logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Tênis: João Fonseca luta até o fim, mas é eliminado por Khachanov no Masters 1000 de Paris
Tênis: João Fonseca luta até o fim, mas é eliminado por Khachanov no Masters 1000 de Paris
30/10/2025
Internacional: Trump ordena retomada de testes com armas nucleares após ações da Rússia e da China
Internacional: Trump ordena retomada de testes com armas nucleares após ações da Rússia e da China
30/10/2025
Exibir tudo

Crime no RJ: Lewandowski e Cláudio Castro anunciam escritório emergencial para enfrentamento ao crime organizado no Rio de Janeiro Medida busca fortalecer integração entre forças federais e estaduais após Operação Contenção, considerada a mais letal da história do país

Crime no RJ: Lewandowski e Cláudio Castro anunciam escritório emergencial para enfrentamento ao crime organizado no Rio de Janeiro

O novo escritório será coordenado conjuntamente pelo secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, e pelo secretário estadual de Segurança, Victor Santos | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

30 de outubro de 2025 — O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciaram nesta quarta-feira (29) a criação de um escritório emergencial para coordenar ações de enfrentamento ao crime organizado no estado. A medida visa melhorar a articulação entre os níveis federal e estadual e acelerar a tomada de decisões estratégicas de segurança.

Coordenação integrada e foco na eficiência

O novo escritório será coordenado conjuntamente pelo secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, e pelo secretário estadual de Segurança, Victor Santos. Segundo Lewandowski, o objetivo é criar um fórum de integração permanente entre as forças de segurança.
“É um espaço para decisões rápidas, até que a crise seja superada. Esse modelo antecipa o que propomos na PEC da Segurança Pública, em discussão no Congresso, que busca o entrosamento entre forças federais, estaduais e municipais”, explicou o ministro.

O governador Cláudio Castro destacou que a prioridade é eliminar barreiras burocráticas. “Queremos uma segurança pública que atenda o nosso único cliente: o cidadão”, afirmou.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Reação após a Operação Contenção

O anúncio ocorre após a Operação Contenção, realizada nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, que deixou mais de 100 mortos e é considerada a mais letal da história do país. Em resposta à ação policial, criminosos ligados ao Comando Vermelho bloquearam ruas e ergueram barricadas em várias regiões da cidade.

Lewandowski informou que o governo federal vai reforçar o efetivo da Polícia Rodoviária Federal com 50 novos agentes e aumentar o número de profissionais de inteligência no estado. Também serão disponibilizados peritos e vagas em presídios federais para transferência de líderes criminosos.

Divergências e atuação conjunta

A reunião entre ministro e governador aconteceu no Palácio Guanabara, após Castro cobrar mais apoio federal no combate às facções. Segundo o governador, o Rio vinha atuando “sozinho nesta guerra”. Lewandowski, por sua vez, afirmou que ainda não havia recebido pedido formal de ajuda, mas lembrou que o governo federal já havia atendido solicitação anterior de transferência de líderes criminosos para presídios federais.

Debate sobre o termo “narcoterrorismo”

O ministro da Justiça também comentou o uso frequente do termo “narcoterrorismo” por autoridades do Rio. Para ele, o conceito não se aplica à realidade fluminense.
“Uma coisa é terrorismo, outra é facção criminosa. O terrorismo tem motivação ideológica. As facções são grupos que praticam crimes previstos no Código Penal, com objetivos econômicos”, explicou Lewandowski.

GLO é descartada

Tanto o ministro quanto o governador descartaram a possibilidade de empregar as Forças Armadas no estado por meio de uma Garantia da Lei e da Ordem (GLO).
“A GLO é uma medida excepcional, que depende de solicitação do governador e ocorre apenas quando as forças locais não conseguem controlar a crise”, explicou Lewandowski.
Castro afirmou que não considera a medida necessária no momento: “Hoje temos uma força estadual capacitada e muito diferente daquela de 2018.”


Lula defende ação coordenada contra o tráfico

O presidente citou a Operação Carbono Oculto, deflagrada em agosto, como exemplo de sucesso ao atingir o “coração financeiro de uma grande quadrilha | Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se manifestou sobre o tema e defendeu um trabalho conjunto entre as forças de segurança para atingir o que chamou de “espinha dorsal do tráfico” no país.
“Não podemos aceitar que o crime organizado continue destruindo famílias e espalhando violência. Precisamos de uma ação coordenada que combata o tráfico sem colocar em risco policiais e inocentes”, afirmou Lula em publicação nas redes sociais.

O presidente citou a Operação Carbono Oculto, deflagrada em agosto, como exemplo de sucesso ao atingir o “coração financeiro de uma grande quadrilha”. Ele também aproveitou para reforçar a importância da PEC da Segurança Pública, que busca garantir a integração entre as diferentes forças policiais.

Leia também | Senado anuncia instalação de CPI do Crime Organizado após operação no Rio com mais de 120 mortos

Política: Senado anuncia instalação de CPI do Crime Organizado após operação no Rio com mais de 120 mortos

Tags: Ricardo Lewandowski, Cláudio Castro, segurança pública, crime organizado, Rio de Janeiro, Operação Contenção, Comando Vermelho, PEC da Segurança, Lula, narcoterrorismo, Polícia Rodoviária Federal, facções criminosas, Forças Armadas, GLO, Ministério da Justiça, Mário Sarrubbo, Victor Santos, Operação Carbono Oculto, tráfico de drogas, violência urbana, segurança integrada, governo federal, governo do Rio

Compartilhar

Artigos Relacionados

Anvisa mantém suspensão parcial de produtos Ypê

Produtos da marca Ypê seguem sob monitoramento da Anvisa após fiscalização identificar irregularidades sanitárias em parte da produção. | Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

15/06/2026

Consumidor: Anvisa mantém suspensão parcial de produtos Ypê Agência libera parte dos lotes fabricados em 2026, mas mantém restrições para desinfetantes, detergentes e lava-roupas específicos


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 12/06/2026

    Negócios: Geopolítica desafia empresários no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: Geopolítica desafia empresários no Ceará

  • 07/06/2026

    Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master

  • 07/06/2026

    Investigação: PF mira rastrear bens de Vorcaro no exterior Polícia Federal avalia acionar difusão prateada da Interpol para mapear patrimônio e transações internacionais do dono do Banco Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: PF mira rastrear bens de Vorcaro no exterior

  • 04/06/2026

    Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme

  • 04/06/2026

    Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia Deputado questiona LRCap 2026, enquanto técnicos do setor defendem certame para evitar risco de apagões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia

  • 03/06/2026

    Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior

Últimas Notícias

  • Anvisa mantém suspensão parcial de produtos Ypê0
    Consumidor: Anvisa mantém suspensão parcial de produtos Ypê Agência libera parte dos lotes fabricados em 2026, mas mantém restrições para desinfetantes, detergentes e lava-roupas específicos
    15/06/2026
  • Prescrição por farmacêuticos ainda gera dúvidas0
    Saúde: Prescrição por farmacêuticos ainda gera dúvidas Resolução ampliou atribuições dos profissionais em 2025, mas população ainda busca esclarecimentos sobre limites e regras da prática
    15/06/2026
  • Juazeiro do Norte decreta luto após morte de atletas0
    Ceará: Juazeiro do Norte decreta luto após morte de atletas Sete integrantes de equipes de basquete morreram em acidente com ônibus na CE-187, em Tauá; dezenas ficaram feridos
    15/06/2026
  • Sete atletas morrem em acidente de ônibus0
    Tragédia: Sete atletas morrem em acidente de ônibus Veículo com delegação esportiva capotou na CE-187, em Tauá, deixando sete mortos e pelo menos 30 feridos
    15/06/2026
  • Mundo: EUA e Irã anunciam acordo de paz0
    Mundo: EUA e Irã anunciam acordo de paz Trump e primeiro-ministro do Paquistão afirmam que tratado será assinado na Suíça; cessar-fogo deve começar ainda nesta noite
    14/06/2026
  • Política: Alcolumbre trava agenda do governo no Senado0
    Política: Alcolumbre trava agenda do governo no Senado Sem diálogo direto com Lula, presidente do Senado segura pautas prioritárias do Executivo e acelera projetos com impacto bilionário nas contas públicas
    14/06/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas