

Guilherme Boulos participa de audiência no Congresso sobre o fim da escala 6x1 e redução da jornada de trabalho. | Foto: Talisson Souza/SGPR
13 de maio de 2026 – O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, participa nesta quarta-feira (13) de audiência da comissão especial que discute o fim da escala de trabalho 6×1 no Brasil.
A presença do ministro ocorre em um momento decisivo dos trabalhos do colegiado, que deve receber o relatório final do deputado Leo Prates (Republicanos-BA) no dia 20 de maio.
A audiência estava prevista para ocorrer às 14h, mas pode ser remarcada para 16h30, segundo o presidente da comissão, deputado Alencar Santana (PT-SP), por ajustes de agenda.
Além de Boulos, também participam da sessão representantes de entidades ligadas à fiscalização trabalhista e estudos socioeconômicos, como o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho, Bob Evaristo Carvalho, e a diretora técnica do Dieese, Adriana Marcolino.
O fundador do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), Rick Azevedo, também foi convidado.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Boulos tem sido uma das principais vozes do governo nas discussões sobre a redução da jornada de trabalho. Na véspera da audiência, ele criticou o que classificou como resistência de setores empresariais.
“Existe um terrorismo econômico brutal nessa história”, afirmou o ministro ao defender o debate sobre o fim da escala 6×1.
Segundo ele, mudanças trabalhistas históricas também enfrentaram oposição, como a instituição do salário mínimo, das férias remuneradas e do 13º salário.
A comissão especial também recebeu nesta semana o ministro da Fazenda, Dario Durigan, que se posicionou contra propostas de compensação fiscal às empresas caso a escala 6×1 seja extinta.
Durigan afirmou que direitos trabalhistas foram conquistados sem contrapartidas fiscais ao setor empresarial.
Já representantes do setor produtivo defendem algum tipo de compensação, alegando possíveis impactos econômicos da mudança.
O relator Leo Prates deve apresentar seu parecer no dia 20 de maio. A comissão especial tem previsão de encerramento em 26 de maio.
Até lá, o colegiado ainda realiza audiências públicas e debates técnicos, incluindo um seminário previsto para esta quinta-feira (14) em São Paulo.
A discussão envolve duas propostas legislativas: uma de 2019, do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), e outra apresentada no ano passado pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP).
Ambas propõem a redução da jornada de trabalho sem redução salarial.
O texto já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e agora avança para análise de mérito na comissão especial.
Leia também | Explosão em SP expõe falhas no subsolo urbano
Tags: escala 6×1, jornada de trabalho, Guilherme Boulos, Câmara dos Deputados, Congresso Nacional, trabalho no Brasil, direitos trabalhistas, reforma trabalhista, Erika Hilton, Reginaldo Lopes, Leo Prates, política brasileira, Secretaria-Geral da Presidência, Portal Terra da Luz