logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Economia Para evitar golpes, consumidor deve ficar atento nas compras
17/12/2022
Gastronomia: Supermercado Guará dá dicas de ervas para usar em cada prato
Gastronomia Supermercado Guará dá dicas de ervas para usar em cada prato
18/12/2022
Exibir tudo

Copa do Mundo Croácia vence Marrocos e garante terceiro lugar na Copa do Catar Axadrezados repetem campanha da estreia no último Mundial de Modric

Copa do Mundo: Croácia vence Marrocos e garante terceiro lugar na Copa do Catar

Quatro anos após o vice-campeonato na Rússia, a Croácia está novamente no pódio de uma Copa do Mundo. Neste sábado (17), a seleção axadrezada derrotou Marrocos por 2 a 1, no Estádio Internacional Khalifa, em Doha, na disputa pelo terceiro lugar do Mundial.

A campanha repete a da primeira participação em Copas, há 24 anos, na França. Na ocasião, os croatas caíram para os anfitriões na semifinal, por 2 a 1, mas deram a volta por cima ao vencerem a Holanda, pelo mesmo placar, também assegurando a terceira colocação.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

O triunfo em Doha foi “a última dança” em Mundiais do principal nome da geração que fez os croatas sonharem com o topo do futebol. Aos 37 anos, Luka Modric já havia anunciado que a Copa de 2022, a quarta da carreira, seria a última. O camisa 10 não apresentou, no Catar, todo o brilho de quatro anos atrás, quando foi eleito o melhor jogador da competição e, posteriormente, ganhou a Bola de Ouro da Fifa. Ainda assim, foi fundamental na campanha axadrezada, principalmente nas quartas de final, quando foi o dono do meio-campo no jogo contra o Brasil.

Do outro lado, a derrota marcou o fim do conto de fadas da primeira seleção africana a chegar às semifinais de uma Copa. E pensar que, há três meses não era Walid Regragui, mas o bósnio Vahid Halilhodzic, quem estaria no comando dos Leões do Atlas no Catar. Nascido na França, mas de ascendência marroquina, Regragui assumiu a equipe após o antecessor ser demitido por “diferenças de opiniões” com a federação. Entre as “diferenças” estava a não convocação o meia Hakim Ziyech, um dos astros do país.

Curiosamente, croatas e marroquinos iniciaram a jornada catari juntos, com um insosso empate sem gols no Estádio Al Bayt, em Al Khor. Ambos superaram a concorrência de Bélgica e Canadá, no Grupo F, para seguirem para as oitavas de final. Em lados diferentes do chaveamento, os europeus precisaram dos pênaltis para despacharem Japão e Brasil, mas não resistiram à Argentina. Os africanos, que também foram à marca da cal para eliminarem a Espanha e que superaram Portugal no tempo normal, pararam apenas na França.

A campanha histórica e o reconhecimento da torcida, que tomou as arquibancadas cataris ao longo da Copa, mostraram a Marrocos que ainda havia pelo que lutar no Catar. Não à toa, Regragui mandou a campo a melhor formação possível. O lateral Noussair Mazraoui e o zagueiro e capitão Romain Saïss, contundidos, foram substituídos por Yahya Attiat-Allah e pelo meia Abdelhamid Sabiri, respectivamente. Com isso, o técnico marroquino reeditou o 4-3-3 da maior parte da Copa, ao invés da formação com três zagueiros adotada no revés para os franceses. Uma terceira mudança, essa por opção do comandante, foi a saída de Azzedine Ounahi para entrada do também meia Bilal El Khannous.

No lado croata, Zlatko Dalic alterou significativamente a equipe. Foram cinco mudanças em relação à derrota para a Argentina, com o zagueiro Dejan Lovren, os laterais Josip Juranovic e Borna Sosa e os meias Marcelo Brozovic e Mario Pasalic dando lugar a Josip Stanisic, Josip Sutalo, Mislav Orsic, Lovro Majer e Marko Livaja. O 4-3-3 virou um 3-5-2. As trocas, contudo, não significavam descaso com a partida de consolação, mas uma equipe de postura diferente, com a proposta de ser menos defensiva e mais solta.

Ao contrário do que proporcionaram na primeira fase, marroquinos e croatas fizeram uma partida aberta, com dois gols em menos de dez minutos. Os europeus abriram os trabalhos. Aos seis, Majer cobrou falta na ponta esquerda da área, o atacante Ivan Perisic escorou para dentro e o zagueiro Josko Gvardiol marcou de cabeça. A resposta dos Leões do Atlas veio dois minutos depois, com Achraf Dari. Após uma bola alçada na área por Ziyech e desviada por Majer, o zagueiro se antecipou ao goleiro Dominik Livakovic e conferiu na pequena área.

Considerado a principal arma de Marrocos ao longo da Copa, o sistema defensivo pareceu menos concentrado que em outros jogos, dando espaços para a Croácia finalizar. A ausência da dupla titular (Saïss e Nayef Aguerd, também lesionado) fez diferença. A seleção axadrezada chutou oito vezes no primeiro tempo (o dobro dos africanos), sendo quatro em direção à meta de Yassine Bounou (todas dentro da área). Em uma delas, aos 41 minutos, o volante Mateo Kovacic desarmou Attiat-Allah e rolou na esquerda para Orsic, que bateu de primeira, encobrindo o goleiro e fazendo um golaço.

Na volta do intervalo, o desgaste das equipes se mostrou evidente. A Croácia, que disputou duas prorrogações na Copa, recolheu as linhas e possibilitou ao Marrocos ter mais a bola no ataque. Os africanos, por sua vez, sofreram com a ausência de peças importantes por lesão e esbarraram na falta de criatividade. Chances claras, foram duas, com Youssef En-Nesyri. Aos 29 minutos, Attiat-Allah cruzou pela esquerda, a zaga croata afastou mal e a bola sobrou nos pés do atacante, na cara de Livakovic, mas o goleiro salvou o chute no bico da pequena área.

Nos acréscimos, a dobradinha Attiat-Allah/En-Nesyri funcionou novamente. Ou quase, já que a cabeçada do atacante, após cruzamento do lateral, outra vez pela esquerda, foi por cima. Após o apito final, os jogadores marroquinos reclamaram muito com a arbitragem, contestando a não marcação de supostos pênaltis a favor dos Leões do Atlas.

Leia também | Foguete será lançado da base de Alcântara até quarta-feira

Espaço Foguete será lançado da base de Alcântara até quarta-feira
Compartilhar

Artigos Relacionados

Partidos têm até 15 de agosto para registrar candidatos

Partidos políticos têm até 15 de agosto para registrar oficialmente as candidaturas às eleições de 2026 na Justiça Eleitoral. | Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

08/08/2026

Eleições: Partidos têm até 15 de agosto para registrar candidatos Após o fim das convenções partidárias, legendas devem formalizar os registros na Justiça Eleitoral para disputar as eleições de 2026


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 07/08/2026

    Pais inspiram hábitos saudáveis desde a infância - Portuguese.HCNTimes.com Comentado em Saúde: Pais inspiram hábitos saudáveis para os filhos

  • 07/08/2026

    Justiça: PF indicia 16 por tragédia com avião da Voepass – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: PF indicia 16 por tragédia com avião da Voepass

  • 06/08/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCENTO Comentado em Oportunidade: ArcelorMittal abre edital com até R$ 100 mil

  • 06/08/2026

    Instituto Percorre abre inscrições para cursos gratuitos de ESG e análise de dados em São Paulo - Ingesto Comentado em Oportunidade: ArcelorMittal abre edital com até R$ 100 mil

  • 05/08/2026

    Os editais com inscrições abertas para agosto - Lima&Reis - Sociedade de Advogados Comentado em Oportunidade: ArcelorMittal abre edital com até R$ 100 mil

  • 04/08/2026

    Confira editais com inscrições abertas para Agosto - S&C Comentado em Oportunidade: ArcelorMittal abre edital com até R$ 100 mil

Últimas Notícias

  • Moraes nega visita de filhos a Bolsonaro no Dia dos Pais0
    Política: Moraes nega visita de filhos a Bolsonaro no Dia dos Pais Ministro do STF manteve suspensão de visitas por 30 dias após considerar que houve descumprimento de restrições judiciais impostas ao ex-presidente
    08/08/2026
  • Cirurgias de mama no SUS crescem 54% em dez anos0
    Saúde: Cirurgias de mama no SUS crescem 54% em dez anos Levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica aponta aumento nos procedimentos reconstrutivos e reparadores realizados pela rede pública
    08/08/2026
  • Partidos têm até 15 de agosto para registrar candidatos0
    Eleições: Partidos têm até 15 de agosto para registrar candidatos Após o fim das convenções partidárias, legendas devem formalizar os registros na Justiça Eleitoral para disputar as eleições de 2026
    08/08/2026
  • Consumidor: Decon interdita áreas de hotel em Aquiraz0
    Consumidor: Decon interdita áreas de parque e hotel no Ceará Fiscalização encontrou mais de 30 irregularidades no parque aquático, restaurante e cozinha do Ytacaranha Park Hotel, incluindo falhas sanitárias e de segurança
    08/08/2026
  • TSE cria conselho para monitorar IA nas eleições0
    Justiça: TSE cria conselho para monitorar IA nas eleições Grupo consultivo vai assessorar a Presidência da Corte no combate à desinformação e ao uso indevido da inteligência artificial durante a campanha eleitoral
    08/08/2026
  • Clima: Ciclone-bomba perde força no fim de semana0
    Clima: Ciclone-bomba perde força no fim de semana Inmet prevê redução dos efeitos do fenômeno, mas alerta para geadas no Sul, tempestades e vendavais no Sudeste
    08/08/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas