logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Choque de realidade: Brasil carece de projeto nacional
Opinião: Choque de realidade: Brasil carece de projeto nacional
04/06/2026
Saúde: Naumi Amorim deixa UTI após infarto
Saúde: Naumi Amorim deixa UTI após infarto
04/06/2026
Exibir tudo

Espaço: Nasa encerra missão MAVEN em Marte Sonda perdeu contato com a Terra após enviar último sinal em dezembro; agência também prepara avanços no telescópio Nancy Grace Roman

Espaço: Nasa encerra missão MAVEN em Marte

Nasa encerra oficialmente a missão MAVEN em Marte após meses sem contato com a sonda em órbita do planeta vermelho | Foto: divulgação/NASA

04 de junho de 2026 – A Nasa declarou oficialmente encerrada a missão MAVEN, sonda que estava em órbita de Marte e era responsável por estudar a atmosfera superior do planeta vermelho. A decisão foi anunciada após meses de tentativas sem sucesso para restabelecer contato com o equipamento.

A última comunicação da MAVEN ocorreu em 6 de dezembro, quando a sonda enviou um sinal para a Rede de Espaço Profundo da Nasa antes de se posicionar atrás de Marte durante sua órbita. Depois de uma oscilação anômala, o contato foi perdido e não pôde ser recuperado.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Missão ajudou a entender Marte

A MAVEN, sigla em inglês para Mars Atmosphere and Volatile Evolution, foi projetada para investigar como Marte perdeu grande parte de sua atmosfera ao longo do tempo. Os dados coletados pela sonda ajudaram cientistas a compreender melhor a evolução do planeta, sua história climática e as condições que podem ter existido no passado.

A missão também contribuiu para estudos sobre a interação entre o vento solar e a atmosfera marciana, fornecendo informações importantes para futuras explorações robóticas e humanas em Marte.

Com o encerramento oficial, a Nasa reconhece o fim de uma trajetória científica relevante para a compreensão do planeta vermelho.

Telescópio Roman avança

Apesar da perda da MAVEN, a semana também trouxe boas notícias para a astronomia. O Telescópio Espacial Nancy Grace Roman, uma das principais apostas da Nasa para a próxima geração de observações espaciais, passou pelas verificações finais de seu espelho primário.

A próxima etapa será o envio do equipamento para a Flórida, onde seguirá em preparação para o lançamento. A expectativa inicial era que a missão fosse lançada no início de setembro, mas novas informações indicam que o cronograma pode ser antecipado para o fim de agosto.

O telescópio Roman será usado para estudar energia escura, exoplanetas, estruturas cósmicas e grandes áreas do céu com alta precisão, ampliando a capacidade de observação científica da agência espacial norte-americana.

Semana teve meteorito e debate sobre 3I/ATLAS

Além das novidades envolvendo MAVEN e o Telescópio Roman, os últimos dias foram movimentados para a comunidade científica. Entre os destaques estão a identificação de um meteorito, registros de atividade estelar considerada surpreendente e novos esclarecimentos sobre o objeto interestelar 3I/ATLAS.

O Instituto SETI se pronunciou sobre o tema e descartou especulações de que o 3I/ATLAS pudesse ser uma espaçonave alienígena. A avaliação reforça a importância da análise científica diante de fenômenos espaciais que despertam grande curiosidade pública.

Exploração espacial segue em expansão

O encerramento da MAVEN marca o fim de uma missão importante, mas também evidencia a continuidade dos esforços internacionais para estudar o Sistema Solar, o universo e os fenômenos que cercam a Terra.

Com novas missões em preparação, avanços tecnológicos e descobertas constantes, a exploração espacial segue como uma das áreas mais dinâmicas da ciência contemporânea, aproximando a humanidade de respostas sobre a origem, a evolução e o futuro do cosmos.

Leia também | Brasil garante final em Roland Garros juvenil

Esporte: Brasil garante final em Roland Garros juvenil

Tags: Portal Terra Da Luz, Nasa, MAVEN, Marte, sonda MAVEN, planeta vermelho, exploração espacial, espaço, astronomia, ciência, Telescópio Espacial Nancy Grace Roman, telescópio Roman, Rede de Espaço Profundo, missão espacial, atmosfera de Marte, vento solar, Sistema Solar, meteorito, atividade estelar, SETI, 3I ATLAS, objeto interestelar, exoplanetas, energia escura, observação espacial, tecnologia espacial, pesquisa científica, agência espacial, universo, ciência e tecnologia, descobertas espaciais, Flórida, lançamento espacial

Compartilhar

Artigos Relacionados

EUA passam a tratar PCC e CV como terroristas a partir de hoje

Símbolos das forças de segurança e combate ao crime organizado ilustram debate sobre a nova classificação do PCC e do Comando Vermelho pelos Estados Unidos. | Foto: reprodução

05/06/2026

Segurança: EUA passam a tratar PCC e CV como terroristas a partir de hoje Classificação entra em vigor nesta sexta-feira e pode gerar impactos econômicos, diplomáticos e no compartilhamento de informações entre Brasil e Estados Unidos


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 04/06/2026

    Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme

  • 04/06/2026

    Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia Deputado questiona LRCap 2026, enquanto técnicos do setor defendem certame para evitar risco de apagões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia

  • 03/06/2026

    Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior

  • 03/06/2026

    DNE Diagnósticos é premiada por ações sustentáveis – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: DNE Diagnósticos é premiada por ações sustentáveis

  • 02/06/2026

    Artigo: Inovação patrimonial sem investimento inicial – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Artigo: Inovação patrimonial sem investimento inicial

  • 02/06/2026

    Fiscalização: Decon autua 28 estabelecimentos na Serra da Ibiapaba – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Fiscalização: Decon autua 28 estabelecimentos na Serra da Ibiapaba

Últimas Notícias

  • EUA passam a tratar PCC e CV como terroristas a partir de hoje0
    Segurança: EUA passam a tratar PCC e CV como terroristas a partir de hoje Classificação entra em vigor nesta sexta-feira e pode gerar impactos econômicos, diplomáticos e no compartilhamento de informações entre Brasil e Estados Unidos
    05/06/2026
  • Inscrições do Enem 2026 terminam nesta sexta0
    Educação: Inscrições do Enem 2026 terminam nesta sexta Candidatos devem se inscrever pela Página do Participante; prazo também vale para solicitações de atendimento especializado e nome social
    05/06/2026
  • Pneumo 20 chega ao SUS para ampliar proteção infantil0
    Saúde: Pneumo 20 chega ao SUS para ampliar proteção infantil Nova vacina contra doenças pneumocócicas começa a ser aplicada na segunda quinzena de junho e amplia cobertura contra pneumonia, meningite e outras infecções graves
    05/06/2026
  • Investigação: PF vê nova delação de Vorcaro mais completa0
    Investigação: PF vê nova delação de Vorcaro mais completa Defesa do ex-presidente do Banco Master apresentou nova proposta de colaboração premiada com mais nomes, datas e anexos
    04/06/2026
  • Justiça: Monique deixa prisão após perdão judicial0
    Justiça: Monique deixa prisão após perdão judicial Mãe de Henry Borel deixou penitenciária no Rio após decisão que afastou aplicação da pena; Jairinho foi condenado a mais de 43 anos
    04/06/2026
  • Saúde: Naumi Amorim deixa UTI após infarto0
    Saúde: Naumi Amorim deixa UTI após infarto Prefeito de Caucaia passou por cateterismo de urgência e implantação de stent; primeira-dama Érika Amorim divulgou vídeo para tranquilizar população
    04/06/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas