Os moradores do bairro Cidade 2000, em Fortaleza, receberam a 87ª Areninha instalada na Capital. O novo equipamento, implantado por meio do programa Juntos por Fortaleza, foi entregue pelo governador Camilo Santana e pelo prefeito José Sarto, nesta sexta-feira (3/9)
Como as demais areninhas já entregues no Ceará, a do bairro Cidade 2000, em Fortaleza, é um equipamento multifuncional em campo de jogo society, com grama sintética. A área do campo é cercada por alambrados e rede de proteção, recebe acesso pavimentado e torres de iluminação. Para os atletas são oferecidos vestiários com banheiros.
De acordo com o governador, a parceria entre Estado e prefeitura tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos fortalezenses, oportunizando espaços urbanizados e seguros para convivência, lazer e formação cidadã.
“É para vocês essa areninha, é para a comunidade. Cuidem muito dela, é um patrimônio de vocês. Foi feita com muito carinho para que vocês pudessem aproveitar esse espaço público”, declarou Camilo Santana, frisando que as areninhas compõem a maior política de esporte do País.
A Areninha da Cidade 2000 recebeu um investimento de R$ 1.365.901,25 na obra, que foi executada pelo Governo do Estado. A partir de agora, a prefeitura de Fortaleza, que fez a doação e indicação do terreno para a construção do campo, assume a gestão e manutenção do equipamento, com suporte da Secretaria de Esporte e Juventude (Sejuv).
“Esse é mais um equipamento que entregamos para Fortaleza. É um equipamento de inclusão social, que não mexe apenas com os desportistas, mas melhora todo o seu entorno. Tenho observado que no entorno das areninhas se estabelecem muitas conexões comerciais, é a pessoa que vem vender cachorro-quente ou água. Então, se estabelece um ciclo econômico, relativamente, importante”, destacou José Sarto.
A Areninha da Cidade 2000 foi construída dentro da poligonal do Parque Estadual do Cocó, já na área ampliada em junho último pelo governador Camilo Santana. Devem ser inauguradas, no total, 15 Areninhas em Unidades de Conservação estaduais, sendo 9 no Cocó, das quais 4 já foram entregues, e mais 5 que estão em construção.
Também já foram entregues areninhas na ARIE do Sítio Curió e na APA do Maranguapinho. “Faz parte do programa ambiental preservar a fauna, flora e o rio, criando instrumentos de esportes, lazer e cultura dentro do Parque, para que a população possa lutar pelo Parque a partir desse sentimento de pertencimento”, justificou o titular da Sema, Artur Bruno.
O Projeto Areninhas foi criado com o objetivo de oferecer equipamentos esportivos de qualidade para que a população possa, além de praticar atividade física, ter um espaço seguro de convivência, lazer e formação cidadã. Em todo o Ceará já foram entregues 225 equipamentos, todos com as mesmas características: grama sintética, iluminação, vestiários com banheiros, alambrados e redes de proteção.
O secretário da Sejuv, Rogério Pinheiro, citou os programas sociais inseridos nos equipamentos. “Esporte em 3 Tempos, Esporte Superação e Atleta Cidadão, que vêm gerando oportunidades e inclusão social à juventude de Fortaleza e do Estado do Ceará”.
Das 225 Areninhas em funcionamento, 138 foram construídas pelo governo estadual no Interior e outros 87 na Capital, por meio da parceria Juntos por Fortaleza, com a Prefeitura Municipal. Segundo o Governo do Está há outras 54 Areninhas em vias de serem inauguradas; mais 28 Areninhas já começaram a ser construídas e outras 300 estão em processo de licitação ou contratação.
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, registrou a importância das Areninhas para fortalecer o papel inclusivo do esporte. “O esporte, eu não tenho dúvida em dizer, que é a maior ferramenta de inclusão social”.
Leia também | Programe_CE: alunos irão aprender linguagem de programação em escolas estaduais