logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Qualificação: Observatório da Educação oferta de mil vagas de mestrado e doutorado para professores
Qualificação Observatório da Educação oferta de mil vagas de mestrado e doutorado para professores
25/10/2021
Concreto Blindado: Tecnologia usada no Pentágono e Jogos Olímpicos é adotada em obra do Hard Rock Hotel Fortaleza
Concreto Blindado Tecnologia usada no Pentágono e Jogos Olímpicos é adotada em obra do Hard Rock Hotel Fortaleza
25/10/2021
Exibir tudo

Cultura Produções cearenses estão em destaque na Mostra de Espetáculos do FAC Cena Ceará 2021 O Festival das Artes Cênicas será realizado entre os dias 27 e 31 de outubro com transmissão pelo YouTube

Cultura: Produções cearenses estão em destaque na Mostra de Espetáculos do FAC Cena Ceará 2021

A peça Das que Ousaram Desobedecer, produção da Cia Bravia, será o primeiro espetáculo da mostra | Foto: divulgação

O Festival das Artes Cênicas apresenta a Mostra de Espetáculos celebrando as produções cearenses no encerramento do ciclo de atividades iniciadas em 2020. As apresentações das 9 Cenas Curtas e dos 10 Espetáculos selecionados serão exibidas no canal do YouTube do Festival das Artes Cênicas e dos parceiros Porto Dragão e Dragão do Mar, entre os dias 27 e 31 de outubro, com exibições às 19h e às 21h e uma apresentação infantil às 15h. As transmissões serão comandadas por Patrícia Dawson, atriz, performer, apresentadora, artista multilinguagens, integrante do coletivo As Travestidas.

Para esta edição, o FAC Cena Ceará apresenta na programação um olhar para a produção cearense em Artes Cênicas, com estreias entre 2020 e 2021, considerando o contexto de pandemia que atravessa a criação da obra. A ideia principal do FAC, que apresenta as linguagens cênicas do Teatro, Circo e Dança, é dialogar e colaborar com a sustentabilidade dos grupos artísticos do Ceará.  A Convocatória da Mostra de Espetáculos do FAC Cena Ceará 2021 recebeu 102 inscrições, sendo 62 para mostra de espetáculos (destas, 48 de teatro, 8 de dança e 6 de circo), e 40 para cenas curtas, distribuídas em 14 de teatro, 6 performances, 7 de dança, 9 de circo e 4 de outras linguagens.

O festival contou com uma curadoria diversificada, que ponderou aspectos estéticos e a transversalidade de temas como representatividade e descentralização como critérios para a seleção. Na Comissão de Curadoria estão Ana Caroline, artista circense, piauiense radicada no Amapá, Rita Aquino, artista e educadora em Dança, carioca radicada na Bahia, e Dane de Jade, atriz-pesquisadora e arte educadora do Ceará. As curadoras analisaram as linguagens de Circo, Dança e Teatro, respectivamente. Todas as produções selecionadas são cearenses.

“A arte nos aponta um caminho de alegria e esperança em tempos embrutecidos, é um lume para enxergarmos possibilidades de reinvenção. Nos solidarizamos com quem perdeu entes queridos, artistas nos deixaram sem suas presenças, seja nos palcos, na televisão ou no cinema. A pandemia nos impôs cenários impossíveis de ignorar e queremos contribuir com o debate das realidades vividas pelo nosso povo, através da difusão das artes cênicas”, destaca Monique Cardoso, diretora do FAC. (Veja vídeo abaixo)

Após as exibições de cada espetáculo da Mostra, os grupos artísticos farão debates ao vivo perfil do Festival de Artes Cênicas, no Instagram. As conversas serão sobre a obra selecionada e o contexto no qual foi criada. Paralelo à Mostra, o FAC realiza atividades pedagógicas, através de mediação cultural em escolas livres de artes, realizando debates sobre cultura e produção artística, preparando a plateia jovem para assistir aos espetáculos.

A Mostra de Espetáculos FAC Cena Ceará 2021 conta com os patrocínios do Itaú e Instituto Aço Cearense e parcerias do Hub Cultural do Ceará, Centro Cultural Porto Dragão, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto Dragão do Mar, Secult Ceará e Governo do Estado do Ceará. A realização é da Ato Marketing Cultural, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. 

Leia também | Porto Dragão recebe remontagem do espetáculo “De Santiago do Chile, 1973”

Programação

25, 26 e 27/10 – 14h às 17h

Oficina Palhaçaria e Potência de vida, com Alysson Lemos, na Escola Nely Caula de Carvalho, Caucaia.

27/10 (quarta-feira)
19h 
– Abertura
Espetáculo: DAS QUE OUSARAM DESOBEDECER, Cia Bravia (@ciabravia), no canal do YouTube Porto Dragão.
21h – Cena Curta: LAVA, dePreto Produções (@depreto_artisticas)
Em seguida, espetáculo: LANÇA CABOCLA, Plataforma Lança Cabocla (@lanca_cabocla), no canal do YouTube Dragão do Mar.

  • Das que ousaram desobedecer
  • Lava
  • Lança Cabocla

28/10 (quinta-feira)
19h – Cena Curta: O SONHO, Para minhas filhas (@paraminhasfilhas_)
Em seguida, espetáculo: ARIADNE – CARTOGRAFIAS DE UM LABIRINTO, Cia Crisálida (@ciacrisalida), no canal do YouTube Porto Dragão.
21h – Cena Curta: EL SUDAKON: NA FAIXA, Coletivo Os Desconhecidos (@desconhecidos_ceara)
Em seguida, espetáculo: O ARREBATAMENTO, AS 10 Graças de Palhaçaria (@as10gracas), pelo YouTube do Dragão do Mar.

  • O sonho
  • Ariadne – Cartografias de um labirinto
  • El Sudakon: na Faixa
  • O arrebatamento

29/10 (sexta-feira)
15h – Cena Curta: SUSPIRO HALTEROFILISTA, Companhia Laguz (@laguzcirco)
Em seguida, espetáculo – GUERRA DE CUPCAKE, K’Os Coletivo (@kos.coletivo), no YouTube do Festival das Artes Cênicas.
19h – Cena Curta – AS PELES QUE HABITO, De Cleber Alves (@clebergestoalves)
Em seguida, espetáculo – ORALIDANÇAS: DIZERES DO CORPO EMERGENTE, Cia Balé Baião (@ciabalebaiao), no canal do YouTube Porto Dragão.

  • Suspiro Halterofilista
  • Guerra de cupcake
  • As peles que habito
  • Oralidanças: dizeres do corpo emergente

30/10 (sábado)
19h – Cena Curta: NUNCA VI NO MAR, Cambada de Teatro (@cambadadeteatro)
Em seguida, espetáculo: LASTÁ, Grupo Bricoleiros (@bricoleiros), no canal do YouTube Porto Dragão.
21h – Cena Curta: AUSÊNCIAS, Coletivo Atuantes em Cena (@coletivoatuantesemcena), às 21h, pelo YouTube do Dragão do Mar
Em seguida, espetáculo: O FANTÁSTICO CIRCO TEATRO DO ARTISTA DA FOME, Cangaias Coletivo (@cangaiascoletivoteatral), pelo YouTube do Dragão do Mar.

  • Nunca vi no mar
  • Lastá
  • Ausências
  • O fantástico circo teatro do artista da fome

31/10 (domingo)
19h – Cena Curta: CAMADAS, Danyllo Camilo (@danyllodc)
Em seguida, espetáculo: DELIRANTES E MALSÃS, No barraco da constância tem! (@barracons), no canal do Youtube Porto Dragão.
21h – Cena Curta:  NULONUNCA 2.ALGUMA COISA, Alysson Lemos (@alyssonlemos.bufo)
Em seguida, espetáculo: CORTE, Corte (@larissa.goes @priscila.smiths @andreiapirespeixes @geane.albuquerque @solmoufer), no canal do Youtube do Festival das Artes Cênicas.

  • Camadas
  • Delirantes e Malsãs
  • Nulonunca 2.alguma coisa
  • Corte

Após cada espetáculo será realizado um debate com integrantes do grupo e Monique Cardoso, no perfil do Festival de Artes Cênicas, no Instagram.

Serviço

Mostra de Espetáculos do Festival das Artes Cênicas Cena Ceará, espetáculos e cenas curtas em exibição entre os dias 27 e 31 de outubro, pelos canais do YouTube do Porto Dragão, do Dragão do Mar e do Festival das Artes Cênicas
Mais informações: @festivaldasartescenicas.  

Leia também | Cantor gospel André Santos é preso sob acusação de aplicar golpes em lojas de luxo, no DF


Compartilhar

Artigos Relacionados

Anvisa mantém suspensão parcial de produtos Ypê

Produtos da marca Ypê seguem sob monitoramento da Anvisa após fiscalização identificar irregularidades sanitárias em parte da produção. | Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

15/06/2026

Consumidor: Anvisa mantém suspensão parcial de produtos Ypê Agência libera parte dos lotes fabricados em 2026, mas mantém restrições para desinfetantes, detergentes e lava-roupas específicos


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 12/06/2026

    Negócios: Geopolítica desafia empresários no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: Geopolítica desafia empresários no Ceará

  • 07/06/2026

    Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master

  • 07/06/2026

    Investigação: PF mira rastrear bens de Vorcaro no exterior Polícia Federal avalia acionar difusão prateada da Interpol para mapear patrimônio e transações internacionais do dono do Banco Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: PF mira rastrear bens de Vorcaro no exterior

  • 04/06/2026

    Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme

  • 04/06/2026

    Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia Deputado questiona LRCap 2026, enquanto técnicos do setor defendem certame para evitar risco de apagões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia

  • 03/06/2026

    Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior

Últimas Notícias

  • Anvisa mantém suspensão parcial de produtos Ypê0
    Consumidor: Anvisa mantém suspensão parcial de produtos Ypê Agência libera parte dos lotes fabricados em 2026, mas mantém restrições para desinfetantes, detergentes e lava-roupas específicos
    15/06/2026
  • Prescrição por farmacêuticos ainda gera dúvidas0
    Saúde: Prescrição por farmacêuticos ainda gera dúvidas Resolução ampliou atribuições dos profissionais em 2025, mas população ainda busca esclarecimentos sobre limites e regras da prática
    15/06/2026
  • Juazeiro do Norte decreta luto após morte de atletas0
    Ceará: Juazeiro do Norte decreta luto após morte de atletas Sete integrantes de equipes de basquete morreram em acidente com ônibus na CE-187, em Tauá; dezenas ficaram feridos
    15/06/2026
  • Sete atletas morrem em acidente de ônibus0
    Tragédia: Sete atletas morrem em acidente de ônibus Veículo com delegação esportiva capotou na CE-187, em Tauá, deixando sete mortos e pelo menos 30 feridos
    15/06/2026
  • Mundo: EUA e Irã anunciam acordo de paz0
    Mundo: EUA e Irã anunciam acordo de paz Trump e primeiro-ministro do Paquistão afirmam que tratado será assinado na Suíça; cessar-fogo deve começar ainda nesta noite
    14/06/2026
  • Política: Alcolumbre trava agenda do governo no Senado0
    Política: Alcolumbre trava agenda do governo no Senado Sem diálogo direto com Lula, presidente do Senado segura pautas prioritárias do Executivo e acelera projetos com impacto bilionário nas contas públicas
    14/06/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas