Raissa Osório, analista da Gerência Executiva de Promoção Social do Departamento Executivo do SEST SENAT | Foto: divulgação
09 de junho de 2025 – Para fortalecer a rede de proteção de crianças e adolescentes no Nordeste, o SEST SENAT e a Childhood Brasil promovem, nesta terça-feira (10/06), o Encontro Regional do Projeto Proteção – Região Nordeste, em Fortaleza (CE). O evento reunirá órgãos públicos, entidades de direitos humanos e empresas de transporte para discutir estratégias de prevenção ao abuso e à exploração sexual, sobretudo em cenários de grandes eventos nacionais e internacionais.
A programação abordará como características regionais influenciam a vulnerabilidade infantil, os desafios do turismo e das violências transversais, além da importância dos canais de denúncia – como o Disque 100 – e da atuação integrada entre municípios, estados e setor de transportes.
Raissa Osório, analista da Gerência Executiva de Promoção Social do Departamento Executivo do SEST SENAT, fala sobre o histórico do Projeto Proteção e explica como vão funcionar os encontros regionais de 2025. “O SEST SENAT atua pelo enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes desde 2004. Com o Projeto Proteção, em parceria com a Childhood Brasil, a atuação passou a ser mais consistente tecnicamente, desde 2017. A partir do projeto, são realizadas ações de mobilização em prol da conscientização dos trabalhadores do transporte e de toda a sociedade pela proteção das crianças e dos adolescentes contra a exploração sexual e, até o momento, as discussões foram nacionais”, explica.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Estarão presentes representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), CMDCA, SDHDS, Delegacia Especializada do Ceará, Defensoria Pública, Secretaria da Saúde de Fortaleza e empresas de cargas e passageiros assistidas pelo SEST SENAT.
“Fortaleza desponta entre as capitais com maior fluxo de visitantes e histórico de enfrentamento à exploração sexual. É o local ideal para articular ações regionais antes de grandes eventos”, explica Eva Dengler, superintendente da Childhood Brasil.
Desde 2017, o Projeto Proteção, baseado no Projeto Mapear da PRF, já realizou 1,3 milhão de ações de conscientização em todo o país. Em 2025, cinco encontros regionais serão realizados; Belém abriu a série e Curitiba encerra em setembro.
Atualmente, 106 Unidades Operacionais do SEST SENAT desenvolvem as ações presenciais do Projeto Proteção e, até o ano de 2026, todas as mais de 160 Unidades Operacionais estarão capacitadas para falar sobre o tema e conduzir as ações do projeto.
A Childhood Brasil faz parte da World Childhood Foundation, organização sem fins lucrativos criada em 1999, por Sua Majestade Rainha Silvia da Suécia. É pioneira em inspirar, promover e desenvolver soluções para prevenir o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes no país. Foi reconhecida em 2021, 2022, 2023 e 2024 como uma das 100 Melhores ONGs do país. Para mais informações, acesse o site www.childhood.org.br.
Encontro Regional do Projeto Proteção – Região Nordeste
Local: Unidade Operacional do SEST SENAT em Fortaleza-CE (Rua Dona Leopoldina, nº 1050 – Centro)
Data: 10 de junho de 2025
Horário: das 8h às 13h
Leia também | Alvoar Lácteos é patrocinadora premium da 20ª Megaleite, maior feira da pecuária leiteira do Brasil