logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Anvisa discute com Pfizer estudos sobre aplicação da terceira dose
Combate à Covid Anvisa discute com Pfizer estudos sobre aplicação da terceira dose
19/08/2021
Monitor da Violência: Número de mortes violentas cai 8% no primeiro semestre, no país
Monitor da Violência Número de mortes violentas cai 8% no primeiro semestre no Brasil
20/08/2021
Exibir tudo

Ceará Conectado Programa de internet gratuita em todos os municípios cearenses é aprovado O programa ofertará sinal de internet de graça em espaços públicos

Ceará Conectado: Programa de internet gratuita em todos os municípios cearenses é aprovado

O projeto de lei segue agora para sanção do governador Camilo Santana | Foto: Thiara Montefusco/Governo do Ceará

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quinta-feira (19/08) a Mensagem encaminhada pelo Governo do Ceará instituindo o Programa Ceará Conectado. A medida vai democratizar o acesso da população de todos os municípios cearenses à internet gratuita em espaços públicos. Ao anunciar a proposta, na última semana, o governador Camilo Santana ressaltou que o Estado tem como estratégia transformar o Ceará em três importantes hubs: aéreo, portuário e tecnológico.

“Estamos vivendo um mundo de conectividade. O Ceará é o segundo ponto mais conectado do planeta. Os cabos de internet presentes no Brasil entram pelo Ceará”, afirmou Camilo Santana, acrescentando que o Estado tem realizado grandes investimentos em conectividade. “Hoje somos o estado com a maior rede de fibra ótica no Brasil, pública, construída pelo Governo do Estado”. ressaltou.

Atualmente, ainda de acordo com o governador, o Governo do Ceará oferece tabletes e notebooks aos professores e estudantes, além de internet nas escolas e o Cinturão Digital, maior rede pública de banda larga do Brasil com a qual a população cearense se beneficia com aplicações de telemedicina e educação a distância, por exemplo. “A partir do Cinturão Digital já existente pensamos na criação do programa Ceará Conectado que será o maior programa de acesso gratuito à internet”.

Na Mensagem enviada para apreciação dos deputados estaduais, o Governo do Ceará aponta que o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) está cada vez mais presente na sociedade. “Dispositivos móveis como smartphones e tablets facilitam a mobilidade urbana, a comunicação entre indivíduos e o acesso a diversos serviços públicos”, diz a Mensagem onde consta que para efeitos da lei são considerados espaços públicos aqueles em que há livre circulação de pessoas, assim especificado em decreto. A rede gratuita servirá às prefeituras, escolas, órgãos municipais e população em geral.

O projeto de lei segue agora da Assembleia Legislativa para o gabinete do governador Camilo Santana, onde deverá ser sancionado.

Leia também | Opinião: Qual é o seu lugar?

Compartilhar

Artigos Relacionados

Acidente: Ônibus colide com caminhão na CE-040 em Cascavel

Acidente entre ônibus e caminhão interdita trecho da CE-040 em Cascavel | Foto: redes sociais/Portal Terra da Luz

29/04/2026

Acidente: Ônibus colide com caminhão na CE-040 em Cascavel Batida deixou feridos e interditou rodovia


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

Últimas Notícias

  • Acidente: Ônibus colide com caminhão na CE-040 em Cascavel0
    Acidente: Ônibus colide com caminhão na CE-040 em Cascavel Batida deixou feridos e interditou rodovia
    29/04/2026
  • Meio Ambiente: Dia da Caatinga destaca conservação no Ceará0
    Meio Ambiente: Dia da Caatinga destaca conservação no Ceará Parque Arvorar abriga aves e reforça preservação
    28/04/2026
  • Operação: PF investiga corrupção no Porto do Rio0
    Operação: PF investiga corrupção no Porto do Rio Auditores e analistas são afastados por suspeita de esquema
    28/04/2026
  • Segurança: PF faz operação nacional contra abuso infantil0
    Segurança: PF faz operação nacional contra abuso infantil Ação ocorre em 27 estados e integra investigação internacional
    28/04/2026
  • Fé: CE inaugura santuário da Menina Benigna no Cariri0
    Fé: CE inaugura santuário da Menina Benigna no Cariri Complexo religioso fortalece turismo e devoção na região
    27/04/2026
  • Cultura: Unimed inaugura mural pelos 300 anos de Fortaleza0
    Cultura: Unimed inaugura mural pelos 300 anos de Fortaleza Obra celebra identidade local e reforça vínculo com a cidade
    27/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas