e cobra metas globais Conferência das Nações Unidas reúne representantes de governos e organizações internacionais para avaliar os compromissos de proteção da biodiversidade até 2030; Brasil defenderá a conexão entre áreas naturais terrestres, aquáticas e marinhas
    18/10/2026
  • Vaticano: Papa Leão XIV retoma orações após cirurgia0
    Vaticano: Papa Leão XIV retoma orações após cirurgia Pontífice apareceu na janela do Palácio Apostólico neste domingo (18), agradeceu aos fiéis e à equipe médica e anunciou retorno gradual às atividades após tratamento de câncer de pulmão
    18/10/2026
  • Ciência: Lança pode ter matado neandertal há 75 mil anos0
    Ciência: Lança pode ter matado neandertal há 75 mil anos Estudo publicado na revista Scientific Reports identifica perfuração no ombro de um neandertal encontrado no Iraque; descoberta apresenta evidências raras de possível violência, cuidados entre indivíduos e práticas funerárias no Paleolítico
    18/10/2026
  • História: Cera de abelha preserva retratos do Egito0
    História: Cera de abelha preserva retratos do Egito Técnica de pintura utilizada há quase 2 mil anos manteve cores e detalhes de retratos funerários; restauração de obra rara revela a sofisticação da arte no Egito sob domínio romano
    17/10/2026
  • Acidente: Filho do presidente da Fieam morre em SP1
    Acidente: Filho do presidente da Fieam morre em SP Empresário Victor Simões da Silva estava entre as duas vítimas da queda de um avião de pequeno porte em Orlândia, no interior paulista; despedida será realizada neste sábado (17), em Manaus, e investigação ficará a cargo da Força Aérea Brasileira
    17/10/2026
  • Meio Ambiente: Rio cria reserva marinha de 3 mil hectares0
    Meio Ambiente: Rio cria reserva marinha de 3 mil hectares Nova unidade de conservação, localizada entre Guaratiba e Recreio dos Bandeirantes, busca proteger espécies ameaçadas, preservar a pesca artesanal e incentivar o turismo sustentável
    17/10/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas