logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Empresas de ônibus vão ofertar 230 viagens extras para o Réveillon
Ano Novo Empresas de ônibus vão ofertar 230 viagens extras para o Réveillon
26/12/2024
Turistas brasileiros injetarão R$ 148 bi na economia durante o verão
Férias Turistas brasileiros injetarão R$ 148 bi na economia durante o verão
26/12/2024
Exibir tudo

Futebol Estêvão vai de promessa a realidade em 2024 e abre novo ano em alta Desempenho de jogador de 17 anos supera o de Neymar no Brasileiro 2009

Futebol: Estêvão vai de promessa a realidade em 2024 e abre novo ano em alta

Estevão, jogador do Palmeiras | Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Em dezembro de 2023, Estêvão era um adolescente de 16 anos que tinha acabado de disputar o primeiro jogo no time profissional do Palmeiras. Um ano depois, o garoto, ainda menor de idade, transformou-se no principal jogador do Verdão, virou o quinto atleta mais jovem a estrear na seleção principal (17 anos e 135 dias) e terminou o Campeonato Brasileiro eleito revelação e craque da competição na Bola de Prata, a mais tradicional premiação do futebol nacional – o que lhe rendeu o posto de Bola de Ouro mais precoce da história do evento.

Estêvão finalizou o Brasileirão com 13 gols e nove assistências. O alviverde foi vice-artilheiro da competição, atrás dos atacantes Yuri Alberto (Corinthians) e Alerrandro (Vitória), com 15 gols cada, além de ter sido o segundo com mais passes para gol, superado apenas pelo meia Rodrigo Garro (Corinthians), com dez.

Com 21 participações em bolas na rede em 31 jogos, Estêvão superou, por exemplo, o desempenho de Neymar no Brasileirão de 2009 – a primeira dele como profissional do Santos. Na ocasião, o hoje atacante do Al-Hilal, da Arábia Saudita, anotou dez tentos e deu seis passes para gols, em 33 partidas.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

“O Weverton [goleiro do Palmeiras] não gosta quando falo isso [risos], mas digo que estou no meu parque de diversões, onde sempre queria estar. Sou um moleque de 17 anos que somente quer jogar futebol, dar alegria à torcida palmeirense, à minha família”, declarou o jovem, durante a premiação do Bola de Prata.

O detalhe é que o Estêvão que inferniza os adversários pela direita do ataque do Palmeiras, levando a bola para finalizar ou cruzar com a perna esquerda, não é a melhor versão do jogador. Ou pelo menos é o que ele próprio avalia. Apesar de ter subido das categorias de base como ponta, o garoto costumava atuar como meio-campista.

“Fui me adequando como ponta no final da base, para fugir do contato e ter mais [disputas] um contra um. Ganhei espaço assim no Palmeiras, que tem vários outros jogadores que são meias, mas minha característica realmente é a de um meio-campista. É onde me sinto mais confortável. Daqui alguns anos, quero voltar para minha posição original”, projetou.

Estêvão _ palmeiras
Vice-artilheiro do Brasileirão com 13 gols – atrás apenas Yuri Alberto (Corinthians) e Alerrandro (Vitória), com 15 gols cada – Estêvão ainda prestou nove assistências na competição | Foto: Cesar Greco/Palmeiras/Direitos Reservados

Rumo ao Chelsea

O retorno à função de meia pode ser vestindo outra camisa. Em junho deste ano, Estêvão foi vendido ao Chelsea, da Inglaterra. Como pode se transferir para a Europa somente depois de completar 18 anos, ele segue no Verdão até, pelo menos, julho de 2025. Ou seja, o jovem deve se despedir do clube após a disputa do Mundial de Clubes, nos Estados Unidos.

No Chelsea, Estêvão terá o desafio de alcançar uma sequência que outras joias do futebol brasileiro não atingiram no clube. O volante Andrey Santos, ex-Vasco, sequer estreou pelos Blues (como é conhecido o time inglês) desde que foi contratado, no ano passado. Ao invés disso, foi emprestado ao próprio Cruzmaltino, ao também inglês Nottingham Forest (fez duas partidas) e ao francês Strasbourg (26 jogos e oito gols).

Ainda em 2023, os ingleses contrataram os atacantes Deivid Washington e Ângelo, que estavam no Santos. O primeiro fez somente três partidas no time principal e atuou principalmente na equipe sub-21 do Chelsea (39 jogos, 19 gols e sete assistências). Na temporada 2024/2025, ele não foi a campo. Já o segundo nunca jogou oficialmente nos Blues. Esteve emprestado ao Strasbourg (25 jogos, nenhum gol, três assistências) e, há três meses, foi vendido ao Al-Nassr, da Arábia Saudita.

“Fico muito feliz com a decisão de ir para o Chelsea. Junto da família e do meu estafe, foi a decisão certa a tomar, pelo planejamento que eles fizeram. Creio que, chegando lá, vou trabalhar para ganhar meu espaço, independentemente de quem esteja ali. Claro, será uma competição saudável, mas estarei ali sempre buscando jogar e ter oportunidades para me consolidar no time”, afirmou o meia-atacante.

Estêvão - seleção brasileira em set/2024
Em setembro, Estêvão teve sua primeira convocação na carreira para vestir a Amarelinha. Este ano ele chegou a atuar por 52 minutos pela seleção | Foto: Rafael Ribeiro/CBF/Direitos Reservados

Sequência na seleção

O que parece certo é que Estêvão terá sequência na seleção brasileira em 2025. Convocado pela primeira vez para os jogos de setembro, contra Equador e Paraguai, pelas eliminatórias da Copa do Mundo, e presente, também, na lista dos duelos ante Colômbia e Argentina, ele esteve em campo nos quatro compromissos, sempre saindo do banco. Ao todo, atuou por 52 minutos. E quem revelou o carinho do técnico Dorival Júnior com o meia-atacante foi o treinador pentacampeão mundial pelo Brasil, Luiz Felipe Scolari.

“Tenho conversado com o Dorival algumas vezes, com o Rodrigo Caetano [diretor de seleções da Confederação Brasileira de Futebol], sobre situações, amenidades. E uma das coisas que falam é que esse menino [Estêvão] chama atenção do Dorival, de quem trabalha na seleção, pela forma como se comporta, como jogador e pessoa”, disse Felipão, que também participou da cerimônia da Bola de Prata. “Conversando há pouco com o Estêvão, gostaríamos somente que ele faça, ou continue fazendo, aquilo que já faz pelo Palmeiras quando for para o Chelsea. Ousadia, drible, velocidade, vontade de jogar. Que ele continue assim”, finalizou o pentacampeão. 

Lincoln Chaves – Repórter da EBC

Leia também | Circo Celestia estreia em Fortaleza a partir de 1º de Janeiro

Diversão Circo Celestia estreia em Fortaleza a partir de 1º de Janeiro
Compartilhar

Artigos Relacionados

Jaques Wagner deixa liderança do governo

Senador Jaques Wagner anunciou a saída da liderança do governo no Senado após reunião com o presidente Lula no Palácio da Alvorada. | Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

25/06/2026

Política: Jaques Wagner deixa liderança do governo Senador afirma que saída foi acertada com o presidente Lula e diz que foco será provar inocência e disputar a reeleição


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 22/06/2026

    image to video ai Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

  • 20/06/2026

    leidenalva da Silva Pereira Comentado em Memorabilia Integrantes da Boyce Avenue assinam guitarras doadas ao Hard Rock Cafe Fortaleza

  • 20/06/2026

    Wimbledon: regras de etiqueta, famosos na torcida e os favoritos › Trending Top Comentado em Tênis: João Fonseca fica no top 25 do ranking da ATP

  • 18/06/2026

    Segurança: Operação investiga esquema bilionário de bets ilegais – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: Operação investiga esquema bilionário de bets ilegais

  • 18/06/2026

    Política: Motta nega irregularidade em operação de R$ 22 mi do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: Motta nega irregularidade em operação de R$ 22 mi do Master

  • 17/06/2026

    Energia: ONS prepara reservatórios para El Niño – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: ONS prepara reservatórios para El Niño

Últimas Notícias

  • Líderes prestam apoio à Venezuela após terremotos0
    Mundo: Líderes prestam apoio à Venezuela após terremotos Países de diferentes continentes oferecem ajuda humanitária após desastre que já deixou mais de 160 mortos e centenas de feridos
    25/06/2026
  • Jaques Wagner deixa liderança do governo0
    Política: Jaques Wagner deixa liderança do governo Senador afirma que saída foi acertada com o presidente Lula e diz que foco será provar inocência e disputar a reeleição
    25/06/2026
  • Terremotos na Venezuela deixam 32 mortos0
    Tragédia: Terremotos na Venezuela deixam 32 mortos Tremores de magnitudes 7,2 e 7,5 provocaram desabamentos em Caracas; número de vítimas pode aumentar, segundo autoridades
    25/06/2026
  • Segurança: Pax avança no Ceará sob questionamentos0
    Segurança: Pax avança no Ceará sob questionamentos Empresa testa sistema de videomonitoramento no Estado enquanto enfrenta investigações e suspensões envolvendo contratos em São Paulo, Paraná e Goiás
    24/06/2026
  • Asteroide gigante passará próximo da Terra no sábado0
    Espaço: Asteroide gigante passará próximo da Terra no sábado Corpo rochoso de até 1,6 quilômetro de diâmetro não representa risco de colisão e poderá ser observado com telescópios e binóculos potentes
    24/06/2026
  • Regional 7 recebe projeto Nossa Casa é de Todos0
    Cidadania: Regional 7 recebe projeto Nossa Casa é de Todos Sessão plenária itinerante da Câmara de Fortaleza acontece nesta quinta-feira e aproxima população dos debates legislativos
    24/06/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas