logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Ceará Conectado: Programa de internet gratuita em todos os municípios cearenses é aprovado
Ceará Conectado Programa de internet gratuita em todos os municípios cearenses é aprovado
19/08/2021
Pôr do Sol Fortaleza: Beatriz Bandeira e Allexandre Nunes unem-se a Felipe Adjafre neste domingo (22/08)
Pôr do Sol Fortaleza Beatriz Bandeira e Allexandre Nunes unem-se a Felipe Adjafre neste domingo (22/08)
20/08/2021
Exibir tudo

Monitor da Violência Número de mortes violentas cai 8% no primeiro semestre no Brasil Monitor da Violência do portal de notícias G1 mostra que o Ceará é destaque com queda de 28,8% nos homicídios

Monitor da Violência: Número de mortes violentas cai 8% no primeiro semestre, no país

Especialistas em segurança apontam que as operações que prenderam chefes das facções, a repressão da comunicação entre chefias nos presídios e nas ruas estão entre os motivos que explicam a redução da violência no Ceará | Foto: divulgação/Ascom SSPDS

O Monitor da Violência mostrou nesta sexta-feira (20/08) que o Brasil teve uma queda de 8% nos assassinatos no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2020. Nos seis primeiros meses deste ano, foram registradas 21.042 mortes violentas, contra 22.838 no primeiro semestre de 2020. Ou seja, 1.796 a menos.

O índice nacional de homicídios tem como base os dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal e contabiliza o número de mortes causadas por homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios (roubo seguido de morte) e lesões corporais seguidas de morte.

Os dados são compilados mês a mês. Segundo o levantamento, feito em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostra que no primeiro semestre de 2021, apenas janeiro teve um número maior no comparativo com 2020.

A redução no número de mortes intencionais ocorre após um 2020 violento, mesmo com a pandemia do novo coronavírus. No ano passado, o país teve uma alta nos assassinatos após dois anos consecutivos de queda.

Agora, apenas seis estados contabilizam uma alta: dois do Norte (Roraima e Amazonas) e quatro do Nordeste (Maranhão, Piauí, Paraíba e Bahia).

Ceará em destaque

Os dados do Monitor da Violência mostram que o Ceará figura hoje como o estado com a maior queda no Brasil (-28,8%). Especialistas ouvidos pelo G1 analisam que parte dessa queda pode ser explicada justamente por um 2020 atípico, marcado pelo motim dos policiais militares em fevereiro. Durante os 13 dias da greve policial, foram registrados 312 homicídios, 26 por dia, em média (mais de três vezes o registrado na média).

Assassinatos explodiram no Ceará em 2020 em razão do motim da polícia — Foto: Alex Gomes/O Povo/AFP/Arquivo
Assassinatos explodiram no Ceará em 2020 em razão do motim da polícia — Foto: Alex Gomes/O Povo/AFP/Arquivo

De acordo com a socióloga Ana Letícia Lins, da Rede de Observatórios da Segurança, é importante que, após um ano “caótico”, haja uma diminuição dos indicadores no Ceará. Mas ela alerta: “A gente tem que olhar para esse número com atenção. Temos tido situações que nos remontam à situação de conflito muito intenso, com a ocorrência de chacinas, por exemplo. E chamo a atenção para o caso de Caucaia, que despontou como o município mais violento do Brasil no Anuário Brasileiro de Segurança Pública”.

Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, que teve em 2020 uma taxa de 98,6 assassinatos a cada 100 mil habitantes, a maior do país, teve duas chacinas neste ano e se mantém na cobertura policial da mídia em função das disputas de facções criminosas.

O sociólogo Ricardo Moura, do Laboratório de Estudos da Violência, também foi ouvido pelo G1 e para ele alguns pontos ajudam a entender a mudança de cenário neste ano, como uma série de operações que prenderam chefes das facções, a repressão da comunicação entre chefias nos presídios e nas ruas e uma natural baixa após dois anos de conflito intenso promovido pelas facções.

Leia também | Programa de internet gratuita em todos os municípios cearenses é aprovado

Maiores altas: Roraima e Amazonas

Na contramão da maioria dos estados, Roraima e Amazonas aparecem com alta nos índices de violência. Um com 40,4% de aumento e o outro, com 35,6%.

No início do ano, por exemplo, uma série de crimes foi registrada pela polícia em Boa Vista. Em dois dias, quatro homens, sendo três venezuelanos, foram mortos a tiros.

Para a polícia, uma das explicações é a disputa de território pelo tráfico de drogas por grupos de facções rivais. Ouvida pelo G1, Nannibia Cabral, mestre em segurança pública, direitos humanos e cidadania e pesquisadora da Universidade Estadual de Roraima, aponta que a alta está, de fato, atrelada a uma briga por espaço. “Novas facções venezuelanas têm se instalado com o processo migratório. Essa disputa por espaço, que fomenta a rivalidade, associada muitas vezes a dívidas dos traficantes, colabora sobremaneira para um aumento do número de homicídios dolosos.

“O estado tem investido, intensificando a fiscalização na entrada e na saída das rodovias, mas apenas medidas como essa não são suficientes para diminuir a criminalidade. É preciso haver a presença do Estado nas ruas e um maior investimento em concursos públicos para a polícia judiciária, que é quem investiga a atuação dessas organizações criminosas”, avalia.

Polícias Militar e Civil fazem, junto com o Detran, operação, batizada de Sicarius, contra o crime organizado em Roraima em 2021 — Foto: Divulgação/Governo de Roraima
Polícias Militar e Civil fazem, junto com o Detran, operação contra o crime organizado em Roraima em 2021 | Foto: Divulgação/Governo de Roraima

No Amazonas, a Secretaria da Segurança Pública também credita o aumento da violência ao tráfico. Segundo a pasta, 80% dos homicídios no estado são consequência da disputa pelo mercado de drogas.

Messi Elmer Castro, mestre em segurança pública, cidadania e direitos humanos pela Universidade do Estado do Amazonas, disse ao G1 que o problema está no combate aos crimes violentos, que não é feito da forma adequada.

“A violência urbana é um problema complexo que engloba diversos fatores para que a gente possa enfrentá-la de modo adequado”, diz. “Há, sim, uma relação muito direta com o enfrentamento das drogas ilícitas. Por isso, é importante que haja uma política sobre as drogas, que possa fazer frente ao modo de tratamento que a gente tem hoje. Enfrentando, com racionalidade, com inteligência, o problema.”

Segundo ele, a população mais vulnerável é hoje a mais impactada por essa dinâmica criminal. “As pessoas mais vulneráveis ficam à margem dos grupos organizados, que exploram esse tipo de atividade. A proposta contemporânea a respeito desse tema é que se tenha uma nova proposta de política criminal sobre as drogas ilícitas, seja no âmbito federal ou na redefinição da jurisprudência.

Em Manaus, disputa pelo mercado de drogas é uma das causas da alta da violência e população vulnerável é a mais impactada, segundo autoridades e especialistas — Foto: Patrick Marques/G1 AM
Em Manaus, disputa pelo mercado de drogas é uma das causas da alta da violência e população vulnerável é a mais impactada | Foto: Patrick Marques/G1 AM

Repercussão

Para Bruno Paes Manso, do NEV-USP, o balanço da variação dos homicídios no Brasil no primeiro semestre de 2021 traz alguns motivos para comemoração e outros de preocupação.

“A queda de 8% é importante, com destaque para o estado do Ceará, que em 2020 tinha liderado o crescimento de mortes intencionais violentas. Neste semestre, foi o que mais reduziu entre as 27 unidades da federação. Houve queda em 21 estados do Brasil, enquanto seis registraram aumentos. Difícil apontar as causas no calor dos fatos, mas a força da pandemia em todo o semestre e o distanciamento social podem ter contribuído para a redução de conflitos nas ruas”, diz.

“Os motivos para o alerta vêm da região Norte. Roraima (40%) e Amazonas (36%) ficaram nos primeiros lugares entre os que mais cresceram, justamente estados onde os conflitos em áreas indígenas foram mais intensos, com suspeita de participação do crime organizado na invasão de terras.

Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, afirma que é preciso destinar esforços para a contenção da violência letal na região, que está associada à atuação de organizações criminosas que migraram do Sudeste e passaram a brigar com facções locais. “Ou seja, o problema é nacional.”

Além disso, ela chama a atenção para o arrefecimento do ritmo de queda nos últimos três meses. “Os homicídios ficaram muito elevados no 1º trimestre de 2020 por conta do motim da PM no Ceará, o que fez explodir os assassinatos no estado e aumentar o número nacional”, diz. Em maio e junho de 2020 e 2021, por exemplo, os números de crimes violentos são muito próximos.

Samira também diz que houve uma tendência de queda nos homicídios nos períodos em que o isolamento foi mais rígido.

Compartilhar

Artigos Relacionados

TSE suspende novas filiações após fraude em sistema

Sede do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, onde foi determinada a suspensão temporária do processamento de novas filiações partidárias. | Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

14/08/2026

Política: TSE suspende novas filiações após fraude em sistema Tribunal interrompe temporariamente registros no Filia após inclusão indevida de Flávio Bolsonaro no partido Missão


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 13/08/2026

    Infarto e AVC crescem entre adultos jovens no Brasil - Portuguese.HCNTimes.com Comentado em Saúde: Infarto e AVC crescem entre adultos jovens no Brasil

  • 13/08/2026

    Fortaleza terá Fenacce 2026 e Copa Brasil de Vela de Praia em agenda de eventos – Agora em Fortaleza Comentado em Fenacce: Ceará lança edição 2026 em Fortaleza

  • 12/08/2026

    Política: Alece aprova projetos do MPCE e do Executivo – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: Alece aprova projetos do MPCE e do Executivo

  • 11/08/2026

    Segurança: Operação mira grupo suspeito de interferir em eleições – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: Operação mira grupo suspeito de interferir em eleições

  • 07/08/2026

    Pais inspiram hábitos saudáveis desde a infância - Portuguese.HCNTimes.com Comentado em Saúde: Pais inspiram hábitos saudáveis para os filhos

  • 07/08/2026

    Justiça: PF indicia 16 por tragédia com avião da Voepass – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: PF indicia 16 por tragédia com avião da Voepass

Últimas Notícias

  • TSE suspende novas filiações após fraude em sistema0
    Política: TSE suspende novas filiações após fraude em sistema Tribunal interrompe temporariamente registros no Filia após inclusão indevida de Flávio Bolsonaro no partido Missão
    14/08/2026
  • ACL celebra 132 anos com homenagem a Fortaleza0
    Cultura: ACL celebra 132 anos com homenagem a Fortaleza Projeto reúne exposição, palestras, prêmio literário e livro comemorativo para marcar os 300 anos da Capital cearense
    14/08/2026
  • Ministério visita carretas de atendimento no Ceará0
    Saúde: Ministério da Saúde visita carretas de atendimento no Ceará Representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Ceará acompanham serviços de exames de imagem e oftalmologia em Jaguaruana e Limoeiro do Norte
    14/08/2026
  • Shopping Aldeota celebra Dia dos Pais com experiências0
    Eventos: Shopping Aldeota celebra Dia dos Pais com experiências Evento reuniu clientes e convidados em uma noite com vinhos, gastronomia, música e arte, promovendo momentos de conexão e confraternização
    13/08/2026
  • Novas regras reduzem espera para doar sangue0
    Saúde: Novas regras reduzem espera para doar sangue Mudanças entram em vigor em outubro e também permitem que doadores regulares com mais de 70 anos continuem doando, se estiverem aptos
    13/08/2026
  • Infarto e AVC crescem entre adultos jovens no Brasil1
    Saúde: Infarto e AVC crescem entre adultos jovens no Brasil Especialistas alertam que mudanças no estilo de vida e prevenção precoce são essenciais para reduzir o avanço das doenças cardiovasculares
    13/08/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas